E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte… Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Anatoly Maltsev / EPA

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um “escaldante” Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final.

Depois do empate de Portugal com a França, que garantiu à seleção lusa a passagem aos oitavos de final do Euro, muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que colocou Portugal no lado “bom” da fase a eliminar do Europeu 2016. Até chegar à final, a seleção portuguesa defrontou Croácia, Polónia e País de Gales.

Desta vez não será assim. Os campeões europeus ficaram novamente no terceiro lugar do seu grupo (mas não foram só empates); contudo, ficou na metade mais forte do quadro das eliminatórias.

A Bélgica, que será a adversária já nos oitavos-de-final, é uma das seleções mais fortes neste torneio. Estará no top-3 do Europeu, para já.

Se Portugal passar, segue-se a Itália, se os temíveis italianos vencerem a Áustria. E se chegar às meias-finais, poderá haver reencontro com a França, ou jogo com a Espanha.

Ou seja: estão do lado de Portugal as seleções de Bélgica, Itália e França – provavelmente as três melhores seleções até agora. E há ainda a Espanha, ou a vice-campeã mundial Croácia.

No outro lado, destacam-se Inglaterra e Alemanha… que vão defrontar-se já; na terça-feira, a fechar o alinhamento dos oitavos-de-final. De resto, a outra metade do quadro ficou com seleções mais frágeis: Suécia, Ucrânia, República Checa, País de Gales e Dinamarca.

Em relação somente aos oitavos-de-final, que arrancam no próximo sábado, o jogo menos mediático será o primeiro (País de Gales – Dinamarca) e o mais mediático será o penúltimo (Inglaterra – Alemanha).

Euro 2020, oitavos-de-final:

Sábado:
País de Gales – Dinamarca
Itália – Áustria

Domingo:
Países Baixos – República Checa
Bélgica – Portugal

2.ª feira:
Croácia – Espanha
França – Suíça

3.ª feira:
Suécia – Ucrânia
Inglaterra – Alemanha

Para já, seguem-se dois dias de descanso. Não haverá jogos, nem na quinta-feira, nem na sexta-feira.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …

Autoagendamento para jovens de 16 e 17 anos termina esta sexta-feira

O autoagendamento exclusivo para os jovens de 16 e 17 anos, para vagas disponíveis no fim-de-semana de 14 e 15 de agosto, termina esta sexta-feira e no sábado volta a estar disponível para os maiores …

Campeãs olímpicas de badminton vão receber casas, vacas e café para o resto da vida

O par de badminton feminino indonésio que ganhou ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio vai receber uma casa, 295 mil euros, mais ainda cinco vacas e café para o resto da vida. O arquipélago indonésio, onde …

Mais 10 mortes e 2581 casos. Morreu uma criança com menos de 10 anos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 2581 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2581 novos …

Bancário do Porto roubou um milhão de euros a clientes para alimentar vício do jogo

O vício em apostas online levaram o gestor de contas da Caixa Geral de Depósitos a desviar verbas para investir no jogo. O arguido é agora acusado de 34 crimes. O caso remonta a 2015 quando …

Bolsonaro diz que só tomará vacina aceite na Europa e nos EUA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que só vai tomar uma vacina contra a covid-19 que lhe permita viajar e voltou a desacreditar a CoronaVac, vacina patrocinada pelo governador de São Paulo, …

Surto com 127 infetados e um morto na Misericórdia de Proença-a-Nova

Um surto de covid-19 detetado na quarta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova provocou uma morte e regista 127 casos ativos, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara local. Segundo o presidente da …