Capitão pode representar Portugal num Mundial pela sexta vez consecutiva. O percurso começou em 2006.
Cristiano Ronaldo começou bem cedo a participar em Mundiais de futebol – tinha 21 anos na altura – em 2006 e, 20 anos depois, poderá jogar no Mundial 2026. Pelo menos é essa a sua intenção, de acordo com o jornal The Sun.
O torneio marcado para daqui a cinco anos vai ser realizado na América, com organização conjunta entre Estados Unidos da América, Canadá e México. Na altura, Cristiano terá 41 anos mas, mesmo assim, estará inclinado para jogar, não tem intenções de se retirar até então.
Aliás, o internacional português, até agora, nunca indicou uma data prevista para o final da sua carreira de futebolista.
A velocidade do capitão da selecção portuguesa já não é a mesma mas os números não baixaram por causa disso. Só por Portugal, o madeirense já marcou 115 vezes – um recorde mundial.
As lesões continuam longe e Cristiano continua a ser muito importante em vários jogos da selecção portuguesa. E, sem imprevistos, e se Portugal assegurar a qualificação, será titular no Mundial 2022, no seu quinto Mundial (todos consecutivos).
Se jogar no Qatar, será apenas o quarto futebolista a entrar em campo em cinco edições de um Mundial de futebol. Embora Lionel Messi, Sergio Ramos e Andrés Guardado também possam fazer o mesmo, no próximo ano. Até agora só Rafael Márquez, Lothar Matthäus e Antonio Carbajal fizeram o mesmo.
No seu primeiro Mundial, em 2006, Cristiano Ronaldo marcou um golo; fez o mesmo nas duas edições seguintes (2010 e 2014), um golo em cada; o Mundial 2018 foi o melhor, com quatro golos – três deles contra a Espanha.
Na qualificação para o Mundial 2022 já apontou seis golos.