Crianças do Porto até aos 12 anos podem pedir Andante gratuito nas escolas ou municípios

As crianças até aos 12 anos que ainda não possuam um passe Andante vão poder solicitar a emissão daquele título de transporte gratuito a partir do final de agosto nas escolas ou municípios da Área Metropolitana do Porto.

Em resposta à agência Lusa, a Área Metropolitana do Porto (AMP) esclareceu esta terça-feira que as crianças que já possuem cartão Andante válido “poderão dirigir-se, a partir do final de agosto, aos pontos de venda Andante para alteração para o perfil sub-13”.

Para tal, explica a AMP, devem munir-se de uma declaração do seu estabelecimento de ensino a atestar que não beneficia de transporte escolar gratuito.

Para os que ainda não possuem cartão Andante, a atribuição dos passes será realizada, numa primeira fase, em ‘back office’, “através da solicitação da emissão do cartão Andante nos estabelecimentos de ensino/municípios”, de modo a “evitar o congestionamento do atendimento nos pontos de venda Andante”.

A partir de 15 de outubro, acrescenta a AMP, este título poderá ser solicitado diretamente nos pontos de venda Andante, devendo, para o efeito, os alunos levar uma declaração do seu estabelecimento de ensino a atestar que não beneficia de transporte escolar gratuito.

O título, que entra em vigor a partir de 1 de setembro, é uma das medidas previstas no âmbito do Programa de Redução Tarifária, que inclui ainda a implementação do passe família, ainda sem data para entrar em vigor na AMP.

O passe família pode ser adquirido na Área Metropolitana de Lisboa desde o dia 22 de julho, contudo, o mesmo não acontece na AMP, devido a “constrangimentos técnicos” que não permitem acautelar situações de “fraude”, reiterou na sexta-feira o vice-presidente da AMP, Emídio Sousa, em declarações aos jornalistas.

“Ainda não há condições, nem previsibilidade. Temos de dar passos prudentes, porque o impacto financeiro desta medida ainda não está devidamente avaliado, nem as condições e, portanto, ainda não temos nenhum avanço significativo nessa matéria”, disse.

Naquela semana, o semanário Expresso, citando fonte ligada ao Metro do Porto, noticiava, no entanto, que título não estava a ser equacionado por motivos financeiros. Com o “passe família”, todos os elementos de um agregado familiar que vivam na mesma casa tem acesso ao passe único por um preço fixo de 80 euros, correspondente ao valor de dois títulos mensais.

Os utentes das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa começaram em 1 de abril a sentir alívio nos preços dos transportes públicos, no âmbito do Programa de Redução Tarifária, uma medida que visa reduzir o uso do transporte individual.

No caso do Porto, foi criado um passe municipal de 30 euros, para viagens dentro do concelho ou até 3 zonas contíguas, e um metropolitano de 40 euros, que permite viajar em todos os 17 concelhos da AMP, deste que integrados no sistema intermodal Andante.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …