Curiosity encontrou elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

NASA

O Rover Curiosity, da NASA, descobriu boro em Marte – um elemento químico essencial à vida.

A sonda Curiosity, da NASA, que anda a passear há uns anos pelo terreno marciano enquanto recolhe amostras do solo e captura belíssimas imagens do Planeta Vermelho, acaba de detectar a existência de boro — um elemento químico essencial para a vida.

A descoberta de boro no solo de Marte já reacendeu junto da comunidade científica a especulação de que se possa vir a confirmar que, num dia longínquo no passado, terá havido algum tipo de vida em Marte.

A descoberta, que foi publicada na revista Geophysical Research Letters, reforça a ideia de que a vida marciana se terá extinguido por causa de mudanças climáticas no planeta, que é actualmente é um verdadeiro deserto quase sem atmosfera.

Segundo Patrick Gasda, investigador do Los Alamos National Laboratory, “os boratos têm um papel importante na composição do RNA, um dos blocos de construção da vida, pelo que descobrir boro em Marte abre a possibilidade de que a vida pode ter alguma vez existido no planeta”.

Afinal, consideram os cientistas, se já houve em Marte elementos orgânicos e reacções químicas, então é provável que possa mesmo ter havido vida no Planeta Vermelho. .

O elemento foi detectado em minerais de sulfato de cálcio na cratera Gale, o que significa que o boro marciano se encontrava presente numa zona do planeta onde um dia houve água no estado líquido.

Na sua épica missão em Marte, entre outras coisas o Curiosity já descobriu provas de água doce e um estranho objecto metálico, concluiu que a crosta do planeta contribui para a sua atmosfera, foi proibido de investigar a água encontrada (para não a contaminar), identificou arrotos de metano e permitiu concluir que houve salmoura em Marte.

E apesar de, entre outros contratempos, já ter tido uma falha no sistema e ter até estado algum tempo “encalhado”, o pequeno rover está de volta ao serviço – pronto para mais aventuras.

ZAP // CanalTech / GeoSpace

PARTILHAR

RESPONDER

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …