Cristãos chineses obrigados a substituir símbolos de Cristo por quadros de Xi Jinping

(h) REUTERS POOL / KHANM / EPA

O presidente da China, Xi Jinping

As autoridades de uma comunidade do sul da China com uma considerável presença de cristãos estão a obrigar o cristãos locais a substituir os retratos de Jesus Cristo, cruzes e outros símbolos religiosos que têm em casa por imagens do Presidente chinês, Xi Jinping.

Milhares de cristãos de Yugan, na província de Jiangxi, no sudeste do país, cederam à pressão das autoridades, alguns sob ameaças de deixar de receber subsídios de combate à pobreza.

Segundo o South China Morning Post, 10% da população em Yugan vive abaixo do nível de pobreza (com menos de 85 cêntimos por dia), percentagem que coincide com a de cristãos na região.

Entretanto, explica o jornal, as autoridades locais lançaram agora uma campanha que visa “transformar crentes na religião em crentes no Partido“, que inclui a entrega de centenas de retratos do presidente Xi e visitas dos líderes locais a comunidades cristãs para as convencer a substituir as imagens religiosas.

“Muitos camponeses são ignorantes, acreditam que Deus é o seu salvador, mas depois do trabalho dos líderes perceberão os seus erros e verão que já não se devem apoiar em Jesus, mas sim no Partido Comunista“, destacou o presidente de uma das assembleias locais, Qi Yan, citado pelo South China Morning Post.

O aumento da concentração de poder nas mãos de um só líder, Xi Jinping, é um processo que não ocorria na China desde a morte de Mao Tsé-Tung, há 41 anos.

Foi precisamente a partir do fim desse movimento que distintos ramos do cristianismo foram entrando em comunidades rurais e urbanas de algumas partes da China, formando uma comunidade religiosa crescente que, segundo algumas estimativas, já supera os 90 milhões de membros do Partido Comunista.

Durante o governo de Xi houve um aumento das pressões do regime contra as crenças religiosas, como a retirada em massa de símbolos cristãos no leste do país ou várias medidas de limitação da fé islâmica no noroeste, sob a justificativa da luta contra o jihadismo.

EFE // EFE

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Podem comecar a implementar inteligência artificial nos serviços e máquinas, robôs nas fábricas assim a população pode adorar o presidente 24 horas por dia e os ricos serão mais ricos e mais de metade da população ficará no desemprego e subjugada por máquinas…..

  2. A extrema-esquerda no seu melhor. Caminha a passos largos para ser uma espécie de Coreia do Norte . Em Portugal até recebem vistos Gold. Falam em ignorantes, quando a maioria dos dirigentes chineses e de outros países afins, como a Venezuela, nem a 4ª classe têm . O da Venezuela então era simples motorista de autocarros.

  3. Comunismo?!
    Na China? Com tantos milionários, Ferrari’s, etc, etc?!
    É apenas uma ditadura de partido único vendida ao capitalismo!!

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …