Crise dos professores fez disparar popularidade de Costa. Rio está em queda

Tiago Petinga / Lusa

A ameaça de demissão de Costa caso a contagem do tempo dos professores fosse aprovada no Parlamento parece ter ajudado o PS a subir 0,8 pontos nas intenções de voto para as legislativas e a aumentar a classificação do primeiro-ministro.

Segundo a sondagem da Aximage, para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, que inquiriu 601 pessoas entre 3 e 8 de maio, o PS está agora com 35,4% das intenções de voto para as legislativas. Também o PSD conseguiu apenas mais 0,3 pontos em relação a abril, alcançando 27,6% das intenções de voto.

A principal mudança, no entanto, não se deu no cenário dos partidos políticos mas sim nos seus líderes. António Costa foi o único líder partidário que subiu a sua nota de avaliação, estando agora com uma classificação de 9,8 valores, mais 0,4 pontos do que em abril. No entanto, continua a estar longe do 12,6 que teve em maio do ano passado.

A acrescentar a esta subida, os números indicam que a maior parte dos portugueses inquiridos (52,8%) prefere o secretário-geral do PS para primeiro-ministro em vez de Rui Rio, que conta com 29,5% das escolhas. O presidente do PSD viu a sua classificação descer quase um valor, para 7,4.

Na lista dos líderes que desceram a sua nota está Assunção Cristas, líder do CDS, que registou uma queda percentual de quase dois pontos, estando agora com uma nota de 6,3 valores – a pior classificação de sempre – e acompanhando a descida do CDS em 1,1 pontos nas intenções de voto (7,4%).

Já o Bloco de Esquerda conta com 7,9% das intenções de voto, sendo que também Catarina Martins viu a sua nota baixar 0,6 valores, para 8,2. Por fim, o PCP manteve praticamente as intenções de voto em 7,4%, bem como Jerónimo de Sousa manteve a mesma avaliação.

Na semana passada, uma sondagem também da Aximage indicou que 49% da amostra de inquiridos consideram que António Costa fez bem ao ameaçar demitir-se. 44% dos que responderam consideram, por outro lado, que António Costa procedeu mal, enquanto os restantes 7% não responderam.

Depois de o Governo ter decidido devolver parte do tempo de serviço congelado aos professores, todos os grupos parlamentares (menos o PS) aprovaram na especialidade a contagem integral do tempo de serviço dos professores (num remanescente de 6,5 anos), sem definir prazos e formas de o fazer. O diploma, entretanto, foi votado sexta-feira e, com o volte face nas posições dos partidos, foi chumbado.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

    • Nem mais! Quando so que estão a tirar cursos superiores, logo formação superior, se comportam como tem acontecido nestes últimas semanas está tudo dito sobre os caminhos que este país trilha! Não há nenhum novidade no horizonte, esta nação não aprende e continua a sujeitar-se aos desmandos dos mesmos de sempre. Pior gosta de palhaçadas que todos toparam que o ream de facto.

  1. Os políticos da treta no seu Melhor…
    Costa és o melhor jogador de fintas… muito, muitoooooooo, mas muito melhor que MESSI.
    Como sempre fizeste vais ser um grande na história deste País do faz de conta.
    E Já agora, viram por ai o Marcelo?…

  2. Numa altura em que a Era da Estupidez assola a Europa com a subida dos populismos irracionais e das escolhas políticas por ataques de histeria emocional colectiva e “reflexos de joelho”, tenho orgulho do meu país não ter memória curta relativamente àquela que foi a mais longa ditadura fascista-corporativista da Europa, e saiba manter o país regido por ideais de Social Democracia e Socialismo Democráticos. Viva a economia Keynesiana! Viva a Solidariedade Social!

    Agora só falta mesmo combater a corrupção, o assalto ao orçamento pela classe política, as gorduras do Estado e os Jobs for the Boys. Há que acabar também com os monopólios, a cartelização, o clientelismo e os lobbies, que anda a meter os dinheiros dos contribuintes ao serviço de grandes grupos económicos privados que pagam ordenados miseráveis depois levam os lucros obscenos para paraísos fiscais. Há que acabar com contratos criminosos entre o Estado e as PPPs que privatizam o lucro e nacionalizam o prejuizo.

    Mas ideológicamente, tenho orgulho das escolhas de centro e centro esquerda, feitas pelo meu povo e regozijo-me de ver que neste país, Andrés Venturas morem na praia… Ao mesmo tempo que no Reino Unido, animais danados como Nigel Farage aparecem a liderar as sondagens de intenção de voto para as Europeias.

    • ” Viva a economia Keynesiana! Viva a Solidariedade Social!”

      Deve estar a falar dos familiares da rapaziada do governo. Por aí sim… há muito estado social. Até em demasia.
      Portugal é um lodo completo. E quem afirmar o contrário é porque desconhece a realidade do país. Este país dá para rir. A ideia base a tudo é: vamos sacar o máximo a quem produz para dar aos familiares e amigos, sob a capa que estamos a distribuir pelos necessitados. Enfim. Se fosse aqui a contar metade do que sei…

      • Claro! Digo que o lodaçal deve ser resolvido mas que a ideologia política dominate em Portugal deve permanecer a que é, porque é a mais correcta e justa socialmente. Porque o lodaçal é uma questão transversal à ideologia. Não há lodaçal à direita e à esquerda por acaso? Quer começar onde? Pelo Miguel Relvas ou pelo Valentim Loureiro? Pelo Duarte Lima ou pelo Sócrates? Pelo Isaltino ou pela Felgueiras? Pelo Valentim ou pelo Paulino Ascenção? Pelo Oliveira e Costa ou pelo Armando Vara? Pelo BPN ou pelo BES?.. Pelo BANIF ou pela CGD?..

        Descanse que o Costa ganha na mesma enquanto você esperneia e os Andrés Venturas mais os Josés Pintos Coelhos, morrem na praia.

    • Costa é um primeiro ministro, imediatamente antes derrotado pelo povo. Esperneia para se manter no poleiro (engendrado no seio dos vermelhoides radicais). A jogada hipócrita que acaba de lançar, diz bem da essência desta reles personagem. Já Sócrates havia feito a mesma jogatana. Aliás aprendeu com ele, de quem foi discípulo e fiel seguidor. Quanto a lodaçal, certamente que está a pensar nas bancarrotas e pântano que são ADN do PS. Este país está num lodo total. Sobressai a miserabilidade total em todas as áreas da governação. Todas estão sugadas até ao tutano, apenas com um fim (uma bandeirolazeca de défice baixo). Com um défice martelado de forma atroz, deixando todo o país de frangalhos, até qualquer português conseguia esse desiderato, com a maior das facilidades. Portanto, o lamaçal PS continua. Depois que venham milhões e milhões e alguém para recuperar o pantanal chamado país. Não sei como ainda há gente iludida e ingénua a fazer a apologia de tralha de estirpe infeliz e desgraçada, como a que nos vai sugando, em nome de uma governação.

  3. Costa deveria mandar uns presentinhos a Rio e Cristas.
    Colocaram-se a jeito e o malabarista não perdoou.
    Por outro lado, acho que Costa fez o enterro antecipado da geringonça.
    BE e PCP, só com muita falta de vergonha, apoiarão novamente Costa.

  4. Este senhor Rui Rio e o Sr. Marcelo, tudo têm feito para não deixar cair o Costa.
    Os melhores aliados que o ps poderia ter.

    Força Costa, para tirar o cartão de cidadão em Portimão, fui ás 9.00h da manhã ás 16.00h já estava despachado,(7.00h de espera).
    Para levantar foi um pouco mais rápido, fui ás 9.00h ás 14.00h já estava despachado, (5.00h) de espera.
    Não sem dias antes ter ficado das 9.00h às 11.00h à espera que a porta abri-se, só mais tarde alguém que entrou no prédio me informou que estavam de greve, sem indicação na porta.

    Ao Hospital publico não vale a pena ir porque quando sou atendido, ou já estou curado ou se estava mal e não aguentava a espera, tive que recorrer ao privado.

    Pensando bem temos que dar valor um primeiro ministro que consegue, governar sem ganhar eleições, consegue que a oposição lhe facilite a vida nos maus momentos, levá-lo a subir de popularidade quando tudo fez para cair.

    Consegue aumentar, impostos, fazer disparar os preços dos combustíveis, rendas, alimentação, etc… com tudo isto consegue ter o Povo do seu lado, ou é muito talentoso ou o Povo Português muito ignorante, eu acredito que o Povo é muito inteligente e o Costa um Talento.

  5. Mas alguém acredita em palhaçadas destas? O que fez o chamussa para a popularidade disparar? Isto são os seus amigalhaços que se lembram de cozinhar uma sondagem e como estamos à beira de eleições, querem enganar saloios!!

    • Ó Homem… confesso que não gosto do Primeiro-Ministro. Acho-o um verdadeiro malabarista e aldrabão. Acho que é capaz de tudo para se manter no poleiro. Mas essa história de chamar chamussa ao homem parece-me demais. É pá, não precisa de ir por aí. Basta dizer que ficará para a história pelos belíssimos casos Tancos, mais de 100 mortos em incêndios, maior nomeação de familiares para governo e cargos públicos, maior carga fiscal da história de Portugal, menor investimento público que há memória, mentiras atrás de mentiras (o caso Tancos, o caso do António Domingues da CGD,…)
      Agora convenhamos… chamar chamussa ao homem… não havia necessidade.

    • A India e as suas tradições milenares de sabedoria e espiritualidade. As mulheres indianas hmmmmm…. Sensuais como poucas! Mulheres lindíssimas! Aquelas especiarias, aqueles aromas… E agora a forma como a economia cresce! Uma das maiores potências económicas mundiais em ascensão. A comida, uma delícia! Os monumentos, as paisagens e a sua história… A fauna, a flora, a paisagem!… Que riqueza!

      Continue lá a elogiar Costa com essa da Chamuça à vontade. Pare é de dar pontapés na ortografia, porque é “chamuça” e não “chamussa”, valente analfabruto!

    • Quem vota no André Ventura, é porque não existe. Quem vota no José Pinto Coelho é porque entende o que ele diz quando fala… Eu como não falo o dialeto de Chelas, não entendo e por isso não voto.

      No CDS também não voto porque não sou beato de sacrisitia.

  6. Vão na conversa de Costa um traidor, gozão, convencido, invejoso, ganâncioso é o mesmo de seguir o homem da flauta mágica que o seguindo caíremos no Abismo.
    Esse Costa serve-se dos Zés para ter o tacho e para seus amigos e agora passou ser Assembleia familiar, pois serve-se para si próprio, familia e amigos..É so familia no Governo….
    A maioria do Governo e Deputados estavam desempregados e assim traiu António José Seguro, porque não queria dar tachos e então viram Costa e assim Costa Traiu, o meu camarada António José Seguro…
    É a verdade votar em Costa é votar em Sócrates o que levou Portugal quase á Banca Rôta… e agora dizem que o Governo de Passos Coelho é que estava a tirar ao Zé. Pois meus amigos não é verdade o PSD teve que avançar com impostos e outros porque Sócrates deixou o país na desgraça…
    SOU SOCIALISTA SIM, MAS NÃO SOU BURRO E NÃO ESTOU CEGO, HÁ MUITA GENTE QUE ESTÁ CEGA SIM POR ISSO DEFENDE COSTA. Pois continuem e verão o que vai acontecer….

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …