Cristiano Ronaldo vale 149 milhões de euros

José Goulão / Flickr

-

O futebolista português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, vale 149 milhões de euros, de acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade Politécnica de Valência (UPV).

O método utilizado, o AHP (Processo Hierárquico Analítico), contempla variáveis desportivas como os golos, os cartões amarelos e vermelhos ou as assistências efetuadas, juntamente com outras de caráter qualitativo, como a capacidade de liderança, a idade ou a contribuição para as vendas do seu clube.

Os registos de Ronaldo foram comparados com os do galês Gareth Bale (Real Madrid), o uruguaio Luis Suárez (FC Barcelona) ou o espanhol Diego Costa (Chelsea), sendo que os investigadores tiveram em conta os valores pagos pelas transferências.

No que diz respeito às variáveis desportivas, os investigadores avaliaram as estatísticas dos quatro avançados durante a presente temporada e a última, tanto nos campeonatos como na Liga dos Campeões.

Após a comparação entre todos, Cristiano Ronaldo obteve os melhores resultados na média de golos por jogo, o segundo com mais assistências, atrás de Bale, e o terceiro com mais admoestações.

De acordo com os investigadores da UPV, este tipo de estudo poderá servir para calcular o preço de transferência de um futebolista, para selecionar o melhor jogador para cada posição e para melhorar a gestão dos plantéis.

ZAP / Futebol365 / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.