Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. Uma conclusão baseada em resultados estatísticos após os primeiros 12 dias de competição.

O jornal belga L’Echo está a organizar o “Star Index“, ou seja, o Índice de Estrela do Euro 2020, divulgando o ranking dos jogadores mais decisivos do torneio com base nas estatísticas do campeonato europeu.

Até agora, concluída que está a fase de grupos do torneio, o italiano Marco Verratti foi o jogador mais decisivo com cinco passes fundamentais e um passe decisivo em apenas 90 minutos de jogo.

O belga Kevin de Bruyne surge no segundo lugar com 134 minutos de jogo, um golo, dois passes decisivos e 9 passes-chave.

Cristiano Ronaldo é o terceiro mais decisivo com 270 minutos de jogo, 5 golos marcados, 1 passe decisivo e 2 passes-chave.

Ronaldo a fazer história no Europeu

Note-se que o avançado português é o melhor marcador do Euro 2020 depois dos 2 golos apontados diante da França, de penálti, que valeram a Portugal a qualificação para os oitavos-de-final, onde a Selecção vai defrontar a Bélgica.

Cristiano Ronaldo tornou-se, após a fase de grupos, no melhor marcador de sempre de Europeus com 45 golos, incluindo os tentos da qualificação.

Além disso, o craque da Juventus é também o melhor marcador em fases finais do Euro com 14 golos e igualou o recorde de golos por uma Selecção, precisamente 109, os mesmos do antigo avançado do Irão, Ali Daei.

Ronaldo é também o primeiro português a marcar nos três jogos da fase de grupos de um Europeu, sendo ainda recordista de jogos disputados numa fase final, com 24 desafios.

Com tudo isto, ele está a ser apenas o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020, na análise do L’Echo.

Top 10 dos jogadores mais decisivos do Euro 2020

O jornal explica que o seu ranking é feito com base na análise de “mais de 20 critérios” dos 600 jogadores do Euro 2020, sendo actualizado a cada ronda de jogos.

A partir de um modelo estatístico criado por Maarten de Schryver, cada jogador recebe “uma nota individual”, considerando “dezenas de parâmetros” com base em “todas as acções e capacidades possíveis dos jogadores”, aponta ainda o diário belga.

L’Echo explica que estão em causa “dados de jogo puros, tais como os golos e os remates para golo, os passes e os passes decisivos, os ataques e a posse de bola, mas também a força, a resistência, a velocidade de reacção e o conhecimento do jogo”.

Assim, o ranking dos jogadores mais decisivos do Euro 2020, segundo os dados do L’Echo, é o seguinte:

  1. Marco Verratti (Itália) – 90 minutos de jogo – 0 golos – 1 passe decisivo – 5 passes-chave
  2. Kevin De Bruyne (Bélgica) – 134 minutos de jogo – 1 golo – 2 passes decisivos – 9 passes-chave
  3. Cristiano Ronaldo (Portugal) – 270 minutos de jogo – 5 golos – 1 passe decisivo – 2 passes-chave
  4. Memphis Depay (Holanda) – 238 minutos de jogo – 2 golos – 1 passe decisivo – 5 passes-chave
  5. Georginio Wijnaldum (Holanda) – 270 minutos de jogo – 3 golos – 0 passes decisivos – 2 passes-chave
  6. Ciro Immobile (Itália) – 171 minutos de jogo – 2 golos – 1 passe decisivo – 2 passes-chave
  7. Emil Forsberg (Suécia) – 251 minutos de jogo – 3 golos – 0 passes decisivos – 3 passes-chave
  8. Paul Pogba (França) – 256 minutos de jogo – 0 golos – 1 passe decisivo – 4 passes-chave
  9. Frankie de Jong (Holanda) – 259 minutos de jogo – 0 golos – 0 passes decisivos – 4 passes-chave
  10. Alessandro Bastoni (Itália) – 90 minutos de jogo – 0 golos – 0 passes decisivos – 3 passes-chave

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lista de destinos a "evitar". Estados Unidos desaconselham viagens para Portugal

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal. Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a "evitar viajar", …

Tudo alinhado para a reunião no Infarmed. A ordem é para desconfinar

Governo, Presidente da República, partidos e especialistas voltam a sentar-se na sede do Infarmed para decidirem os passos seguintes. Atualização da matriz de risco, alívio no uso de máscara e fim das medidas e horários …

As camas têm tantos germes que são basicamente uma placa de Petri

Apesar de serem confortáveis e nos fazerem sentir relaxados, as camas não são muito diferentes de uma placa de Petri: há bactérias, fungos, vírus e até pequenos insetos. A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas …

Astrónomo amador descobre mais uma lua de Júpiter

Kai Ly revisitou dados captados em 2003 pelo Telescópio Canadá-França-Havai (CFHT) e descobriu uma nova lua na órbita de Júpiter, que ganhou o nome provisório de EJc0061. Segundo a União Astronómica Internacional (IAU), Júpiter tem 79 …

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …