Crime informático dispara e PJ não tem agentes suficientes

Em 2017, registaram-se quase 1.000 crimes informáticos. No entanto, os inspetores que investigam esta área são pouco mais de 30.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado esta quarta-feira, foram feitas 976 queixas relacionadas com o cibercrime no ano passado. Este número revela um crescimento de 226% em 11 anos, face às 299 denúncias de 2016. Entre 2016 e 2017 a subida foi de 21,8% (de 801 para 976 casos).

Contudo, o número de inspetores não acompanha esta tendência de crescimento. A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária conta com pouco mais de 30 inspetores.

Carlos Cabreiro, diretor da UNC3T, reconhece ao Diário de Notícias que “tem de haver uma adequação dos meios a uma realidade criminal que tem aumentado em complexidade e solicitações”. Ainda assim, o diretor nacional que a unidade será dotada de mais elementos ainda este ano.

A Unidade Nacional irá integrar mais elementos até ao final deste ano, 30 segundo o referido. No entanto, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, não se comprometeu com uma data concreta, mas adiantou que “assim que os novos inspetores concluírem o curso e o estágio, a UNC3T será reforçada”.

Ainda assim, a equipa não ultrapassará os 70 agentes, ainda muito longe da meta de 100 inspetores prometidos por Almeida Rodrigues, em declarações ao jornal, a 28 de março de 2015.

Carlos Cabreiro, por sua vez, recusa-se a comentar a falta de recursos – quer humanos, quer tecnológicos – na unidade, garantindo que “esta criminalidade é cada vez mais complexa com novas questões associadas aos meios de pagamento, ao malware, a valores bancários”.

Nas subidas de participações por cibercrime, destaca-se o crime de acesso ilegítimo ou indevido (+21%), a devassa por meio informático (+16%), a falsidade informática (+16%) e a sabotagem informática (+27%), dá conta o jornal.

O Relatório Anual de Segurança Interna prevê que no futuro venha a aumentar a anonimidade na navegação e cifragem de dados, além do branqueamento de capitais com recurso a moedas, contas bancárias e cartões virtuais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …