Crise no Brasil: uma em cada quatro pessoas não tem comida suficiente

2

ABr

Estudo demonstra que 24% da população brasileira admite que não tem tido comida suficiente. Percentagem aumenta entre os mais pobres.

Pandemia, subida de preços, desemprego, crise económica: tudo contribui para que muitas pessoas no Brasil não tenham comida suficiente na mesa.

Uma sondagem realizada pelo Instituto Datafolha demonstra que 24% da população que brasileira admite que não tem em casa a quantidade de comida necessária para alimentar a família.

As perguntas foram feitas na semana passada, entre terça e quarta-feira, e chegou a mais de 2.500 pessoas em 181 municípios brasileiros.

Entre as pessoas inquiridas, 63% disseram que tem tido alimentação em quantidade suficiente. Apenas 13% declararam que têm em casa mais comida do que o necessário.

No contexto das famílias mais pobres, que recebem no máximo dois salários mínimos, 35% responderam que a comida em casa é insuficiente. O salário mínimo nacional no Brasil é de aproximadamente 227 euros.

Entre a classe média, que recebe entre 227 e 1.140 euros por mês, 13% das famílias não tem tido a comida que desejava.

A região Nordeste é a mais afectada, com 32% das famílias a desejarem ter mais alimentos em casa.

O portal Deutsche Welle recorda que a a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional já tinha avisado: a COVID-19 piorou o problema da fome no Brasil.

Antes do surgimento do coronavírus, segundo números da Rede Penssan, 37% das casas apresentavam insegurança alimentar; já durante a pandemia, passaram a ser 55% dos lares com comida insuficiente.

2021 registou uma inflação de 10,06% no Brasil, o valor mais alto em seis anos. E a guerra na Ucrânia pode agravar o cenário.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Naa… o Bolsonaro enviado por Deus tem 1/4 da sua população com comida insuficiente?
    Lindo… para a igrejas/pastores não deve faltar…

    1% da população tem METADE da riqueza do Brasil, que é 2x o tamanho da União Europeia e que tem um PIB per capita metade do português… o que estará errado??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.