Crise do petróleo deixa economia do país mais populoso de África à beira do colapso

A crise do petróleo, desencadeada pela baixa procura que fez com que o preço desta matéria prima descesse consideravelmente, põe em risco o futuro da economia da Nigéria, o país mais populoso de África.

A informação é avançada esta semana pela agência Bloomberg, que escreve mesmo que a economia nigeriana pode ficar à beira do abismo sem o dinheiro oriundo do petróleo.

Depois de dias em queda à boleia da pandemia de covid-19, o barril de petróleo Brent – o crude do Mar do Norte, de referência na Europa – recuperou para mais de 30 dólares por barril, mas o petróleo nigeriano continua a ser negociado 10 dólares abaixo do valor, causando uma queda drástica nas receitas do país.

“Agora, todo o país percebeu quão grave é esta ameaça (…) Há a possibilidade de que durante pelo menos três a cinco anos não exista receita a fluir para o Governo oriunda do negócio do petróleo”, disse Andrew Nevin, sócio e economista-chefe da Nigéria na empresa PricewaterhouseCoopers LLP, citado pela agência.

O problema nigeriano atinge outros países no mundo: da Venezuela ao Iraque, passando também pelo Irão, as economias alicerçadas no petróleo podem enfrentar um futuro sombrio – a sua matéria vale agora menos e as empresas privadas querem a sua quota.

Esta terça-feira, o ministro das Finanças da Nigéria, Zainab Ahmed, disse que o país está a enfretar “um golpe duplo” com a pandemia de covid-19 e a queda dos preços do petróleo. Os preços desta matéria prima atingiram valores tão baixos que já não cobrem o custo de a bombear para muitas empresas do país.

Previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam que as receitas de petróleo neste país africano vão cair 26,5 mil milhões de dólares, fazendo contrair a economia da Nigéria 3,4%. “Já não é segredo para ninguém que as receitas do Governo entraram em colapso”, admitiu Clement Agba, ministro do Orçamento e Planeamento Nacional.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não há problemas com o governo de Portugal! O preço do petróleo cai? Não há problemas que por cá ele sobe para pagar as TAP, as EFACEC, as CGD, os BPN, os Novos Bancos,e outro elefantes brancos aceites e aprovados por estes governantes da treta!

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …