Cruz Vermelha pretende arrendar sede em Lisboa para resolver problemas financeiros

Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, quer aprovar em assembleia geral esta quarta-feira um conjunto de medidas, as quais envolvem o possível arrendamento da sede em Lisboa, o Palácio Conde D’Óbidos.

A instituição liderada por Francisco George vai discutir em assembleia-geral uma série de medidas que têm em vista amenizar os problemas financeiros.

Em causa estão as dificuldades financeiras que a instituição atravessa. De acordo com um documento a ser discutido em assembleia geral, em 2017 cerca de 48% das estruturas associadas à CVP apresentaram “resultados negativos”, o que “demonstra a necessidade de implementação de medidas urgentes”, de acordo com o jornal Público.

Também em 2017, de acordo com o respetivo relatório de contas, a CVP teve um resultado positivo líquido de 208 mil euros, embora o passivo ascenda aos 63 milhões de euros.

Segundo uma fonte consultada pelo Público, em maio, o presidente da CVP terá dito que as dívidas ascendem a 11 milhões de euros, uma situação que precisa de ser “invertida”. Não são conhecidas, por enquanto, as contas referentes a 2018.

Entre as medidas a serem discutidas em assembleia geral esta quarta-feira está também a criação de um fundo de financiamento e a contribuição mensal das delegações, centros humanitários e organismos autónomos, e ainda a centralização da gestão.

Francisco George quererá rentabilizar o património imobiliário, o que inclui o Palácio Conde D’Óbidos, em Lisboa, e mudar os serviços centrais para outro destino. O jornal acrescenta que a ideia passa por arrendar uma parte deste palácio para a criação de um hotel e mudar a sede para novo local a construir em terrenos do hospital.

O presidente da CVP quer assinar um protocolo de cedência com a Câmara Municipal de Lisboa para adicionar dez hectares ao espaço do hospital daquela instituição, de forma a alargar de 30 para 40 hectares o espaço atualmente ocupado.

Ao jornal, Francisco George afirmou que a CVP estava bem e que as alterações em debate tinham em conta os serviços centrais: “Trata-se de agilizar procedimentos e tornar a sede mais digital para obter ganhos de eficiência”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …