“Já criaram problemas suficientes no mundo!”, diz China aos EUA durante reunião da ONU

Chinese Mission to UN / Twitter

O embaixador chinês da ONU, Zhang Jun

A China indignou-se com os Estados Unidos (EUA), durante uma reunião por videoconferência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), após este último ter acusado o país de ser o responsável pela pandemia.

“Já chega! Já criaram problemas suficientes no mundo!”, disse Zhang Jun, embaixador chinês na ONU, dirigindo-se à embaixadora norte-americana Kelly Craft, noticiou esta sexta-feira o Diário de Notícias.

“Antes de apontar o dedo aos outros, qual é a causa dos sete milhões de casos de infeção e mais de 200 mil mortes nos EUA?”, questionou o embaixador chinês, acusando Washington de espalhar “o vírus da desinformação”, além de “mentir” e “enganar”.

Zhang Jun afirmou que agir desta forma “não resolverá nenhum problema”. “Parem de politizar o vírus (…) uma grande potência deve comportar-me como uma grande potência”, frisou, recebendo depois o apoio do seu colega russo, Vasily Nebenzia.

Durante a reunião, liderada pelo presidente nigeriano Issufu Mahamadu, na qual participaram os líderes da Tunísia e da Estónia e os chanceleres da Rússia e de França, Kelly Craft reiterou as acusações que o Presidente Donald Trump fez na terça-feira durante o seu discurso perante a Assembleia Geral da ONU.

“Deveria ter vergonha! Estou chocada e indignada com o conteúdo da discussão de hoje”, indicou Kelly Craft. “Na verdade, estou bastante envergonhada deste Conselho, com membros que aproveitaram a oportunidade para se concentrar em ressentimentos políticos em vez de [se concentrarem] na questão crítica da agenda”, sublinhou.

“A decisão do Partido Comunista Chinês de ocultar a origem deste vírus, de minimizar o perigo e de suprimir a cooperação científica transformou uma epidemia local numa pandemia global”, denunciou. “Mais importante ainda, essas decisões já custaram centenas de milhares de vidas em todo o mundo. Centenas de milhares”, acrescentou.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …

O serial killer John Wayne Gacy

Vítima de serial killer identificada 40 anos depois através do ADN de um dente

Os restos mortais de Francis Wayne Alexander foram encontrados há mais de 40 anos na casa do infame serial killer John Wayne Gacy. Mas só agora se conseguiu verificar a sua identidade. Segundo conta a cadeia …

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …