Para o ano, é provável que os cruzeiros não possam atracar no centro de Veneza

Se a medida proposta pelo ministro dos Transportes se concretizar, a partir de 2020, os cruzeiros não vão poder atracar no centro histórico de Veneza, em Itália.

De acordo com o The Guardian, o ministro dos Transportes italiano, Danilo Toninelli, propôs a uma comissão parlamentar, esta quarta-feira, que, a partir do próximo ano, os navios cruzeiro não possam atracar no centro histórico de Veneza.

O ministro propõe que os cruzeiros comecem gradualmente a ser direcionados para Fusina, um pequeno porto perto da cidade, ou para Lombardia, um terminal privado. O governante está sob pressão para encontrar uma solução, uma vez que este meio de transporte está a causar grande agitação entre os moradores, não só pelo excesso de turistas mas também pela poluição causada e pelos danos provocados na cidade.

Um desses exemplos aconteceu, em junho, quando o MSC Opera, cruzeiro de 13 andares, colidiu com um dos cais e um barco turístico no Canal Giudecca, que desagua na famosa Praça de São Marcos. Poucas semanas depois, o Costa Deliziosa, de 12 andares, quase colidiu com um iate durante uma tempestade.

Esta foi apenas uma sugestão lançada pelo ministro, do Movimento 5 Estrelas, sendo necessário ainda que a proposta seja aprovada por uma comissão que inclua o ministério e as autoridades locais e regionais. “Estas são as hipóteses de Toninelli. Ainda não há uma decisão final“, disse uma fonte do conselho de Veneza, citada pelo jornal britânico.

Toninelli entrou em conflito com os líderes locais depois de ter rejeitado uma solução encontrada pelo comité em 2017 sem os consultar. O Presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, e o presidente da região de Veneto, Luca Zaia, também se retiraram das discussões sobre propostas alternativas.

Veneza tem sido várias vezes notícia nos últimos tempos pela política mais rígida que está a adotar para conter o turismo em massa. Em julho, dois alemães foram multados em 950 euros e convidados a sair da cidade depois de terem sido apanhados a fazer café nos degraus da ponte Rialto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …