O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. Uma conclusão baseada em resultados estatísticos após os primeiros 12 dias de competição.
O jornal belga L’Echo está a organizar o “Star Index“, ou seja, o Índice de Estrela do Euro 2020, divulgando o ranking dos jogadores mais decisivos do torneio com base nas estatísticas do campeonato europeu.
Até agora, concluída que está a fase de grupos do torneio, o italiano Marco Verratti foi o jogador mais decisivo com cinco passes fundamentais e um passe decisivo em apenas 90 minutos de jogo.
O belga Kevin de Bruyne surge no segundo lugar com 134 minutos de jogo, um golo, dois passes decisivos e 9 passes-chave.
Já Cristiano Ronaldo é o terceiro mais decisivo com 270 minutos de jogo, 5 golos marcados, 1 passe decisivo e 2 passes-chave.
Ronaldo a fazer história no Europeu
Note-se que o avançado português é o melhor marcador do Euro 2020 depois dos 2 golos apontados diante da França, de penálti, que valeram a Portugal a qualificação para os oitavos-de-final, onde a Selecção vai defrontar a Bélgica.
Cristiano Ronaldo tornou-se, após a fase de grupos, no melhor marcador de sempre de Europeus com 45 golos, incluindo os tentos da qualificação.
Além disso, o craque da Juventus é também o melhor marcador em fases finais do Euro com 14 golos e igualou o recorde de golos por uma Selecção, precisamente 109, os mesmos do antigo avançado do Irão, Ali Daei.
Ronaldo é também o primeiro português a marcar nos três jogos da fase de grupos de um Europeu, sendo ainda recordista de jogos disputados numa fase final, com 24 desafios.
Com tudo isto, ele está a ser apenas o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020, na análise do L’Echo.
Top 10 dos jogadores mais decisivos do Euro 2020
O jornal explica que o seu ranking é feito com base na análise de “mais de 20 critérios” dos 600 jogadores do Euro 2020, sendo actualizado a cada ronda de jogos.
A partir de um modelo estatístico criado por Maarten de Schryver, cada jogador recebe “uma nota individual”, considerando “dezenas de parâmetros” com base em “todas as acções e capacidades possíveis dos jogadores”, aponta ainda o diário belga.
L’Echo explica que estão em causa “dados de jogo puros, tais como os golos e os remates para golo, os passes e os passes decisivos, os ataques e a posse de bola, mas também a força, a resistência, a velocidade de reacção e o conhecimento do jogo”.
Assim, o ranking dos jogadores mais decisivos do Euro 2020, segundo os dados do L’Echo, é o seguinte:
- Marco Verratti (Itália) – 90 minutos de jogo – 0 golos – 1 passe decisivo – 5 passes-chave
- Kevin De Bruyne (Bélgica) – 134 minutos de jogo – 1 golo – 2 passes decisivos – 9 passes-chave
- Cristiano Ronaldo (Portugal) – 270 minutos de jogo – 5 golos – 1 passe decisivo – 2 passes-chave
- Memphis Depay (Holanda) – 238 minutos de jogo – 2 golos – 1 passe decisivo – 5 passes-chave
- Georginio Wijnaldum (Holanda) – 270 minutos de jogo – 3 golos – 0 passes decisivos – 2 passes-chave
- Ciro Immobile (Itália) – 171 minutos de jogo – 2 golos – 1 passe decisivo – 2 passes-chave
- Emil Forsberg (Suécia) – 251 minutos de jogo – 3 golos – 0 passes decisivos – 3 passes-chave
- Paul Pogba (França) – 256 minutos de jogo – 0 golos – 1 passe decisivo – 4 passes-chave
- Frankie de Jong (Holanda) – 259 minutos de jogo – 0 golos – 0 passes decisivos – 4 passes-chave
- Alessandro Bastoni (Itália) – 90 minutos de jogo – 0 golos – 0 passes decisivos – 3 passes-chave