Autoridades dos EUA em alerta com “Crypto”, o parasita das piscinas

Autoridades de saúde pública estão a pedir aos norte-americanos que tomem precauções para se protegerem contra o “Crypto”, um parasita que pode sobreviver durante vários dias em piscinas e causar sérios problemas intestinais.

Segundo o Washington Post, o CDC, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos publicou um relatório, na semana passada, sobre o aumento de surtos provocados pelo parasita fecal Cryptosporidium, mais conhecido por “Crypto”.

O parasita provoca criptosporidiose, uma infeção que causa diarreias aquosas, náuseas e vómitos que podem durar semanas e, em alguns casos, febre, dores de barriga, desidratação e perda de peso, pode ler-se no comunicado do CDC.

Embora a maioria dos casos não necessite de tratamento médico, as autoridades norte-americanas alertam para o facto de crianças, idosos e pessoas com o sistema imunitário em baixo estarem mais expostos ao parasita.

O alerta da CDC destaca para o facto de, entre 2009 a 2017, se ter registado um aumento médio de 13% a cada ano. Nos últimos dez anos, foram reportados mais de 400 surtos nos EUA, levando a quase 7.500 casos. Destes, mais de 200 pessoas foram hospitalizadas e uma pessoa morreu por causa da doença.

Segundo os investigadores, a causa mais comum destes surtos é a ingestão de água contaminada em locais de lazer, como é o caso das piscinas, porque o parasita pode sobreviver em água tratada e é muito resistente ao cloro e a outros químicos.

Cryptosporidium é expelido pelas fezes de pessoas ou animais infetados e os vestígios dessa matéria fecal nas mãos ou fatos-de-banho podem contaminar alimentos, bebidas ou piscinas – e outros que a ingerem também podem ser infetados.

Segundo a ASAE, o parasita é comum nos Estados Unidos e no Reino Unido, mas em Portugal não há casos conhecidos de infecção por Cryptosporidium.

Para fazer frente a este parasita, Michele Hlavsa, responsável pelo Healthy Swimming Program da CDC, afirma em comunicado que “as crianças podem ficar seriamente doentes e podem espalhar facilmente o Crypto”.

“Por vezes as crianças ainda não sabem bem usar a casa-de-banho e lavar as mãos. Mas nós como pais podemos ajudar a mantê-los saudáveis na água, quando estão com animais, e no cuidado infantil”.

Como os animais também podem ser infetados, os especialistas aconselham os norte-americanos a terem cuidados quando visitam jardins zoológicos e feiras, devendo lavar sempre as mãos depois de terem estado em contacto com estes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Confrontos na Catalunha. PSOE desce e extrema-direita sobe nas intenções de voto

Segundo uma sondagem para o espanhol El Mundo, os socialistas ficariam com 121 deputados e 27% dos votos. O PP cresce e o Vox pode passar a terceira força política. De acordo com uma sondagem publicada …

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos em 2019

Desde o início deste ano, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, escreve o Jornal de Notícias esta terça-feira. De acordo com o diário, os hackers atacam sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de …

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …