Milhares de crianças ucranianas torturadas e raptadas. “Não é mais do que genocídio”

7

Bartlomiej Wojtowicz / EPA

O exército russo é acusado de “genocídio” por torturar, matar e raptar crianças ucranianas. Calcula-se que milhares de menores tenham sido levados para a Rússia.

Desde o início da guerra na Ucrânia, há praticamente um ano, foram várias as acusações de que a Rússia estaria a raptar crianças ucranianas.

Em abril, Volodymyr Zelenskyy disse perante o Parlamento português que meio milhão de ucranianos tinham sido “raptados e deportados para campos remotos na Rússia”.

Em agosto do ano passado, a Ucrânia acusou Moscovo de realizar adoções de crianças ucranianas de forma ilegal, que foram transferidas de zonas ocupadas diretamente para a Rússia, contra a sua vontade.

“Mais de 1.000 crianças de Mariupol […] foram ilegalmente dadas a estrangeiros em Tiumen, Irkutsk, Kemerovo e no distrito de Altaï”, na Sibéria, avisava o Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano.

Mais tarde, em novembro, a Ucrânia voltava a acusar os russos de “raptar” 34 crianças em Myrna, na região de Kherson.

A responsável presidencial para a defesa dos direitos das crianças, Daria Gerasimchuk, garante que aquilo que as tropas russas estão a fazer às crianças ucranianas “não é mais do que um ato de genocídio”.

São vários os relatos de crianças que são mortas e torturadas por soldados russos.

“Recolhi vários testemunhos sobre isso. Um rapaz, menor, foi simplesmente apanhado num posto de controlo improvisado e mantido sob cativeiro num veículo blindado. Sabiam que ele tinha 16 anos de idade, levaram-no para a zona de Chernobyl e espancaram-no”, começa por dizer Andriy Nebitov, chefe da Polícia de Kiev, em declarações à CNN.

“Torturam-no com correntes elétricas e depois levaram-no para o território da República da Bielorrússia”, acrescentou.

Felizmente, os guardas fronteiriços perceberam que o rapaz era menor e levaram-no para um orfanato, onde foi depois devolvido à família. No entanto, nem todas as histórias correm assim tão bem.

“Temos uma família com quatro filhos que partiu. Sabemos com certeza que foram levados para o território da Federação Russa e o seu destino é desconhecido“, disse ainda Andriy Nebitov.

ZAP //

7 Comments

  1. As acusações vêm todas da Ucrânia. Que credibilidade se deve reconhecer a este tipo de acusações da parte de um beligerante contra o outro? Será que nos tomam todos por parvos?…

  2. Só se houve falar o Lacaio dos EUA , nunca se houve falar o outro lado, eu quando ele aparece na TV até mudo de canal , vamos um dia saber é mas o que fez fez a Tantos Bilioes enviados, quem Sofre são os Povos seja na Ucrania Russia ou outro Pais , Infelizmente quem sofre será sempre o Povo.

  3. Credível ou não , este artigo não permite uma reação objetiva quanto ao seu conteúdo ! ………. A beligerância Russa , é relatada diariamente na C.S en geral , as atrocidades cometidas por o Invasor são indiscutíveis , portanto o horror permanente causado por Putin é sem limites , os seus Soldados e Mercenários , não querem saber da “Idade” de cada Ucraniano para o eliminar ! …. Certo é , que a Rússia , no final deste Horror , terá que responder dos seus crimes e levará aos olhos do Mundo , Anos a limpar a sua Imagem , ainda hoje a Alemanha vive com essa mácula , mesmo se perdoada foi !

    • A propaganda pode distorcer a opinião das pessoas mas não mudará nada ao que se passa no terreno. Esta guerra só pode acabar com uma vitória russa e é bom que nos habituemos à ideia…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.