Crianças que nascem no verão tornam-se adultas mais saudáveis

Mulheres nascidas no verão são mais propensas a serem adultas saudáveis, e a explicação pode estar na vitamina D.

O estudo, publicado na semana passada num artigo na Heliyon, descreve que mais luz solar – e consequentemente, mais exposição à vitamina D – no segundo trimestre da gravidez pode ser a explicação.

De acordo com o estudo, que se baseou na grande base de dados de mais de 500 mil pessoas UK Biobank, o mês de nascimento afeta o peso à nascença e também a altura em que as raparigas entram na puberdade, dois fatores que têm impacto na saúde das mulheres quando chegam à vida adulta.

Os investigadores da Unidade de Epidemiologia do Medical Research Council (MRC) da Unirvesidade de Cambridge descobriram que as crianças nascidas em junho, julho e agosto eram um pouco mais pesadas à nascença, mais altas quando adultas e, no caso das raparigas, entravam na puberdade ligeiramente depois das que nasceram nos meses de inverno.

“As datas de concepção e de nascimento são um pouco ‘aleatórias’ – não são afetadas pela classe social, a idade dos pais ou a respectiva saúde -, por isso olhar para os padrões relacionados com o mês de nascimento pode identificar influências do ambiente durante a gravidez”, afirma John Perry, autor principal do estudo.

Estudos anteriores tinham mostrado alguns efeitos da sazonalidade nos nascimentos, tais como o peso, mas esta foi a primeira vez que se identificou, por exemplo, a relação com a idade de entrada na puberdade – um indicador de boa saúde na vida adulta.

Os investigadores acreditam que as diferenças entre bebés nascidos no verão e no inverno podem estar relacionadas com a quantidade de luz solar a que a gestante está exposta durante a gravidez, que determina parcialmente a sua exposição à vitamina D.

“É a primeira vez que a entrada na puberdade surge tão robustamente relacionada com a sazonalidade”, explica John Perry.

“Os nossos resultados mostram que o mês de nascimento tem um efeito mensurável no desenvolvimento e da saúde, mas precisamos de mais estudos para compreender os mecanismos por trás deste efeito”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …