/

Criptomoedas são “100% baseadas na teoria do maior idiota” (diz Bill Gates)

oninnovation / Flickr

O fundador da Microsoft, Bill Gates

Numa altura de crise no mercado das criptomoedas, o multimilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, volta a criticar estes activos digitais, considerando que o seu valor se baseia a “100% na teoria do maior idiota”.

O mercado das criptomoedas vive tempos difíceis depois do colapso de uma das maiores bolsas destes activos digitais, a FTX, com um buraco de 8 mil milhões de euros.

O CEO da FTX.com, Sam Bankman-Fried, de apenas 30 anos, já foi ao Twitter pedir desculpas aos clientes e investidores. “F*** tudo e devia ter feito melhor”, escreveu na rede social.

Este caso instalou a desconfiança no mercado das criptomoedas, o que levou a bitcoin a cair para o nível mais baixo dos últimos dois anos – só a moeda da FTX — a FTT — perdeu metade do valor.

Quem não fica surpreendido com esta instabilidade é Bill Gates que foi sempre um crítico activo das criptomoedas.

O fundador da Microsoft considera que o valor das criptomoedas e dos NFTs (Tokens Não-Fungíveis) se baseia a “100% na teoria do maior idiota”, de que “alguém vai pagar mais por aquilo do que eu”, conforme disse numa conferência organizada pelo site TechCrunch.

Gates critica o facto de as criptomoedas terem “uma anonimidade associada, em que se evitam impostos, regras governamentais”. “Não estou envolvido em nada disso”, sublinha o multimilionário citado pelo site Pplware.

Antes destas declarações, o fundador da Microsoft já tinha falado do assunto quando foi confrontado com os investimentos de Elon Musk em criptomoedas.

Elon tem toneladas de dinheiro e é muito sofisticado, por isso não me preocupo que a sua bitcoin suba ou desça aleatoriamente”, referiu Gates em entrevista à agência Bloomberg.

“Acho que as pessoas que são “compradas” por essas manias podem não ter tanto dinheiro de sobra”, acrescentou, deixando um aviso. “Se tem menos dinheiro do que Elon, provavelmente deveria ter cuidado“, aconselhou Gates.

Não foram as primeiras vezes que Gates criticou os activos digitais. No passado, já tinha dito que as “Bitcoins usam mais electricidade por transacção do que qualquer outro meio conhecido à humanidade”, o que “não é bom para o ambiente”, como vincou.

Sobre os NFTs ironizou que “imagens digitais com caras de macacos vão tornar o mundo muito melhor!”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.