Crime informático dispara e PJ não tem agentes suficientes

Em 2017, registaram-se quase 1.000 crimes informáticos. No entanto, os inspetores que investigam esta área são pouco mais de 30.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado esta quarta-feira, foram feitas 976 queixas relacionadas com o cibercrime no ano passado. Este número revela um crescimento de 226% em 11 anos, face às 299 denúncias de 2016. Entre 2016 e 2017 a subida foi de 21,8% (de 801 para 976 casos).

Contudo, o número de inspetores não acompanha esta tendência de crescimento. A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária conta com pouco mais de 30 inspetores.

Carlos Cabreiro, diretor da UNC3T, reconhece ao Diário de Notícias que “tem de haver uma adequação dos meios a uma realidade criminal que tem aumentado em complexidade e solicitações”. Ainda assim, o diretor nacional que a unidade será dotada de mais elementos ainda este ano.

A Unidade Nacional irá integrar mais elementos até ao final deste ano, 30 segundo o referido. No entanto, o diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, não se comprometeu com uma data concreta, mas adiantou que “assim que os novos inspetores concluírem o curso e o estágio, a UNC3T será reforçada”.

Ainda assim, a equipa não ultrapassará os 70 agentes, ainda muito longe da meta de 100 inspetores prometidos por Almeida Rodrigues, em declarações ao jornal, a 28 de março de 2015.

Carlos Cabreiro, por sua vez, recusa-se a comentar a falta de recursos – quer humanos, quer tecnológicos – na unidade, garantindo que “esta criminalidade é cada vez mais complexa com novas questões associadas aos meios de pagamento, ao malware, a valores bancários”.

Nas subidas de participações por cibercrime, destaca-se o crime de acesso ilegítimo ou indevido (+21%), a devassa por meio informático (+16%), a falsidade informática (+16%) e a sabotagem informática (+27%), dá conta o jornal.

O Relatório Anual de Segurança Interna prevê que no futuro venha a aumentar a anonimidade na navegação e cifragem de dados, além do branqueamento de capitais com recurso a moedas, contas bancárias e cartões virtuais.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …