CTT paga aos accionistas mais do dobro dos lucros (que caíram em 56%)

O resultado líquido dos CTT caiu 56,1% em 2017, face ao ano anterior, para 27,3 milhões de euros, sendo que o tráfego de correio endereçado caiu 5,6%. Apesar disso, os accionistas da empresa vão receber 57 milhões de euros em dividendos.

Os accionistas dos CTT terão, assim, direito a mais do dobro dos lucros amealhados pela empresa em 2017, avança o Correio da Manhã.

“Os CTT têm uma estrutura financeira sólida e não se endividam para pagar dividendos”, salientou o presidente-executivo da empresa, Francisco de Lacerda, durante a apresentação dos resultados de 2017, citado pelo jornal.

A empresa atravessa, neste momento, uma fase de reestruturação, com o encerramento de várias estações de Correios e com a saída de trabalhadores.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT adiantam que a quebra do lucro em 56,1% em 2017, para os 27,3 milhões de euros, é “decorrente de um decréscimo do EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] e do EBIT [resultado operacional]”.

Estas quebras do EBITDA (-20,5%) e EBIT (-48,2%), referem os Correios, tiveram “origem fundamentalmente” na “queda de tráfego de correio, provisões de gastos relativos à optimização de recursos humanos, entrada da Transporta no grupo”, em 2016, e no “acordo com Altice e significativa reversão de provisões”.

O resultado líquido recorrente dos CTT – que exclui os rendimentos e gastos não recorrentes e considera uma taxa de imposto nominal sobre o rendimento – recuou 37,5% para 40 milhões de euros.

Espera-se subida nas receitas em 2018

A empresa espera uma “ligeira subida nas receitas” em 2018, sublinhou Francisco de Lacerda. “Dependendo do que vier a acontecer na queda do correio e também no tema dos produtos financeiros”, são esperados “números semelhantes àqueles que atingimos em 2017”, disse o presidente-executivo aos jornalistas, à margem da conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais.

“Desde 1 de Janeiro de 2018, houve um aumento de três pontos de acesso nos CTT“, com “uma redução de 20 lojas” e “um aumento de 23 postos de correio”, explicou ainda, afirmando que eventuais encerramentos serão analisados em cada momento.

Os Correios de Portugal referem, em comunicado enviado à CMVM, que, “no final de 2017, o Banco CTT alcançou uma nova marca histórica“, no primeiro ano completo de actividade, com os rendimentos a atingirem os 7,6 milhões de euros, contra “cerca de 1,0 milhões de euros em 2016”.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) reportado do Banco CTT melhorou 5% para 24,2 milhões de euros negativos.

Atualmente, o Banco CTT está presente em 208 lojas e conta com 285 mil clientes, através da abertura de mais de 226 mil contas de depósitos à ordem.

A instituição financeira captou mais de 619 milhões de euros em depósitos, dos quais 409 milhões de euros à ordem.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este é um governo que passa ao lado de assuntos importantes mas não descarta injectar mais dinheiro no novo banco e através da Santa casa injectar mais dinheiro no montepio…. Os CTT deviam ser nacionalizados pelo menos no que corresponde aos armazéns de recolha e triagem…. Pois não existe concorrência e uma empresa monopólio!

  2. A privatização dos CTT foi uma das piores medidas tomadas pelo Estado.
    Parece incrível que os novos donos tenham colocado os CTT a dar prejuízo, e estejam a endividar a empresa junto dos bancos, para aumentarem a distribuição de dividendos !
    É um dos casos em que se justificava a reversão da privatização com justa causa.

  3. Podem sempre pagar os dividendos (dos lucros que não tiveram), com o dinheiro dos depositantes… Não?
    609 milhões de euros em depósitos, deve dar para isso!
    Depois declaram o banco insolvente… Não há problema…

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …