Curiosity encontrou elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

NASA

O Rover Curiosity, da NASA, descobriu boro em Marte – um elemento químico essencial à vida.

A sonda Curiosity, da NASA, que anda a passear há uns anos pelo terreno marciano enquanto recolhe amostras do solo e captura belíssimas imagens do Planeta Vermelho, acaba de detectar a existência de boro — um elemento químico essencial para a vida.

A descoberta de boro no solo de Marte já reacendeu junto da comunidade científica a especulação de que se possa vir a confirmar que, num dia longínquo no passado, terá havido algum tipo de vida em Marte.

A descoberta, que foi publicada na revista Geophysical Research Letters, reforça a ideia de que a vida marciana se terá extinguido por causa de mudanças climáticas no planeta, que é actualmente é um verdadeiro deserto quase sem atmosfera.

Segundo Patrick Gasda, investigador do Los Alamos National Laboratory, “os boratos têm um papel importante na composição do RNA, um dos blocos de construção da vida, pelo que descobrir boro em Marte abre a possibilidade de que a vida pode ter alguma vez existido no planeta”.

Afinal, consideram os cientistas, se já houve em Marte elementos orgânicos e reacções químicas, então é provável que possa mesmo ter havido vida no Planeta Vermelho. .

O elemento foi detectado em minerais de sulfato de cálcio na cratera Gale, o que significa que o boro marciano se encontrava presente numa zona do planeta onde um dia houve água no estado líquido.

Na sua épica missão em Marte, entre outras coisas o Curiosity já descobriu provas de água doce e um estranho objecto metálico, concluiu que a crosta do planeta contribui para a sua atmosfera, foi proibido de investigar a água encontrada (para não a contaminar), identificou arrotos de metano e permitiu concluir que houve salmoura em Marte.

E apesar de, entre outros contratempos, já ter tido uma falha no sistema e ter até estado algum tempo “encalhado”, o pequeno rover está de volta ao serviço – pronto para mais aventuras.

ZAP // CanalTech / GeoSpace

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …