As criptomoedas matam, diz Bill Gates

Thomas Hawk / Flickr

Bill Gates

O milionário Bill Gates, fundador da Microsoft

As criptomoedas “estão a matar directamente pessoas”, diz o fundador da Microsoft, Bill Gates, referindo-se à forma como as moedas digitais como a bitcoin são usadas para comprar drogas como opiáceos sintéticos.

Segundo Bill Gates, o anonimato garantido nas transacções com as criptomoedas permite que sejam usadas para financiar o terrorismo e lavar dinheiro. O comentário foi feito durante um ask me anything no Reddit.

A principal característica das criptomoedas é o seu anonimato. Não acho que seja algo positivo. É bom que um governo seja capaz de identificar movimentos de lavagem de dinheiro, evasão fiscal e financiamento do terrorismo”, afirmou.

“Actualmente, as criptomoedas estão a ser usadas para comprar fentanil e outras drogas. É uma tecnologia que causa directamente mortes. E acho que as ondas especulativas em torno destas moedas são muito arriscadas para quem entra aposta nelas”, disse o fundador da Microsoft.

As criptomoedas, que só existem virtualmente, são códigos digitais armazenados em “carteiras digitais” num telemóvel ou computador. Cada transacção é mantida num registo público, a blockchain, o que impede que alguém gaste uma moeda que não seja sua.

Para obter estas moedas, é possível comprá-las com dinheiro a pessoas ou empresas que lançam as suas próprias moedas virtuais, recebendo pagamentos por produtos ou serviços, ou realizando uma actividade conhecida como mineração, que consiste em validar transacções com criptomoedas.

O valor destas moedas deriva da disposição das pessoas em trocá-las por bens e serviços reais. A sua valorização recente levou diversos governos em todo o mundo a olhar com mais atenção para o seu impacto na economia e na vida dos cidadãos.

Ainda que a tecnologia blockchain, na qual são baseadas, seja alvo de elogios frequentes, há preocupações quanto aos seus efeitos económicos e ligações ao crime digital – nomeadamente em lavagem de dinheiro. O Tesouro britânico investiga actualmente, por exemplo, as consequências do uso destas moedas.

Críticas e roubo

Gates não é o primeiro a criticar as criptomoedas e a especulação em torno delas. O investidor Warren Buffet também já disse que esta excitação “acabará mal”.  Também Steve Wozniak, co-fundador da Apple, revelou esta semana que teve sete bitcoins que foram roubadas numa transação.

“Alguém as comprou com um cartão de crédito falso, e depois cancelou o pagamento. Foi assim, simples”, explicou em uma conferência na Índia. Naquele momento, aquelas sete bitcoins valiam menos de 5000 dólares. Hoje, o seu valor superaria os 70 mil.

“A blockchain identifica quem tem uma bitcoin, mas isso não significa que não possa haver fraudes”, acrescentou Wozniak – que no entanto tinha anteriormente, em outubro de 2017, sustentado que as bitcoins são mais rentáveis que ouro ou prata.

(dr) Bill Gates

Os comentários de Bill Gates no Reddit não foram bem recebidos por quem participava no debate.

Também Bill Gates nem sempre proferiu palavras duras contra a bitcoin. Em 2014, em entrevista à Bloomberg, disse que a criptomoeda era “melhor do que dinheiro”. Agora, porém, o empresário defende que, ao contrário do dinheiro, as criptomoedas podem ser usadas remotamente, o que dificulta o seu controlo.

Os comentários de Gates no Reddit não foram bem recebidos por quem participava no ask me anything. Alguns criticaram o milionário, dizendo que está mal informado sobre a tecnologia e que precisa de estudar melhor o assunto. Outros acusam Gates de estar a tentar influenciar o mercado com as suas críticas.

O fundador da Microsoft criticou também duramente outras tecnologias que considera demasiado arriscadas. Gates sustenta, por exemplo, que o Hyperloop, sistema ultraveloz de transporte com cápsulas que Elon Musk está a desenvolver, “não é um conceito que faça muito sentido, porque é complexo torná-lo seguro”.

Gates vê com bons olhos outras coisas, como a automatização, que “está a impulsionar a indústria desde a Revolução Industrial”, mas prevê tempos turbulentos para a economia global. Segundo Bill Gates, apesar de não ser possível prever quando ocorrerá, “é certo” que haverá outra crise financeira” como a de 2008.

ZAP // BBC / Ars Technica

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • Tem toda a razão (foto de arquivo, legenda esquecida). Antes de Bezos até outros tinham já destronado Bill Gates. Obrigado pelo reparo, está corrigido.

  1. Se as criptomoedas matam, quando é que já matou o dinheiro físico e sua a anterior forma, o ouro?
    Acho que os donos das grandes fortunas tem uma aversão à falta de poder no controlo do valor da moeda.
    O valor das criptomoedas está nas mãos de quem as usa (o povo) e não de quem ter poder sobre o povo (governantes e banqueiros). Deixam de ter o poder especulativo que tinham, que de uma forma ou outra iam controlando o povo. Deixando o povo decidir o que vale mais, ou de outra forma, deixar o mercado mandar de acordo com a oferta e procura, a balança comercial deixa de ser manipulável com os interesses desses “ditadores”.

  2. Ainda bem que com Dólares, Euros, e com todas as outras moedas FIAT não se consegue comprar drogas, financiar o terrorismo e lavar dinheiro. Se apenas as criptomoedas servem para isso, estamos muito bem.

  3. e a novidade ? o tipo esta a perder faculdades, a dizer o que toda a gente ja sabe ,deve ter sido um discursso dirigido para as crianças 😉

  4. Não foram as vacinas da sua fundação do Bill Gates que andaram a matar à fartasana crianças em África e na Índia? Foram.

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …