Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei.

De acordo com a revista Vice, o projeto é parte da tentativa de Cuba de acompanhar a revolução tecnológica, embora nos seus próprios termos, o que leva à seguinte questão: Será que os próprios cubanos vão querer este smartphone?

Para começar, a ideia de eventualmente criar um sistema operativo original significa que os seus utilizadores não poderão usar aplicações estrangeiras, como o Facebook ou o Instagram, uma vez que não serão compatíveis.

“Existe definitivamente talento para fazer um bom telemóvel. Acho que as pessoas estarão dispostas a experimentá-lo, mas as notícias também vão correr depressa se for uma porcaria”, disse à mesma publicação Michaelanne Thomas, que investiga a Internet cubana na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos.

Além disso, também há a possibilidade de este aparelho dar ao Governo uma nova forma de vigiar a população. “Terão o seu próprio dispositivo, endémico da ilha. Tenho a certeza de que, nesta mesma linha, vai dar-lhes mais controlo”,  acrescenta Thomas.

No entanto, uma vez que os cubanos já esperam ser observados online através de outras formas, a preocupação de um telemóvel feito pelo Governo pode não pesar assim tanto como se poderia esperar, considera.

Segundo a mesma publicação, o projeto, que está a “marinar” desde pelo menos 2015, foi tornado público, no mês passado, através de um tweet que mostra um protótipo azul que se parece muito com um Android.

Os primeiros seis mil protótipos já estão a ser produzidos, de acordo com a empresa estatal Gedeme, mas a data oficial de lançamento ainda é incerta.

A Vice escreve ainda que Cuba recebeu os materiais necessários para a construção dos protótipos através de uma parceria com a empresa chinesa Huawei. Anteriormente, esta companhia também já tinha ajudado o país a construir o seu firewall.

“Cuba tem uma longa história de criar a sua própria tecnologia. É uma forma de mostrar ao mundo que o embargo não atrapalha o seu desenvolvimento“, explicou David Nemer, professor de estudos de media da Universidade da Virgínia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …