Cristiano não, Messi sim: os três nomeados para melhor do mundo

Yoan Valat / EPA

Messi, Bola de Ouro 2021

Lionel Messi venceu a sétima Bola de Ouro em 2021.

Lionel Messi tem a companhia de Robert Lewandowski e Mohamed Salah, no trio de finalistas para o prémio The Best, da FIFA. Trio feminino da Bola de Ouro repete-se neste troféu.

Como já estava previsto, a FIFA anunciou nesta sexta-feira os três futebolistas nomeados para o melhor do mundo em 2021, no troféu denominado The Best.

Cristiano Ronaldo não vai ser eleito o melhor do planeta. Pela primeira vez, não está na lista dos três finalistas.

O português é o único jogador a ter vencido duas vezes – o The Best só começou em 2016, depois do afastamento da FIFA do troféu Bola de Ouro. E é (era) o único a ficar sempre no pódio. Cristiano venceu as duas primeiras edições, relativas a 2016 e 2017. Seguiram-se Luka Modrić, Lionel Messi e Robert Lewandowski.

Os dois últimos podem igualar Cristiano Ronaldo. Messi, avançado do Barcelona/PSG, e Lewandowski, avançado do Bayern Munique, são dois candidatos à vitória em 2021. O outro concorrente é também avançado: Mohamed Salah, do Liverpool.

Messi e Lewandowski foram, por esta ordem, os dois primeiros classificados na recente gala Bola de Ouro. Salah ficou no sétimo lugar na lista da revista France Football – que colocou Jorginho no terceiro posto.

Do lado feminino, pódio totalmente renovado: Alexia Putellas, Jennifer Hermoso (ambas do Barcelona) e Sam Kerr (Chelsea) nunca estiveram nas três finalistas para o The Best. Por isso, teremos uma vencedora nova.

Alexia Putellas será a favorita. A jogadora do Barcelona, que foi campeã nacional e europeia, além de vencer a Taça da Rainha, destacou-se ao longo do ano passado e também venceu a Bola de Ouro. Hermoso e Kerr também ficaram no pódio da Bola de Ouro, por esta ordem.

Quem elaborou esta lista foram os seleccionadores nacionais de futebol, os capitães das selecções – masculinas e femininas – jornalistas especialistas e os adeptos de futebol, através do portal oficial da FIFA.

Entre as outras categorias, o prémio Puskas, relativo ao melhor golo do ano, tem “toque” português: Mehdi Taremi, do FC Porto, marcou um golo fora-de-série contra o Chelsea e tem a concorrência de um golo de Érik Lamela e de um golo de Patrik Schick.

Os vencedores serão conhecidos na gala marcada para o dia 17 de Janeiro, em Zurique.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.