Autoridades dos EUA em alerta com “Crypto”, o parasita das piscinas

Autoridades de saúde pública estão a pedir aos norte-americanos que tomem precauções para se protegerem contra o “Crypto”, um parasita que pode sobreviver durante vários dias em piscinas e causar sérios problemas intestinais.

Segundo o Washington Post, o CDC, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos publicou um relatório, na semana passada, sobre o aumento de surtos provocados pelo parasita fecal Cryptosporidium, mais conhecido por “Crypto”.

O parasita provoca criptosporidiose, uma infeção que causa diarreias aquosas, náuseas e vómitos que podem durar semanas e, em alguns casos, febre, dores de barriga, desidratação e perda de peso, pode ler-se no comunicado do CDC.

Embora a maioria dos casos não necessite de tratamento médico, as autoridades norte-americanas alertam para o facto de crianças, idosos e pessoas com o sistema imunitário em baixo estarem mais expostos ao parasita.

O alerta da CDC destaca para o facto de, entre 2009 a 2017, se ter registado um aumento médio de 13% a cada ano. Nos últimos dez anos, foram reportados mais de 400 surtos nos EUA, levando a quase 7.500 casos. Destes, mais de 200 pessoas foram hospitalizadas e uma pessoa morreu por causa da doença.

Segundo os investigadores, a causa mais comum destes surtos é a ingestão de água contaminada em locais de lazer, como é o caso das piscinas, porque o parasita pode sobreviver em água tratada e é muito resistente ao cloro e a outros químicos.

Cryptosporidium é expelido pelas fezes de pessoas ou animais infetados e os vestígios dessa matéria fecal nas mãos ou fatos-de-banho podem contaminar alimentos, bebidas ou piscinas – e outros que a ingerem também podem ser infetados.

Segundo a ASAE, o parasita é comum nos Estados Unidos e no Reino Unido, mas em Portugal não há casos conhecidos de infecção por Cryptosporidium.

Para fazer frente a este parasita, Michele Hlavsa, responsável pelo Healthy Swimming Program da CDC, afirma em comunicado que “as crianças podem ficar seriamente doentes e podem espalhar facilmente o Crypto”.

“Por vezes as crianças ainda não sabem bem usar a casa-de-banho e lavar as mãos. Mas nós como pais podemos ajudar a mantê-los saudáveis na água, quando estão com animais, e no cuidado infantil”.

Como os animais também podem ser infetados, os especialistas aconselham os norte-americanos a terem cuidados quando visitam jardins zoológicos e feiras, devendo lavar sempre as mãos depois de terem estado em contacto com estes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …