Crise chegou às esmolas e aos peditórios nas igrejas

3

A crise económica chegou às caixas de esmolas e peditórios nas igrejas portuguesas, que adotaram medidas de “contenção” e “redução de despesas”, havendo até párocos a “congelar” os seus salários nos Açores e no Alentejo.

Este é o retrato feito à agência Lusa por responsáveis de dez dioceses, onde, apesar das dificuldades, a população mantém o “espírito de missão”, na descrição do cónego Fernando Monteiro, da diocese de Braga.

Se é um facto que as paróquias se adaptaram à crise, os termos “contenção” e “redução de despesas” também entraram no discurso de quem administra as dioceses, como acontece na de Coimbra, nas palavras do seu administrador, diácono Luís Loulé.

Valores anuais de recolha de donativos, contributos, peditórios ou esmolas não existem, mas são várias as dioceses a fazer estimativas — quebras de 5% a 10% em Braga, 10% em Coimbra. Em Lisboa, na paróquia de Campo Grande, por exemplo, a diminuição das receitas rondará 30%.

Os salários não são considerados abertamente um problema pela hierarquia da Igreja e as respostas são cuidadosas, mas as paróquias adaptam-se aos novos tempos.

Em Braga, e apesar da queda de receitas, não há casos de paróquias com necessidade de recorrer ao fundo diocesano para o pagamento de salários a párocos.

“Recorrem sim, principalmente, para obras nas igrejas”, afirmou à Lusa o cónego Fernando Monteiro, um dos responsáveis pela diocese.

Uma fonte da diocese de Portalegre e Castelo Branco disse à Lusa que, naquela área, “não tem havido particular problema” quanto à remuneração dos padres, mas admitem alguns casos.

“Cada sacerdote vê a sua remuneração ser composta com a comparticipação de várias paróquias que, em razão da sua baixa população, começam a ter dificuldade em contribuir regularmente com a sua parte na dita remuneração”, afirmou a mesma fonte.

E os próprios contributos dos fiéis na diocese têm vindo a diminuir nos últimos dois anos, embora seja uma situação “pouco acentuada” nas zonas rurais e “mais acentuada” nas zonas urbanas, acrescentou a mesma fonte.

No Alentejo, a arquidiocese de Évora regista, desde a entrada em vigor do euro, em 2002, uma diminuição das “esmolas” nas missas dominicais, mas os anos de austeridade “não significaram necessariamente um agravamento”, disse o vigário-geral, Eduardo Pereira da Silva.

Nos últimos anos, “os contributos não acompanharam o aumento do custo de vida”, o que faz com que as despesas da arquidiocese tenham aumentado e as receitas diminuído ou mantido o mesmo nível, disse.

A redução de projetos diocesanos e o congelamento dos vencimentos dos sacerdotes foram duas das medidas tomadas para “evitar a rutura do sistema”, uma vez que “os contributos das paróquias para o fundo diocesano de sustentação do clero têm diminuído”, referiu.

Já em Beja, segundo o bispo António Vitalino Dantas, “nos últimos três anos, tem havido uma pequena diminuição nas coletas das missas”, que “sempre foram pequenas”, porque “a maioria das pessoas sempre colocou uma pequena moeda no prato das esmolas” e são “poucas” as que colocam uma nota e “quase sempre apenas de cinco euros”.

Entre as esmolas anteriores e as atuais “a diferença é pouca” e a coleta das missas “nunca deu para o sustento do pároco, nem para outros encargos das paróquias”, frisou.

A diminuição das esmolas não tem posto em causa projetos ou obras sociais da Diocese de Beja, porque “não provém das coletas nas missas, mas de outros apelos à generosidade das pessoas e há vários ofertórios anuais para determinados fins da Igreja”, como a Caritas, explicou.

Mais a Norte, em Braga, sentiu-se a diminuição dos donativos. “É transversal. As pessoas têm menos dinheiro, logo não conseguem dar o mesmo que davam antes”, explicou o cónego Fernando Monteiro, dando como exemplo a quebra da receita com os casamentos, cada vez menos.

Em Trás-os-Montes, o cenário é o mesmo e a culpa é também da perda de população, como admitiu à Lusa o bispo de Bragança-Miranda, José Cordeiro.

“Nos últimos cinquenta anos perdemos quase metade da população. É confrangedor olhar a realidade e aquilo que acontece em cada ano aqui no nosso território”, disse o bispo.

Nos Açores, a diocese de Angra do Heroísmo admite “uma diminuição” das ofertas dos fiéis devido à crise.

Segundo uma fonte da diocese, nos últimos tempos foram revistas “algumas situações que apresentavam despesa, na tentativa de controlar custos e ter como prioridade o que é essencial”, garantindo a execução dos “projetos mais importantes”.

E foi nos Açores que, “em algumas situações, o pároco optou por baixar o seu vencimento e outros optaram por prescindir na totalidade”, segundo a mesma fonte.

Em Coimbra, só se começou a notar a diminuição nos contributos dos fiéis a partir de 2013, afirmou o administrador da diocese, diácono Luís Loulé, estimando que a quebra se situe nos 10%.

Luís Loulé admite “alguma contenção” e “redução nas despesas”, mas garantiu que nada disto vai “desfigurar o objetivo da diocese e a sua função”.

A crise é notada também em Viseu, onde o bispo, Ilídio Leandro, confessou à Lusa sentir isso mesmo. “Sentem os párocos e sinto eu e é perfeitamente justificável que isso aconteça, porque as pessoas têm menos possibilidades e muitas estão desempregadas”, disse.

/Lusa

3 Comments

  1. Ohh… coitadinhos dos parasitas que vivem “à grande é à francesa” à custa do dinheiro que recebem das pessoas ignorantes que enganam, prometedor-lhes o céu!! Ignorancia que promovem e defende a todo custo, para as pessoas continuarem iludidas…
    Pode ser que a crise tenha trazido essa coisa positiva que foi por mais pessoas a pensar onde precisam realmente de gastar o seu dinheiro!
    Já é mais do que altura de acabar com esses parasitas!!
    A igreja é a empresa mais rica do mundo, com mais património imobiliário, etc, e, além de NUNCA terem ajudado ninguém, não pagam impostos (IVA, IMI, etc, etc), e ainda querem mamar mais?!
    Basta de alimentar padres, bispos, etc, etc, com as suas vidas cheias de luxos enquanto quem os sustenta, vive mal!!
    Vão mas é trabalhar!!!
    Deus não criou o homem; o homem criou deus!!

  2. Pena?!
    Devia era ter pena das pessoas que vivem mal, das crianças que morrem de fome, etc, etc; enquanto os srs que andam a “vender” esse teu deus, comem e bebem do melhor e vivem “à grande é à francesa”!!
    Também não deixa de ser engraçado que nos dois maiores países do mundo (católico – Brasil e México), toda a gente fale em deus, mas depois é o que se vê… taxas de criminalidade brutais, com roubos/assaltos, violações, homicídios, etc, etc, a toda a hora, como se nada fosse…
    Além do que se vê agora com o Estado Islâmico, etc – ou seja: as religiões no seu melhor…
    Disso que devia ter pena!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.