Crise baixou salários dos médicos (mas fez crescer os dos juízes e políticos)

PSD / Flickr

-

Os juízes e os políticos são os profissionais que mais viram os seus salários aumentar desde 2011. No sentido oposto, médicos, notários e enfermeiros são os que mais rendimentos perderam.

Esta é a conclusão feita por uma investigação do jornal i que teve por base os dados das remunerações, publicados pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, desde Outubro de 2011.

O diário apurou que há 15 grupos profissionais que tiveram aumentos nos seus rendimentos mensais com destaque para a classe dos juízes.

De acordo com a publicação, em 2011 o salário médio mensal de um juíz era de 4.332 euros; já em Abril deste ano situava-se nos 5.238 euros.

Os políticos também viram os seus rendimentos mensais subir em cerca de 310 euros, estando actualmente nos 2.052 euros.

Os dirigentes superiores tiveram um aumento de 285 euros, os docentes do Ensino Superior universitário ganham mais 103 euros e os do politécnico mais 180 euros, e as forças de segurança foram beneficiadas em mais 89 euros.

Médicos são os que mais viram descer o salário

Do outro lado da barricada, no patamar dos profissionais que mais perderam em termos de rendimentos mensais, estão no topo os médicos com uma descida de mais de 600 euros.

Em 2011, estes profissionais tinham um salário médio mensal da ordem dos 3.980 euros, enquanto actualmente se situa nos 3.311 euros.

Por seu turno, os conservadores e os notários perderam cerca de 297 euros, auferindo agora cerca de 3.606 euros.

Os enfermeiros perderam cerca de 189 euros, ganhando actualmente uma média de 1.476 euros.

Os diplomatas, com menos 171 euros, os técnicos de diagnóstico e terapêutica (menos 113 euros), os bombeiros (menos 79 euros), os trabalhadores do Fisco (menos 54 euros), os oficiais dos registos e notariado (menos 47,9) estão também entre os profissionais que mais rendimentos mensais perderam nos últimos anos de crise.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. São estas merdices que demonstram o tipo de democracia eu Portugal tem. Depois andam a correr pra Angola para encobrir a merda feita cá com o lixo de lá.

RESPONDER

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …