Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

(dr) Culdesac

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade “pós-automóvel” nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as regras.

A empresa Culdesac foi fundada por Ryan Johnson e Jeff Berens, ambos nascidos no Arizona, Estados Unidos. Apesar de ter nascido neste estado norte-americano, Johnson cresceu no Phoenix, uma cidade desenhada para carros no meio do deserto. O próprio admite que a inspiração para a criação deste bairro possa ter surgido desse facto.

Ryan Johnson refere que Phoenix foi planeada para ter automóveis e, por isso, todos os habitantes precisam de um. Para provar que o contrário também é possível, os empresários escolheram Tempe, a 16 quilómetros de Phoenix, para esta nova iniciativa.

Segundo Johnson, o que “estraga” as cidades são as necessidades dos carros em termos de infraestruturas. Graças a essa necessidade, as cidades veem grande parte da sua área reservada a parques de estacionamento ou estradas. Aliás, de acordo com uma investigação do Research Institute for Housing America (RIHA), cidades norte-americanas como Seattle chegam a ter 40% do seu espaço dedicado a estacionamento.

“Imagine que, em vez de cobrir o bairro com asfalto, mais de metade da área será coberta por paisagismo, parques públicos e áreas verdes, uma proporção nunca antes vista em desenvolvimento urbano”, escreveu.

A Culdesac quer que os automóveis sejam substituídos por bicicletas ou trotinetes. Ainda assim, os carros não serão totalmente esquecidos: serviços de mobilidade urbana, como Uber, terão um ponto de embarque e desembarque no perímetro do bairro. Serviços de emergência e entrega também poderão circular na região e serão criados alguns estacionamentos para visitantes.

Segundo o Popular Mechanics, o principal objetivo é alterar a forma como olhamos para uma cidade. “As portas das casas vão abrir para pátios verdes comunitários, e não para filas de carros estacionados.”

O bairro terá em 636 unidades residenciais e estará localizado muito próximo a uma estação de metro, dando acesso direto ao centro de Tempe, ao aeroporto e ao centro de Phoenix. O projeto custará cerca de 140 milhões de dólares e deverá estar concluído já no próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …