Centenas de novos crimes vão agravar acusação contra Rui Pinto

cv (YouTube)

O Ministério Público está a reunir centenas de outros crimes, para além do caso Doyen, para incluir na acusação contra o pirata informático Rui Pinto.

O hacker Rui Pinto vai ver a sua acusação agravada com centenas de novos crimes, que incluem pirataria informática a vários personalidades. De acordo com a notícia avançada pelo Diário de Notícias, Rui Pinto pirateou Cristiano Ronaldo, magistrados do Ministério Público (MP), escritórios de advogados e funcionários do Ministério da Administração Interna e da PSP, entre outros.

Na semana passada, a Hungria, onde residia o jovem, deu luz verde para Portugal investigar todas as suspeitas, além do inquérito relacionado com a Doyen e o Sporting. O Ministério Público já tinha pedido à Hungria a extensão do Mandado de Detenção Europeu para que pudesse usar como prova todo o material informático que tinha sido apreendido.

Agora, o MP tem novos crimes para incluir na acusação contra o pirata informático, que divide a opinião pública em relação ao facto de ser um criminoso ou um whistleblower. O Ministério Público tem até dia 22 de setembro para concluir a acusação contra o jovem português.

Rui Pinto foi detido por suspeitas de acesos ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada. Como cada acesso ilegal a diferentes alvos conta como um crime, a lista poderá “engordar” bastante.

Para Patrícia Barão, a procuradora responsável pela acusação, “a dimensão da atuação do arguido Rui Pinto, demonstradamente, não se cingiu ao SCP e à Doyen, nem tão pouco a atividades desportivas”. Razão pela qual foi pedido um alargamento da instrução criminal devido à complexidade do caso. No entanto, este mesmo pedido foi negado.

O hacker é suposto de ter acedido ilicitamente a informações confidenciais do antigo diretor do Departamento Central de investigação e Ação Penal, Amadeu Guerra, e o procurador da República Pedro Verdelho. Rui Pinto também pirateou a PLMJ, a sociedade de advogados que defendeu o Benfica no caso “E-Toupeira”.

Na área do futebol, o Ministério Público, citado pelo DN, menciona ainda o acesso ilegal a “organismos do meio futebolístico, tal como FIFA, Confederação Sul-americana de Futebol, Clube Desportivo Nacional e Futebol Clube do Porto”.

//

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. …já era previsível. O único criminoso é rui pinto todo o resto são inocentes. não se passa nada. Não há fugas fiscais . não há corrupção, não existe favor na passagem de documentos judiciais, nada. É a nossa justiça. Vai mais depressa preso o agente de autoridade ,que o bandido!

RESPONDER

Liverpool vence Manchester United e vê o título cada vez mais perto

O Liverpool continua imparável na rota do título de campeão que lhe foge há três décadas, depois de ter vencido por 2-0 na receção ao Manchester United, este domingo, em jogo da 23.ª jornada da …

Novo mapa das freguesias na gaveta do Governo há dois anos

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, voltou a garantir, na passada sexta-feira, que o Governo quer reverter a fusão de algumas das 1168 freguesias que se extinguiram em 2013. …

Juventus reforça liderança em Itália com bis de Ronaldo

Dois golos de Cristiano Ronaldo deram a vitória à Juventus, este domingo, na receção ao Parma (2-1), na 20.ª jornada da Liga italiana, com os campeões em título a reforçarem a liderança no campeonato. Frente à …

Salvini tem trunfo na manga para pedir novamente eleições antecipadas

Uma vitória da Liga nas eleições regionais de Emilia Romagna pode dar a Matteo Salvini o pretexto para exigir eleições antecipadas em Itália. Matteo Salvini continua de olhos postos no cargo de primeiro-ministro e pode voltar …

Trocar garrafas de plástico por descontos só será possível em março

O projeto-piloto para o depósito de garrafas de plástico a troco de talões de desconto nos supermercados estava previsto arrancar em janeiro. Porém, o atraso em desbloquear fundos de financiamento pode empurrar o arranque para …

Depressão Glória. Quedas de árvores, falhas de eletricidade e um ferido grave

A depressão Glória já provocou várias quedas de árvores, falhas na eletricidade e um ferido grave. Coimbra, Viseu e Castelo Branco são os distritos mais afetados. "O concelho mais afetado, neste momento, é Coimbra", afirmou o …

Ministério Público contratou ex-agente da PJ para analisar contas da Operação Tutti Frutti

As contas do caso Tutti-Frutti foram entregues a Edígio Cardoso, antigo diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística (UPFC) da Polícia Judiciária, reformado há mais de um ano. A investigação do caso Tutti-Frutti iniciou-se em …

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …