Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei.

De acordo com a revista Vice, o projeto é parte da tentativa de Cuba de acompanhar a revolução tecnológica, embora nos seus próprios termos, o que leva à seguinte questão: Será que os próprios cubanos vão querer este smartphone?

Para começar, a ideia de eventualmente criar um sistema operativo original significa que os seus utilizadores não poderão usar aplicações estrangeiras, como o Facebook ou o Instagram, uma vez que não serão compatíveis.

“Existe definitivamente talento para fazer um bom telemóvel. Acho que as pessoas estarão dispostas a experimentá-lo, mas as notícias também vão correr depressa se for uma porcaria”, disse à mesma publicação Michaelanne Thomas, que investiga a Internet cubana na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos.

Além disso, também há a possibilidade de este aparelho dar ao Governo uma nova forma de vigiar a população. “Terão o seu próprio dispositivo, endémico da ilha. Tenho a certeza de que, nesta mesma linha, vai dar-lhes mais controlo”,  acrescenta Thomas.

No entanto, uma vez que os cubanos já esperam ser observados online através de outras formas, a preocupação de um telemóvel feito pelo Governo pode não pesar assim tanto como se poderia esperar, considera.

Segundo a mesma publicação, o projeto, que está a “marinar” desde pelo menos 2015, foi tornado público, no mês passado, através de um tweet que mostra um protótipo azul que se parece muito com um Android.

Os primeiros seis mil protótipos já estão a ser produzidos, de acordo com a empresa estatal Gedeme, mas a data oficial de lançamento ainda é incerta.

A Vice escreve ainda que Cuba recebeu os materiais necessários para a construção dos protótipos através de uma parceria com a empresa chinesa Huawei. Anteriormente, esta companhia também já tinha ajudado o país a construir o seu firewall.

“Cuba tem uma longa história de criar a sua própria tecnologia. É uma forma de mostrar ao mundo que o embargo não atrapalha o seu desenvolvimento“, explicou David Nemer, professor de estudos de media da Universidade da Virgínia.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …