Crianças roubam jipe e conduzem mais de 900 quilómetros na Austrália

Três rapazes e uma rapariga, com idades entre os 10 e os 14 anos, pegaram nalgum dinheiro, canas de pesca e num jipe todo o terreno para conduzir por mais de 900 quilómetros na Austrália.

As crianças saíram de Gracemere, em Queensland, no nordeste do país, no início do fim de semana. Os quatro foram encontrados em segurança este domingo, em Grafton, Nova Gales do Sul, no sudeste australiano.

De acordo com a BBC, um dos rapazes deixou um recado à família a dizer que ia sair. Os menores não pertenciam todos à mesma família. O carro era dos pais de um deles. Não se sabe quando fugiram, mas acredita-se que tenham saído no sábado, já de noite, ou cedo no domingo de manhã.

Na manhã deste domingo, os jovens pararam numa estação de serviço cerca de 140 quilómetros após o início da viagem e, alegadamente, roubaram combustível. Um funcionário da estação disse ao jornal australiano Daily Telegraph que o carro parecia conduzido por um cliente normal, até alguém sair para abastecer. “É muito baixo”, diz o funcionário, descrevendo imagens de vídeo-vigilância. “Ele quase nem chega à janela”.

Nesse mesmo dia, a polícia intercetou o veículo perto de Grafton. Após iniciar uma perseguição, preocupadas com a idade do condutor, as autoridades resolveram parar. Mais tarde, a viatura foi novamente encontrada. Os menores trancaram-se no interior, tendo a polícia usado um bastão para entrar no veículo e os deter.

Darren Williams, da polícia local, citado pela BBC, diz que as autoridades presumem que as crianças tenha dividido a condução entre elas. “É uma jornada bastante grande e é um longo caminho para um jovem”, disse. Segundo ele, a distância percorrida pelos menores costuma demorar dez horas a fazer.

As crianças serão ouvidas quando os respetivos pais estiverem presentes. No entanto o inspetor deu conta de que serão acusadas, não tendo clarificado no entanto que tipo de acusações enfrentam. A idade legal para tirar a carta nos dois estados australianos em causa é de 17 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …