Cristas pede a demissão do ministro da Defesa. Marques Mendes relativiza

José Coelho / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

A líder do CDS-PP declarou este domingo que Azeredo Lopes “não tem a mínima noção do que é exercer o cargo que ocupa”, depois de o ministro ter levantado dúvidas sobre o furto de material militar em Tancos.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, pediu este domingo a demissão do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, por considerar que a sua postura em relação ao caso de Tancos “não é admissível”.

“O senhor ministro da Defesa Nacional mais uma vez veio mostrar que não tem a mínima noção do que é exercer o cargo que ocupa, que não tem estatura para o exercer, vem fazer perguntas, levantar dúvidas, quando aliás coloca a questão de que se calhar nem sequer há um furto”, disse Assunção Cristas.

“Dúvidas que só depreciam a instituição militar e que o colocam quase como um comum cidadão, como se nada soubesse e nada devesse saber“, acrescentou a líder nacional do CDS-PP, que falava aos jornalistas sobre as declarações do ministro da Defesa divulgadas este domingo numa entrevista conjunta ao DN e à TSF.

Na entrevista, referindo-se à falta de provas visuais, testemunhais ou confissão, Azeredo Lopes admite que “no limite, pode não ter havido furto nenhum“, frisando que o inquérito em curso ainda não tem conclusões definitivas.

Para Cristas, “não é admissível” a postura do ministro da Defesa em relação ao caso de Tancos. “Se o ministro da Defesa não sabe, acha que não tem de saber, não quer saber, então, pois que saia do seu cargo“, acrescentou a presidente do CDS-PP.

Assunção Cristas disse ainda que o titular da pasta da Defesa “não compreendeu que a um ministro pede-se respostas, que é a ele que o povo tem de fazer perguntas e dele obter respostas e se não se sente bem nessas funções, se não as compreende sequer, então não está lá a fazer nada”.

“As declarações do senhor ministro são inaceitáveis, são inadmissíveis, deixam-nos a todos absolutamente perplexos“, rematou.

Marque Mendes relativiza

No seu comentário semanal na SIC, Marques Mendes também abordou este tema, mas para relativizar a gravidade do que possa ter sido afirmado por Azeredo Lopes. Não obstante toda a polémica criada, o comentador considera as declarações do ministros naturais, ou razoáveis, no contexto em que foram proferidas.

Marques Mendes não deixou, porém, de invetivar o ministro a tomar a iniciativa de se dirigir ao Parlamento para prestar os esclarecimentos necessários. Até porque se não o fizer, “e como as pessoas não leram o contexto da entrevista, só leem uma frase, fica a ideia de que cada cabeça, sua sentença”.

“Fica a ideia de que para o Chefe do Estado Maior do Exército no princípio era furto, e grave. Depois veio o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dizer que era furto, mas já não era grave, e agora parece que não há furto. Não é a leitura correta, mas se o ministro não for rapidamente ao Parlamento, os incautos perceberão isto, com a instituição militar a ser tratada de uma forma inaceitável”, acrescentou o comentador.

Após lembrar que o caso aconteceu já há dois meses, Marques Mendes lançou uma série de questões, nomeadamente para saber onde param os resultados da investigação, se houve ou não furto, se teve a participação de “gente de fora ou de dentro do quartel e se a culpa vai morrer solteira“.

Para o comentador, é importante que não haja um diluir de responsabilidades, de tal ordem que no final seja “um cabo, um sentinela, ou seja, o mexilhão, a pagar por isto”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se isso dependesse de Cristas, aquela senhora já teria demitido todo o elenco governativo! À falta de melhor aquela senhora tenta disfarçar a incompetência que a caracteriza desde que foi ministra com sucessivos pedidos de demissão!

RESPONDER

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …