Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta.

Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos de papel a partir de 2021, após receber cartas de crianças a pedir para se livrar dos sacos de plástico descartável.

A promessa vem como parte do anúncio recente da Lego de que está a investir 400 milhões de dólares ao longo de três anos para melhorar os seus esforços de sustentabilidade. Entre as suas muitas promessas, a empresa está a procurar fazer peças com materiais sustentáveis ​​até 2030, embalagens sustentáveis ​​até ao final de 2025 e todas as operações de fabricação neutras em carbono até ao final de 2022.

“Recebemos muitas cartas de crianças sobre meio ambiente a solicitar a retirada de embalagens de plástico descartáveis. Temos explorado alternativas há algum tempo e a paixão e as ideias das crianças inspiraram-nos a começar a fazer a mudança”, disse, em comunicado, Niels B Christiansen, CEO do Lego Group. “Não podemos perder de vista os desafios fundamentais que as gerações futuras enfrentam. É fundamental que tomemos medidas urgentes agora para cuidar do planeta e das gerações futuras”.

Estima-se que cerca de 440 mil milhões de peças de Lego foram fabricadas desde que a empresa iniciou a produção em 1949. Um estudo no início deste ano, publicado na revista científica Environmental Pollution, estimou que os tijolos de plástico podem permanecer no meio ambiente entre 100 e 1.300 anos. Além dos tijolos, há também a preocupação com as embalagens de plástico não biodegradáveis.

Cerca de 80% das peças de LEGO são feitas de uma substância à base de petróleo conhecida como acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS). De acordo com o IFLScience, é um verdadeiro desafio encontrar uma alternativa biodegradável para este material que ainda seja resistente, seguro e agradável à vista.

A Lego está atualmente a considerar a ideia de trocar a maioria das peças por polietileno à base de cana-de-açúcar em vez de plástico à base de petróleo.

Para garantir que as novas peças sejam seguras e práticas, a Lego tem um Programa de Materiais Sustentáveis ​​que envolve mais de 150 especialistas a trabalhar para tornar os seus produtos e embalagens mais sustentáveis.

“Num momento em que o mundo enfrenta numerosos desafios, as empresas devem agir para criar um impacto positivo e duradouro no meio ambiente e na sociedade”, disse Christiansen. “Ninguém pode fazer isso sozinho. Exorto as empresas, Governos, pais, crianças e ONGs a continuarem a unir forças para criar um futuro sustentável para os nossos filhos, os construtores de amanhã.”

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “por polietileno à base de cana-de-açúcar em vez de plástico à base de óleo”: julgo que a última palavra é “petróleo”, não “óleo”.

    • Assim como, na frase anterior, onde se lê “De acordo com o IFLScience, é um verdadeiro desafio encontrar uma alternativa não biodegradável para este material que ainda seja resistente, seguro e agradável à vista.”, penso que se deveria ler “De acordo com o IFLScience, é um verdadeiro desafio encontrar uma alternativa biodegradável para este material que ainda seja resistente, seguro e agradável à vista.”
      Também à atenção do ZAP.

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …