Cristas pede a demissão do ministro da Defesa. Marques Mendes relativiza

José Coelho / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas

A líder do CDS-PP declarou este domingo que Azeredo Lopes “não tem a mínima noção do que é exercer o cargo que ocupa”, depois de o ministro ter levantado dúvidas sobre o furto de material militar em Tancos.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, pediu este domingo a demissão do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, por considerar que a sua postura em relação ao caso de Tancos “não é admissível”.

“O senhor ministro da Defesa Nacional mais uma vez veio mostrar que não tem a mínima noção do que é exercer o cargo que ocupa, que não tem estatura para o exercer, vem fazer perguntas, levantar dúvidas, quando aliás coloca a questão de que se calhar nem sequer há um furto”, disse Assunção Cristas.

“Dúvidas que só depreciam a instituição militar e que o colocam quase como um comum cidadão, como se nada soubesse e nada devesse saber“, acrescentou a líder nacional do CDS-PP, que falava aos jornalistas sobre as declarações do ministro da Defesa divulgadas este domingo numa entrevista conjunta ao DN e à TSF.

Na entrevista, referindo-se à falta de provas visuais, testemunhais ou confissão, Azeredo Lopes admite que “no limite, pode não ter havido furto nenhum“, frisando que o inquérito em curso ainda não tem conclusões definitivas.

Para Cristas, “não é admissível” a postura do ministro da Defesa em relação ao caso de Tancos. “Se o ministro da Defesa não sabe, acha que não tem de saber, não quer saber, então, pois que saia do seu cargo“, acrescentou a presidente do CDS-PP.

Assunção Cristas disse ainda que o titular da pasta da Defesa “não compreendeu que a um ministro pede-se respostas, que é a ele que o povo tem de fazer perguntas e dele obter respostas e se não se sente bem nessas funções, se não as compreende sequer, então não está lá a fazer nada”.

“As declarações do senhor ministro são inaceitáveis, são inadmissíveis, deixam-nos a todos absolutamente perplexos“, rematou.

Marque Mendes relativiza

No seu comentário semanal na SIC, Marques Mendes também abordou este tema, mas para relativizar a gravidade do que possa ter sido afirmado por Azeredo Lopes. Não obstante toda a polémica criada, o comentador considera as declarações do ministros naturais, ou razoáveis, no contexto em que foram proferidas.

Marques Mendes não deixou, porém, de invetivar o ministro a tomar a iniciativa de se dirigir ao Parlamento para prestar os esclarecimentos necessários. Até porque se não o fizer, “e como as pessoas não leram o contexto da entrevista, só leem uma frase, fica a ideia de que cada cabeça, sua sentença”.

“Fica a ideia de que para o Chefe do Estado Maior do Exército no princípio era furto, e grave. Depois veio o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dizer que era furto, mas já não era grave, e agora parece que não há furto. Não é a leitura correta, mas se o ministro não for rapidamente ao Parlamento, os incautos perceberão isto, com a instituição militar a ser tratada de uma forma inaceitável”, acrescentou o comentador.

Após lembrar que o caso aconteceu já há dois meses, Marques Mendes lançou uma série de questões, nomeadamente para saber onde param os resultados da investigação, se houve ou não furto, se teve a participação de “gente de fora ou de dentro do quartel e se a culpa vai morrer solteira“.

Para o comentador, é importante que não haja um diluir de responsabilidades, de tal ordem que no final seja “um cabo, um sentinela, ou seja, o mexilhão, a pagar por isto”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se isso dependesse de Cristas, aquela senhora já teria demitido todo o elenco governativo! À falta de melhor aquela senhora tenta disfarçar a incompetência que a caracteriza desde que foi ministra com sucessivos pedidos de demissão!

RESPONDER

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …

Racismo: Alonso não se ajoelha. "É adulto e tomou a sua decisão"

Treinador do Chelsea comentou a decisão do espanhol, que deixou de se ajoelhar antes dos jogos do campeão europeu. Há alguns meses que, antes de cada jogo da Premier League, todos os jogadores e árbitros se …

V. Guimarães contrata dois jovens ao FC Porto por 15 milhões. Rui Pinto pede investigação

Os valores envolvidos nas transferências de Rafael Pereira e Francisco Ribeiro do FC Porto para o Vitória SC têm gerado polémica. Rui Pinto pede uma investigação. Rafael Pereira e Francisco Ribeiro são reforços do Vitória de …

Costa aventurou-se em terreno inimigo e deu o mote para as críticas aos comunistas

António Costa mandou algumas indiretas ao PCP, mas as principais críticas ao parceiro de 'geringonça' ficaram sob responsabilidade dos candidatos socialistas. Esta terça-feira, António Costa aventurou-se em terreno inimigo. No espírito de disputa com comunistas, o …