Crise baixou salários dos médicos (mas fez crescer os dos juízes e políticos)

PSD / Flickr

-

Os juízes e os políticos são os profissionais que mais viram os seus salários aumentar desde 2011. No sentido oposto, médicos, notários e enfermeiros são os que mais rendimentos perderam.

Esta é a conclusão feita por uma investigação do jornal i que teve por base os dados das remunerações, publicados pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, desde Outubro de 2011.

O diário apurou que há 15 grupos profissionais que tiveram aumentos nos seus rendimentos mensais com destaque para a classe dos juízes.

De acordo com a publicação, em 2011 o salário médio mensal de um juíz era de 4.332 euros; já em Abril deste ano situava-se nos 5.238 euros.

Os políticos também viram os seus rendimentos mensais subir em cerca de 310 euros, estando actualmente nos 2.052 euros.

Os dirigentes superiores tiveram um aumento de 285 euros, os docentes do Ensino Superior universitário ganham mais 103 euros e os do politécnico mais 180 euros, e as forças de segurança foram beneficiadas em mais 89 euros.

Médicos são os que mais viram descer o salário

Do outro lado da barricada, no patamar dos profissionais que mais perderam em termos de rendimentos mensais, estão no topo os médicos com uma descida de mais de 600 euros.

Em 2011, estes profissionais tinham um salário médio mensal da ordem dos 3.980 euros, enquanto actualmente se situa nos 3.311 euros.

Por seu turno, os conservadores e os notários perderam cerca de 297 euros, auferindo agora cerca de 3.606 euros.

Os enfermeiros perderam cerca de 189 euros, ganhando actualmente uma média de 1.476 euros.

Os diplomatas, com menos 171 euros, os técnicos de diagnóstico e terapêutica (menos 113 euros), os bombeiros (menos 79 euros), os trabalhadores do Fisco (menos 54 euros), os oficiais dos registos e notariado (menos 47,9) estão também entre os profissionais que mais rendimentos mensais perderam nos últimos anos de crise.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. São estas merdices que demonstram o tipo de democracia eu Portugal tem. Depois andam a correr pra Angola para encobrir a merda feita cá com o lixo de lá.

RESPONDER

Crise energética acaba à meia-noite

Cerca de doze horas depois de o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter anunciado, uma semana após o arranque, o final da greve, o primeiro-ministro anunciou que o estado de crise energética …

Astrónomos encontram 39 galáxias tão rápidas que nem o Hubble as consegue ver

Galáxias antigas e massivas têm-se escondido no nosso Universo - e esconderam-se tão bem que são "invisíveis" ao olhos do famoso Telescópio Hubble. Mas agora, os astrónomos que examinaram dados infravermelhos descobriram 39 destas galáxias, a …

Beber 3 ou mais cafés por dia pode provocar enxaquecas

Um estudo procurou avaliar o papel do consumo de cafeína como potencial desencadeador de enxaquecas no próprio dia, ou no dia a seguir. Apesar das teorias que dizem que o café pode provocar dores de cabeça …

Os Neandertais tinham "ouvidos de nadador"

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington. As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal …

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …