Curiosity encontrou elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

NASA

O Rover Curiosity, da NASA, descobriu boro em Marte – um elemento químico essencial à vida.

A sonda Curiosity, da NASA, que anda a passear há uns anos pelo terreno marciano enquanto recolhe amostras do solo e captura belíssimas imagens do Planeta Vermelho, acaba de detectar a existência de boro — um elemento químico essencial para a vida.

A descoberta de boro no solo de Marte já reacendeu junto da comunidade científica a especulação de que se possa vir a confirmar que, num dia longínquo no passado, terá havido algum tipo de vida em Marte.

A descoberta, que foi publicada na revista Geophysical Research Letters, reforça a ideia de que a vida marciana se terá extinguido por causa de mudanças climáticas no planeta, que é actualmente é um verdadeiro deserto quase sem atmosfera.

Segundo Patrick Gasda, investigador do Los Alamos National Laboratory, “os boratos têm um papel importante na composição do RNA, um dos blocos de construção da vida, pelo que descobrir boro em Marte abre a possibilidade de que a vida pode ter alguma vez existido no planeta”.

Afinal, consideram os cientistas, se já houve em Marte elementos orgânicos e reacções químicas, então é provável que possa mesmo ter havido vida no Planeta Vermelho. .

O elemento foi detectado em minerais de sulfato de cálcio na cratera Gale, o que significa que o boro marciano se encontrava presente numa zona do planeta onde um dia houve água no estado líquido.

Na sua épica missão em Marte, entre outras coisas o Curiosity já descobriu provas de água doce e um estranho objecto metálico, concluiu que a crosta do planeta contribui para a sua atmosfera, foi proibido de investigar a água encontrada (para não a contaminar), identificou arrotos de metano e permitiu concluir que houve salmoura em Marte.

E apesar de, entre outros contratempos, já ter tido uma falha no sistema e ter até estado algum tempo “encalhado”, o pequeno rover está de volta ao serviço – pronto para mais aventuras.

ZAP // CanalTech / GeoSpace

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …

"Posso ir?" Há uma app que lhe diz como estão as filas nos supermercados

A comunidade tecnológica tech4COVID19 criou uma aplicação móvel que permite aos seus utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados. A app, sob o nome "Posso ir?", pretende orientar os utilizadores nas idas aos …

Conte pede à Alemanha mais solidariedade europeia. “Se somos uma União, está na hora de o provarmos”

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, fez esta quarta-feira um apelo solene à Alemanha para que haja mais solidariedade europeia no combate à pandemia da covid-19, que está a afetar severamente o seu país. “Se somos uma …