Curiosity encontrou elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

NASA

O Rover Curiosity, da NASA, descobriu boro em Marte – um elemento químico essencial à vida.

A sonda Curiosity, da NASA, que anda a passear há uns anos pelo terreno marciano enquanto recolhe amostras do solo e captura belíssimas imagens do Planeta Vermelho, acaba de detectar a existência de boro — um elemento químico essencial para a vida.

A descoberta de boro no solo de Marte já reacendeu junto da comunidade científica a especulação de que se possa vir a confirmar que, num dia longínquo no passado, terá havido algum tipo de vida em Marte.

A descoberta, que foi publicada na revista Geophysical Research Letters, reforça a ideia de que a vida marciana se terá extinguido por causa de mudanças climáticas no planeta, que é actualmente é um verdadeiro deserto quase sem atmosfera.

Segundo Patrick Gasda, investigador do Los Alamos National Laboratory, “os boratos têm um papel importante na composição do RNA, um dos blocos de construção da vida, pelo que descobrir boro em Marte abre a possibilidade de que a vida pode ter alguma vez existido no planeta”.

Afinal, consideram os cientistas, se já houve em Marte elementos orgânicos e reacções químicas, então é provável que possa mesmo ter havido vida no Planeta Vermelho. .

O elemento foi detectado em minerais de sulfato de cálcio na cratera Gale, o que significa que o boro marciano se encontrava presente numa zona do planeta onde um dia houve água no estado líquido.

Na sua épica missão em Marte, entre outras coisas o Curiosity já descobriu provas de água doce e um estranho objecto metálico, concluiu que a crosta do planeta contribui para a sua atmosfera, foi proibido de investigar a água encontrada (para não a contaminar), identificou arrotos de metano e permitiu concluir que houve salmoura em Marte.

E apesar de, entre outros contratempos, já ter tido uma falha no sistema e ter até estado algum tempo “encalhado”, o pequeno rover está de volta ao serviço – pronto para mais aventuras.

ZAP // CanalTech / GeoSpace

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …