Crocante ou suave? Textura dos alimentos influencia percepção das calorias

seanmasn / Flickr

-

É do conhecimento geral que uns palitos bem crocantes de cenoura são uma opção muito menos calórica do que, por exemplo, um puré de batata com bastante leite e manteiga. E um novo estudo vem agora mostrar isso mesmo, como a textura dos alimentos pode ajudar-nos a estimar a quantidade de calorias que ingerimos.

A pesquisa, publicada no Journal of Consumer Research, revela que as pessoas tendem a atribuir uma maior quantidade de calorias a alimentos macios e suaves, em comparação com os mais duros e ásperos.

Isto porque, geralmente, a sensação de um alimento na boca (também conhecida por paladar) afecta a nossa percepção de quantas calorias determinado tipo de alimento tem, podendo também influenciar a quantidade que acabamos por comer.

«O efeito desta estimativa de calorias baseada na textura é impulsionado por um nível inferior de mastigação, ou seja, de menor esforço. Pelo contrário, alimentos mais duros exigem um maior esforço a mastigar», explicam os investigadores.

O estudo, conduzido por cientistas da Universidade do Sul da Flórida, da Universidade do Michigan e da Columbia, incluiu cinco experiências, uma das quais consistia nos participantes assistirem a anúncios comerciais na televisão enquanto comiam pequenos pedaços de brownie. Apenas a metade das pessoas foi perguntado quantas calorias achavam que aqueles brownies tinham.

Dentro destes grupos, a uns foram dados pedaços suaves, a outros pedaços mais duros.

No final desta experiência em particular, os investigadores repararam que os participantes que não tinham que se preocupar com as calorias consumiram mais pedaços suaves de brownie; por outro lado, o grupo que tinha de pensar na quantidade de calorias que estava a ingerir comeu uma maior quantidade de pedaços mais duros.

A verdade é que não é segredo para ninguém que as nossas papilas gustativas têm preferência por alimentos mais calóricos.

Estudos anteriores tinham já descoberto que os alimentos mais “gordos” contêm algumas propriedades chave a nível de textura, como a viscosidade e a lubricidade.

«Entender como a textura dos alimentos pode influenciar as percepções das calorias, a escolha dos alimentos e a quantidade que se consome pode ajudar a incentivar os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis na alimentação», concluem os investigadores.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …