Crise energética? “Não sejam choramingas”, vistam duas camisolas e acendam velas

23

European Parliament / Flickr

O ex-ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

O ex-ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse aos germânicos para “não serem choramingas” perante a ameaça de uma crise energética.

Perante a escassez de energia e a ameaça de uma crise energética, Wolfgang Schäuble, antigo ministro germânico das Finanças, pediu aos alemães para que “não sejam choramingas”, vistam uma ou duas camisolas e acendam velas.

Em entrevista à Bild-TV, o antigo governante alertou que “é preciso reconhecer que há muita coisas que não podem ser tomadas como garantidas”.

“Se dermos a entender às pessoas que tudo é infinito […] então elas vão ficar com a sensação de que o Estado pode fazer tudo – e isso não é sustentável”, disse Schäuble.

Schäuble desvaloriza ainda o aviso de alguns líderes políticos de que poderá haver falhas no fornecimento de eletricidade no inverno.

“É por isso que devemos sempre ter em casa algumas velas, fósforos e uma lanterna”, atirou o antigo ministro, agora com 80 anos de idade.

A Rússia continua a reter o fornecimento de gás natural para a Europa depois de o Ocidente impor sanções a Moscovo. A escassez levou os preços da energia a dispararem.

Vários países estão já a adotar medidas de consumo de energia. Por exemplo, a Alemanha proibiu piscinas aquecidas.

Wolfgang Schäuble é um político alemão do partido União Democrata-Cristã. Foi ministro das Finanças da Alemanha nos governos de Merkel, entre 2009 e 2017. Desde então, exerce funções de presidente da câmara baixa do parlamento, o Bundestag.

ZAP //

23 Comments

  1. Parem de choramingar pá.

    Comam grilos e gafanhotos! !

    Vão ter nada e ser felizes seus “ninguéns” !!

    Se precisarmos de vocês para combater iremos recrutar-vos a vocês ou aos vossos filhos! Contra o putin! Até ao último ucraniano, até ao último europeu!!

  2. O mundo, e não só o Ocidente como ainda ontem se viu na votação da ONU, está em guerra ao lado da Ucrânia. Se os ucranianos morrem diariamente de ataques aéreos e no combate na linha da frente, não poderemos nós fazer um esforço ainda que mínimo quando comparado com o deles? Não sejam egoístas. Estamos todos em guerra e isso obriga a sacrifícios. Uma coisa é certa. A Rússia não vai ganhar esta guerra.

  3. O ministro da Alemanha tem toda a razão.
    Mesmo com menos acesso a energia, temos atualmente muito melhores condições e muito mais conforto do que as gerações que viveram antes de nós.
    Chorar porque perderemos um pouco de conforto quando há pessoas a sofrer os horrores da guerra e a perder muito mais do que nós (todos os bens materiais que possuíam, um braço, uma perna, amigos e familiares, a própria vida…) é um sinal de egocentrismo dificilmente compreensível.
    O povo Ucraniano está também a resistir por nós todos, está a resistir pela liberdade no mundo contra o poder ditatorial de tiranos.
    Termos menos energia não é nada comparado com aquilo a que o povo Ucraniano está sujeito.

  4. Uma ideia para os que querem mais guerra independente da facção que apoiam: caminhem para a frente de batalha e apoiem em directo!

    Não venham é pedir para tirar comida ou aquecimento aos meus filhos só porque fica bonito terem uma bandeira nas redes sociais.

    Emancipem-se meus caros!!

    • Podes estar certo que os teus filhos agradecerão no futuro este esforço que se lhes pede agora. Por um mundo livre onde podemos escolher, opinar, votar livremente, manifestarmo-nos em liberdade, onde temos direitos. Por tudo isso, e muito mais, agradecerão certamente. Obviamente que o Ocidente não é perfeito. Ninguém aqui diz que o é. Mas é claramente melhor do que um regime opressor liderado por um tirano, criminoso e onde oligarcas têm tudo e o povo nada tem. Se se rever nesses regimes tem alguns para onde pode emigrar (Rússia, Coreia do Norte, Irão, Venezuela…). Vá para lá em busca da sua felicidade.
      PS: Irei sempre contestar aqui qualquer comentário de pseudo-intelectuais a favor da Rússia e do crime que está a ser cometido contra a humanidade na Ucrânia.

  5. Este homem além de ter toda a razão e diz as coisas sem complexos nem pruridos. O Ocidente está em guerra, para quem ainda esteja com dificuldade de compreensão. E enquanto os ucranianos estão na frente de batalha, os que se queixam enquanto mantêm o rabo gordo no sofá são uns verdadeiros choramingas. Uns putos ranhosos e mimados. Sem compaixão ou valores. Até venderiam a própria mãe por um pacote de bolachas.

  6. Bem, vamos lá saber uma coisa: as lâmpadas que usamos não são todas de Leds?? eu sempre desconfiei que as lâmpadas de Leds gastam mais! porque gasto muito mais luz agora, do que gastava antes e os candeeiros são os mesmos!! Agora, velas é de mais Mr. Schäuble!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.