Cristas pede a demissão do ministro da Defesa. Marques Mendes relativiza

José Coelho / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

A líder do CDS-PP declarou este domingo que Azeredo Lopes “não tem a mínima noção do que é exercer o cargo que ocupa”, depois de o ministro ter levantado dúvidas sobre o furto de material militar em Tancos.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, pediu este domingo a demissão do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, por considerar que a sua postura em relação ao caso de Tancos “não é admissível”.

“O senhor ministro da Defesa Nacional mais uma vez veio mostrar que não tem a mínima noção do que é exercer o cargo que ocupa, que não tem estatura para o exercer, vem fazer perguntas, levantar dúvidas, quando aliás coloca a questão de que se calhar nem sequer há um furto”, disse Assunção Cristas.

“Dúvidas que só depreciam a instituição militar e que o colocam quase como um comum cidadão, como se nada soubesse e nada devesse saber“, acrescentou a líder nacional do CDS-PP, que falava aos jornalistas sobre as declarações do ministro da Defesa divulgadas este domingo numa entrevista conjunta ao DN e à TSF.

Na entrevista, referindo-se à falta de provas visuais, testemunhais ou confissão, Azeredo Lopes admite que “no limite, pode não ter havido furto nenhum“, frisando que o inquérito em curso ainda não tem conclusões definitivas.

Para Cristas, “não é admissível” a postura do ministro da Defesa em relação ao caso de Tancos. “Se o ministro da Defesa não sabe, acha que não tem de saber, não quer saber, então, pois que saia do seu cargo“, acrescentou a presidente do CDS-PP.

Assunção Cristas disse ainda que o titular da pasta da Defesa “não compreendeu que a um ministro pede-se respostas, que é a ele que o povo tem de fazer perguntas e dele obter respostas e se não se sente bem nessas funções, se não as compreende sequer, então não está lá a fazer nada”.

“As declarações do senhor ministro são inaceitáveis, são inadmissíveis, deixam-nos a todos absolutamente perplexos“, rematou.

Marque Mendes relativiza

No seu comentário semanal na SIC, Marques Mendes também abordou este tema, mas para relativizar a gravidade do que possa ter sido afirmado por Azeredo Lopes. Não obstante toda a polémica criada, o comentador considera as declarações do ministros naturais, ou razoáveis, no contexto em que foram proferidas.

Marques Mendes não deixou, porém, de invetivar o ministro a tomar a iniciativa de se dirigir ao Parlamento para prestar os esclarecimentos necessários. Até porque se não o fizer, “e como as pessoas não leram o contexto da entrevista, só leem uma frase, fica a ideia de que cada cabeça, sua sentença”.

“Fica a ideia de que para o Chefe do Estado Maior do Exército no princípio era furto, e grave. Depois veio o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dizer que era furto, mas já não era grave, e agora parece que não há furto. Não é a leitura correta, mas se o ministro não for rapidamente ao Parlamento, os incautos perceberão isto, com a instituição militar a ser tratada de uma forma inaceitável”, acrescentou o comentador.

Após lembrar que o caso aconteceu já há dois meses, Marques Mendes lançou uma série de questões, nomeadamente para saber onde param os resultados da investigação, se houve ou não furto, se teve a participação de “gente de fora ou de dentro do quartel e se a culpa vai morrer solteira“.

Para o comentador, é importante que não haja um diluir de responsabilidades, de tal ordem que no final seja “um cabo, um sentinela, ou seja, o mexilhão, a pagar por isto”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se isso dependesse de Cristas, aquela senhora já teria demitido todo o elenco governativo! À falta de melhor aquela senhora tenta disfarçar a incompetência que a caracteriza desde que foi ministra com sucessivos pedidos de demissão!

RESPONDER

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …