“Já criaram problemas suficientes no mundo!”, diz China aos EUA durante reunião da ONU

Chinese Mission to UN / Twitter

O embaixador chinês da ONU, Zhang Jun

A China indignou-se com os Estados Unidos (EUA), durante uma reunião por videoconferência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), após este último ter acusado o país de ser o responsável pela pandemia.

“Já chega! Já criaram problemas suficientes no mundo!”, disse Zhang Jun, embaixador chinês na ONU, dirigindo-se à embaixadora norte-americana Kelly Craft, noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias.

“Antes de apontar o dedo aos outros, qual é a causa dos sete milhões de casos de infeção e mais de 200 mil mortes nos EUA?”, questionou o embaixador chinês, acusando Washington de espalhar “o vírus da desinformação”, além de “mentir” e “enganar”.

Zhang Jun afirmou que agir desta forma “não resolverá nenhum problema”. “Parem de politizar o vírus (…) uma grande potência deve comportar-me como uma grande potência”, frisou, recebendo depois o apoio do seu colega russo, Vasily Nebenzia.

Durante a reunião, liderada pelo presidente nigeriano Issufu Mahamadu, na qual participaram os líderes da Tunísia e da Estónia e os chanceleres da Rússia e de França, Kelly Craft reiterou as acusações que o Presidente Donald Trump fez na terça-feira durante o seu discurso perante a Assembleia Geral da ONU.

“Deveria ter vergonha! Estou chocada e indignada com o conteúdo da discussão de hoje”, indicou Kelly Craft. “Na verdade, estou bastante envergonhada deste Conselho, com membros que aproveitaram a oportunidade para se concentrar em ressentimentos políticos em vez de [se concentrarem] na questão crítica da agenda”, sublinhou.

“A decisão do Partido Comunista Chinês de ocultar a origem deste vírus, de minimizar o perigo e de suprimir a cooperação científica transformou uma epidemia local numa pandemia global”, denunciou. “Mais importante ainda, essas decisões já custaram centenas de milhares de vidas em todo o mundo. Centenas de milhares”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …