Piscinas de hotéis podem esconder bactérias mortais

As piscinas de hotéis e complexos turísticos, muito frequentados e procurados durante os períodos de férias, representam um perigo para a saúde, podendo mesmo conter conter bactérias mortais.

O alerta é deixado por Luke Griffiths, instrutor de natação do Safety Training Awards do Reino Unido, que, em entrevista ao diário de The Sun, adverte que algumas piscinas, apesar de parecerem muito limpas, pode conter várias bactérias perigosas.

De acordo com o especialista, engolir a água das piscinas é uma causa muito comum de infeções de estômago, devido à presença de microrganismos como os do género Cryptosporidium e da espécie Giardia intestinalis.

Para as pessoas relativamente saudáveis, estes seres vivos representam um risco menor: depois de duas a três semanas de cama, com sintomas de febre e diarreia, o organismo acaba por sair do corpo. No entanto, para as pessoas com imunodeficiência, estas bactérias pode até ter consequências letais, aponta Griffiths.

Para evitar qualquer risco, o especialista aconselha os banhistas a prestar atenção à água, observando se esta se encontra turva ou não. Se não for possível ver o fundo da piscina, é melhor não mergulhar, sublinha o Griffiths. Outro sinal importante são as paredes da piscina: se estiverem escorregadias podem ser sinal de crescimento de algas.

Estas algas, por sua vez, favorecem a infeção por Pseudomonas aeruginosa, bactéria que pode causar patologias desde pneumonias até choques sépticos, dependendo da forma como estes organismos entram no corpo.

Naegleria fowleri, a ameba “come cérebros”

Contudo, e apesar de todas as medidas de precaução, é possível que a infeção ocorra. A Naegleria fowleri, conhecida como ameba “come cérebros”, é um parasita muito raro e mortal. O organismo entra no corpo através do nariz quando nadamos ou mergulhamos em águas doces aquecidas ou em águas “inadequadamente cloradas” nas piscinas, de acordo com o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Uma das vítimas da ameba “come cérebros”, assim batizada devido à sua habilidade de devorar este órgão, foi um jovem de 29 anos que morreu em setembro passado depois de ter sido infetado com este parasita. A infeção ocorreu durante uma estadia no Surf Resort do BSR Cable Park, no estado norte-americano do Texas.

Um outro caso semelhante ocorreu há apenas três meses no Peru, segundo relata a RT, quando a mesma bactéria infetou uma menina de 10 anos enquanto a criança se banhava numa piscina num centro desportivo em Lima.

Curiosamente, o consumo de água contaminada com esta bactéria não representa uma ameaça à saúde, tal como explica o CDC. Os especialistas pedem, contudo, especial cuidado para evitar que a água do chuveiro entre pelo nariz, uma vez que é precisamente através das narinas que a infeção pode ser contraída.

Além disso, advertem para não imergir a cabeça na água da banheira, bem como para proibir que as crianças brinquem com mangueiras sem a supervisão de um adulto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …

Eventos climáticos extremos podem levar os EUA a uma crise económica, revela estudo

Um relatório recentemente divulgado revela que os eventos climáticos extremos podem levar os Estados Unidos (EUA) a uma crise económica sem precedentes, com uma maior incidência no mercado da energia. "Se o mercado não fizer um …