Crise do petróleo deixa economia do país mais populoso de África à beira do colapso

A crise do petróleo, desencadeada pela baixa procura que fez com que o preço desta matéria prima descesse consideravelmente, põe em risco o futuro da economia da Nigéria, o país mais populoso de África.

A informação é avançada esta semana pela agência Bloomberg, que escreve mesmo que a economia nigeriana pode ficar à beira do abismo sem o dinheiro oriundo do petróleo.

Depois de dias em queda à boleia da pandemia de covid-19, o barril de petróleo Brent – o crude do Mar do Norte, de referência na Europa – recuperou para mais de 30 dólares por barril, mas o petróleo nigeriano continua a ser negociado 10 dólares abaixo do valor, causando uma queda drástica nas receitas do país.

“Agora, todo o país percebeu quão grave é esta ameaça (…) Há a possibilidade de que durante pelo menos três a cinco anos não exista receita a fluir para o Governo oriunda do negócio do petróleo”, disse Andrew Nevin, sócio e economista-chefe da Nigéria na empresa PricewaterhouseCoopers LLP, citado pela agência.

O problema nigeriano atinge outros países no mundo: da Venezuela ao Iraque, passando também pelo Irão, as economias alicerçadas no petróleo podem enfrentar um futuro sombrio – a sua matéria vale agora menos e as empresas privadas querem a sua quota.

Esta terça-feira, o ministro das Finanças da Nigéria, Zainab Ahmed, disse que o país está a enfretar “um golpe duplo” com a pandemia de covid-19 e a queda dos preços do petróleo. Os preços desta matéria prima atingiram valores tão baixos que já não cobrem o custo de a bombear para muitas empresas do país.

Previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam que as receitas de petróleo neste país africano vão cair 26,5 mil milhões de dólares, fazendo contrair a economia da Nigéria 3,4%. “Já não é segredo para ninguém que as receitas do Governo entraram em colapso”, admitiu Clement Agba, ministro do Orçamento e Planeamento Nacional.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não há problemas com o governo de Portugal! O preço do petróleo cai? Não há problemas que por cá ele sobe para pagar as TAP, as EFACEC, as CGD, os BPN, os Novos Bancos,e outro elefantes brancos aceites e aprovados por estes governantes da treta!

RESPONDER

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …