Crianças raptadas por jihadista voltaram da Síria com ajuda de Roger Waters

Alterna2, http://www.alterna2.com / wikimedia

Roger Waters, um dos fundadores dos Pink Floyd

Dois rapazes que foram raptados pelo pai, um jihadista do grupo terrorista Estado Islâmico, foram resgatados da Síria pela mãe com a ajuda de Roger Waters, o fundador dos Pink Floyd, que financiou o processo e cedeu o seu jacto privado para as viagens.

Foi em 2014 que Mahmud e Ayyub, de 11 e 7 anos de idade, foram levados pelo pai  de Trinidade e Tobago, de onde são naturais, para a Síria, onde viveram nos últimos anos no reduto do Estado Islâmico ao lado da madrasta, uma mulher belga que também se radicalizou.

Quando o pai morreu em combate e a coligação de forças internacionais atacou Raqqa, que foi o bastião do grupo terrorista na Síria, os dois rapazes fugiram com a madrasta. Mas, entretanto, foram encontrados sozinhos na berma de uma estrada pelas forças cordas sírias.

Mahmud e Ayyub ficaram alojados num acampamento com outros familiares de jihadistas falecidos ou capturados.

A vida dos dois jovens mudou quando o jornal britânico The Guardian divulgou a sua história. Roger Waters leu o artigo e pôs mãos à obra para ajudar, contactando a organização internacional Reprieve que se dedica a auxiliar pessoas vítimas de tortura e de riscos e agressões várias.

O fundador dos Pink Floyd financiou o resgate dos jovens, pagando todos os custos do processo, e cedeu o seu jacto privado para que a mãe deles, Felicia Perkins-Ferreira, natural de Trinidade e Tobago, viajasse para a Síria para os ir buscar.

Felicia conseguiu passar a fronteira do Iraque com os filhos, e ficaram alojados num hotel de luxo em Erbil, a capital do Curdistão Iraquiano. De seguida, rumaram a Zurique, na Suíça, numa escala antes de chegarem a Londres, no Reino Unido, onde vão ser acompanhados num programa de reabilitação para vítimas, antes de voltarem a casa em Trinidade.

“Foi a primeira vez que dormi como deve ser em quatro anos“, contou a mãe das crianças ao The Guardian. “Muitas vezes, não comia durante dias a pensar: ‘Se eles não estão a comer porque devo eu fazê-lo?’”, relata ainda Felicia.

A mulher diz-se “muito, muito grata” a todos os que a ajudaram a recuperar os filhos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …