Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade “pós-automóvel” nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as regras.
A empresa Culdesac foi fundada por Ryan Johnson e Jeff Berens, ambos nascidos no Arizona, Estados Unidos. Apesar de ter nascido neste estado norte-americano, Johnson cresceu no Phoenix, uma cidade desenhada para carros no meio do deserto. O próprio admite que a inspiração para a criação deste bairro possa ter surgido desse facto.
Ryan Johnson refere que Phoenix foi planeada para ter automóveis e, por isso, todos os habitantes precisam de um. Para provar que o contrário também é possível, os empresários escolheram Tempe, a 16 quilómetros de Phoenix, para esta nova iniciativa.
Segundo Johnson, o que “estraga” as cidades são as necessidades dos carros em termos de infraestruturas. Graças a essa necessidade, as cidades veem grande parte da sua área reservada a parques de estacionamento ou estradas. Aliás, de acordo com uma investigação do Research Institute for Housing America (RIHA), cidades norte-americanas como Seattle chegam a ter 40% do seu espaço dedicado a estacionamento.
“Imagine que, em vez de cobrir o bairro com asfalto, mais de metade da área será coberta por paisagismo, parques públicos e áreas verdes, uma proporção nunca antes vista em desenvolvimento urbano”, escreveu.
A Culdesac quer que os automóveis sejam substituídos por bicicletas ou trotinetes. Ainda assim, os carros não serão totalmente esquecidos: serviços de mobilidade urbana, como Uber, terão um ponto de embarque e desembarque no perímetro do bairro. Serviços de emergência e entrega também poderão circular na região e serão criados alguns estacionamentos para visitantes.
Segundo o Popular Mechanics, o principal objetivo é alterar a forma como olhamos para uma cidade. “As portas das casas vão abrir para pátios verdes comunitários, e não para filas de carros estacionados.”
O bairro terá em 636 unidades residenciais e estará localizado muito próximo a uma estação de metro, dando acesso direto ao centro de Tempe, ao aeroporto e ao centro de Phoenix. O projeto custará cerca de 140 milhões de dólares e deverá estar concluído já no próximo ano.
Eu nao queria morar nesse bairro nem que me fosse oferecido.