CTT paga aos accionistas mais do dobro dos lucros (que caíram em 56%)

O resultado líquido dos CTT caiu 56,1% em 2017, face ao ano anterior, para 27,3 milhões de euros, sendo que o tráfego de correio endereçado caiu 5,6%. Apesar disso, os accionistas da empresa vão receber 57 milhões de euros em dividendos.

Os accionistas dos CTT terão, assim, direito a mais do dobro dos lucros amealhados pela empresa em 2017, avança o Correio da Manhã.

“Os CTT têm uma estrutura financeira sólida e não se endividam para pagar dividendos”, salientou o presidente-executivo da empresa, Francisco de Lacerda, durante a apresentação dos resultados de 2017, citado pelo jornal.

A empresa atravessa, neste momento, uma fase de reestruturação, com o encerramento de várias estações de Correios e com a saída de trabalhadores.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT adiantam que a quebra do lucro em 56,1% em 2017, para os 27,3 milhões de euros, é “decorrente de um decréscimo do EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] e do EBIT [resultado operacional]”.

Estas quebras do EBITDA (-20,5%) e EBIT (-48,2%), referem os Correios, tiveram “origem fundamentalmente” na “queda de tráfego de correio, provisões de gastos relativos à optimização de recursos humanos, entrada da Transporta no grupo”, em 2016, e no “acordo com Altice e significativa reversão de provisões”.

O resultado líquido recorrente dos CTT – que exclui os rendimentos e gastos não recorrentes e considera uma taxa de imposto nominal sobre o rendimento – recuou 37,5% para 40 milhões de euros.

Espera-se subida nas receitas em 2018

A empresa espera uma “ligeira subida nas receitas” em 2018, sublinhou Francisco de Lacerda. “Dependendo do que vier a acontecer na queda do correio e também no tema dos produtos financeiros”, são esperados “números semelhantes àqueles que atingimos em 2017”, disse o presidente-executivo aos jornalistas, à margem da conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais.

“Desde 1 de Janeiro de 2018, houve um aumento de três pontos de acesso nos CTT“, com “uma redução de 20 lojas” e “um aumento de 23 postos de correio”, explicou ainda, afirmando que eventuais encerramentos serão analisados em cada momento.

Os Correios de Portugal referem, em comunicado enviado à CMVM, que, “no final de 2017, o Banco CTT alcançou uma nova marca histórica“, no primeiro ano completo de actividade, com os rendimentos a atingirem os 7,6 milhões de euros, contra “cerca de 1,0 milhões de euros em 2016”.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) reportado do Banco CTT melhorou 5% para 24,2 milhões de euros negativos.

Atualmente, o Banco CTT está presente em 208 lojas e conta com 285 mil clientes, através da abertura de mais de 226 mil contas de depósitos à ordem.

A instituição financeira captou mais de 619 milhões de euros em depósitos, dos quais 409 milhões de euros à ordem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este é um governo que passa ao lado de assuntos importantes mas não descarta injectar mais dinheiro no novo banco e através da Santa casa injectar mais dinheiro no montepio…. Os CTT deviam ser nacionalizados pelo menos no que corresponde aos armazéns de recolha e triagem…. Pois não existe concorrência e uma empresa monopólio!

  2. A privatização dos CTT foi uma das piores medidas tomadas pelo Estado.
    Parece incrível que os novos donos tenham colocado os CTT a dar prejuízo, e estejam a endividar a empresa junto dos bancos, para aumentarem a distribuição de dividendos !
    É um dos casos em que se justificava a reversão da privatização com justa causa.

  3. Podem sempre pagar os dividendos (dos lucros que não tiveram), com o dinheiro dos depositantes… Não?
    609 milhões de euros em depósitos, deve dar para isso!
    Depois declaram o banco insolvente… Não há problema…

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …