Curiosity encontrou elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

NASA

O Rover Curiosity, da NASA, descobriu boro em Marte – um elemento químico essencial à vida.

A sonda Curiosity, da NASA, que anda a passear há uns anos pelo terreno marciano enquanto recolhe amostras do solo e captura belíssimas imagens do Planeta Vermelho, acaba de detectar a existência de boro — um elemento químico essencial para a vida.

A descoberta de boro no solo de Marte já reacendeu junto da comunidade científica a especulação de que se possa vir a confirmar que, num dia longínquo no passado, terá havido algum tipo de vida em Marte.

A descoberta, que foi publicada na revista Geophysical Research Letters, reforça a ideia de que a vida marciana se terá extinguido por causa de mudanças climáticas no planeta, que é actualmente é um verdadeiro deserto quase sem atmosfera.

Segundo Patrick Gasda, investigador do Los Alamos National Laboratory, “os boratos têm um papel importante na composição do RNA, um dos blocos de construção da vida, pelo que descobrir boro em Marte abre a possibilidade de que a vida pode ter alguma vez existido no planeta”.

Afinal, consideram os cientistas, se já houve em Marte elementos orgânicos e reacções químicas, então é provável que possa mesmo ter havido vida no Planeta Vermelho. .

O elemento foi detectado em minerais de sulfato de cálcio na cratera Gale, o que significa que o boro marciano se encontrava presente numa zona do planeta onde um dia houve água no estado líquido.

Na sua épica missão em Marte, entre outras coisas o Curiosity já descobriu provas de água doce e um estranho objecto metálico, concluiu que a crosta do planeta contribui para a sua atmosfera, foi proibido de investigar a água encontrada (para não a contaminar), identificou arrotos de metano e permitiu concluir que houve salmoura em Marte.

E apesar de, entre outros contratempos, já ter tido uma falha no sistema e ter até estado algum tempo “encalhado”, o pequeno rover está de volta ao serviço – pronto para mais aventuras.

ZAP // CanalTech / GeoSpace

PARTILHAR

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …