O ex-ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse aos germânicos para “não serem choramingas” perante a ameaça de uma crise energética.
Perante a escassez de energia e a ameaça de uma crise energética, Wolfgang Schäuble, antigo ministro germânico das Finanças, pediu aos alemães para que “não sejam choramingas”, vistam uma ou duas camisolas e acendam velas.
Em entrevista à Bild-TV, o antigo governante alertou que “é preciso reconhecer que há muita coisas que não podem ser tomadas como garantidas”.
“Se dermos a entender às pessoas que tudo é infinito […] então elas vão ficar com a sensação de que o Estado pode fazer tudo – e isso não é sustentável”, disse Schäuble.
Schäuble desvaloriza ainda o aviso de alguns líderes políticos de que poderá haver falhas no fornecimento de eletricidade no inverno.
“É por isso que devemos sempre ter em casa algumas velas, fósforos e uma lanterna”, atirou o antigo ministro, agora com 80 anos de idade.
A Rússia continua a reter o fornecimento de gás natural para a Europa depois de o Ocidente impor sanções a Moscovo. A escassez levou os preços da energia a dispararem.
Vários países estão já a adotar medidas de consumo de energia. Por exemplo, a Alemanha proibiu piscinas aquecidas.
Wolfgang Schäuble é um político alemão do partido União Democrata-Cristã. Foi ministro das Finanças da Alemanha nos governos de Merkel, entre 2009 e 2017. Desde então, exerce funções de presidente da câmara baixa do parlamento, o Bundestag.
Parem de choramingar pá.
Comam grilos e gafanhotos! !
Vão ter nada e ser felizes seus “ninguéns” !!
Se precisarmos de vocês para combater iremos recrutar-vos a vocês ou aos vossos filhos! Contra o putin! Até ao último ucraniano, até ao último europeu!!
Claro que será o primeiro a dar o exemplo !
O mundo, e não só o Ocidente como ainda ontem se viu na votação da ONU, está em guerra ao lado da Ucrânia. Se os ucranianos morrem diariamente de ataques aéreos e no combate na linha da frente, não poderemos nós fazer um esforço ainda que mínimo quando comparado com o deles? Não sejam egoístas. Estamos todos em guerra e isso obriga a sacrifícios. Uma coisa é certa. A Rússia não vai ganhar esta guerra.
Assino por baixo.
Concordo. A solidariedade com a Ucrânia exige sacrifícios, nomeadamente aguentar a inflação, o que é isso comparado com um míssel em cima das nossas cabeças?
Foi convidado para esta guerra?
A mim ninguem mandou convite…
Estamos? Que eu Saiba eu nada tenho a ver com essa Guerra entre EUA e RUSSIA
O ministro da Alemanha tem toda a razão.
Mesmo com menos acesso a energia, temos atualmente muito melhores condições e muito mais conforto do que as gerações que viveram antes de nós.
Chorar porque perderemos um pouco de conforto quando há pessoas a sofrer os horrores da guerra e a perder muito mais do que nós (todos os bens materiais que possuíam, um braço, uma perna, amigos e familiares, a própria vida…) é um sinal de egocentrismo dificilmente compreensível.
O povo Ucraniano está também a resistir por nós todos, está a resistir pela liberdade no mundo contra o poder ditatorial de tiranos.
Termos menos energia não é nada comparado com aquilo a que o povo Ucraniano está sujeito.
Assim é que se fala Sr Ministro, 100% de acordo.
Uma ideia para os que querem mais guerra independente da facção que apoiam: caminhem para a frente de batalha e apoiem em directo!
Não venham é pedir para tirar comida ou aquecimento aos meus filhos só porque fica bonito terem uma bandeira nas redes sociais.
Emancipem-se meus caros!!
Que patético, não vê mais que o seu umbigo.
A caminho meu caro!!! Entrincheire-se !!
Podes estar certo que os teus filhos agradecerão no futuro este esforço que se lhes pede agora. Por um mundo livre onde podemos escolher, opinar, votar livremente, manifestarmo-nos em liberdade, onde temos direitos. Por tudo isso, e muito mais, agradecerão certamente. Obviamente que o Ocidente não é perfeito. Ninguém aqui diz que o é. Mas é claramente melhor do que um regime opressor liderado por um tirano, criminoso e onde oligarcas têm tudo e o povo nada tem. Se se rever nesses regimes tem alguns para onde pode emigrar (Rússia, Coreia do Norte, Irão, Venezuela…). Vá para lá em busca da sua felicidade.
PS: Irei sempre contestar aqui qualquer comentário de pseudo-intelectuais a favor da Rússia e do crime que está a ser cometido contra a humanidade na Ucrânia.
De um / uma ucraniano/a não se esperava outra coisa…
“Poderão haver falhas” ?, Mau demais, Zap?
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Tomem banhos frios para aquecer.
arbeit macht frei camaradas!!!
mais nada…
eles nunca esconderam e está cada vez mais perto
Este homem além de ter toda a razão e diz as coisas sem complexos nem pruridos. O Ocidente está em guerra, para quem ainda esteja com dificuldade de compreensão. E enquanto os ucranianos estão na frente de batalha, os que se queixam enquanto mantêm o rabo gordo no sofá são uns verdadeiros choramingas. Uns putos ranhosos e mimados. Sem compaixão ou valores. Até venderiam a própria mãe por um pacote de bolachas.
Bem, vamos lá saber uma coisa: as lâmpadas que usamos não são todas de Leds?? eu sempre desconfiei que as lâmpadas de Leds gastam mais! porque gasto muito mais luz agora, do que gastava antes e os candeeiros são os mesmos!! Agora, velas é de mais Mr. Schäuble!
Ó Sara, a sério?! Tanto coisa que podia aqui ter dito neste seu momento de partilha pública, e vai escolher um disparate?
Excelente resposta do “Ó Sara”…. tanta ignorâ ncia no comentário da Sara…
Além disso Schauble tem toda a razão