/

Crianças rebeldes e teimosas tendem a ter salários mais altos

1

De acordo com um estudo recente, crianças teimosas e rebeldes adaptam-se muito bem às condições do mercado de trabalho quando crescem.

Depois de fatores não cognitivos relacionados ao sucesso profissional serem excluídos do estudo (como a situação económica dos pais), a tendência em quebrar regras foi o que mais influenciou na conquista de altos salários.

Para examinar a ligação entre as características dos alunos e o seu sucesso ocupacional 40 anos mais tarde, os investigadores do projeto MAGRIP analisaram informações de três mil alunos do 6º ano do Luxemburgo, em 1968.

Os dados incluíam o QI da criança, informações sobre a família e as condições económicas, além de um questionário sobre o comportamento no dia a dia, tanto na escola quanto em casa. Os professores também deram feedback sobre a vontade de aprender dos alunos.

Os investigadores voltaram a entrar em contacto com esses alunos, hoje adultos de 50 anos, para acompanhar suas as conquistas académicas e profissionais. Muitas das três mil crianças, com cerca de 12 anos na década de 1960, não foram encontradas hoje, e por isso a nova análise incluiu apenas 754 participantes.

Negociação e competitividade

O resultado, publicado na Developmental Psychology, sugere que a tendência em quebrar regras, aliada à vontade em estudar, são diretamente proporcionais a um salário maior na vida adulta.

Os próprios investigadores ficaram surpresos com a conclusão do estudo, mas acreditam saber o que causou esse resultado. “Estes estudantes mais teimosos são aqueles que hoje em dia estão mais dispostos a negociar salários ou promoções”, dizem os autores.

É possível que quem quebre as regras valorize mais a competição do que as relações interpessoais, e por isso não hesite em avançar na carreira por ter medo de desagradar alguém.

“Outra explicação é que os indivíduos que enfrentavam a autoridade podem ter maiores níveis de vontade de lutar pelos próprios interesses”, afirmam.

É claro que ser rebelde na década de 1960 é muito diferente de ser rebelde hoje em dia, mas é possível tirar boas conclusões do estudo. Um dos dados em falta, contudo, é que tipo de sucesso profissional esses adultos conquistaram – e se foi conseguido eticamente ou cometendo ações antiéticas.

Se fica frustrado com a teimosia dos seus filhos, pense que isso pode ajudá-los mais tarde – e pense duas vezes antes de lhes dizer que têm que aprender a seguir as regras e obedecer para terem sucesso na vida quando crescerem.

HypeScience

1 Comment

  1. Há uma grande diferença entre ser rebelde e acreditar naquilo que pensa e em ser mal educado que é o que está a acontecer hoje em dia com as crianças.
    Ser teimoso para conseguir algo é uma coisa, ser mal educado é outra completamente diferente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.