Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de crianças que vivem com a doença sobe para 2,8 milhões.

O relatório da organização humanitária alerta que as crianças estão a ser deixadas para trás na luta contra o VIH, pois no ano passado, quase metade das crianças em todo o mundo não receberam os tratamentos adequados.

Só em 2019, 320 mil crianças e adolescentes foram infetados com VIH e morreram quase 110 mil menores.

No comunicado, a diretora-executiva do Unicef, Henrietta Fore, sublinhou que esta situação é preocupante, pois “as crianças ainda estão a ser infetadas em níveis alarmantes, e como consequência o número de morte é também bastante alto”.

Fore recorda que estes números correspondem a uma realidade pré-covid, pois desde que se iniciou a pandemia foram interrompidos “serviços vitais de tratamento e prevenção do VIH, colocando inúmeras vidas em risco”, o que está a piorar ainda mais este cenário.

A UNICEF refere que a pandemia mundial de covid-19 piorou as desigualdades no acesso a serviços de VIH essenciais a crianças, adolescentes e mães grávidas em todo o mundo.

Os dados citados no relatório mostram o impacto da falta de medidas de controlo, interrupções no abastecimento de medicamentos, falta de equipamentos de proteção individual e falha na recolocação de profissionais de saúde.

Em abril e maio deste ano, período que coincide com o momento em que a maior parte dos países esteve em quarentena, o tratamento pediátrico do VIH caiu entre 50 e 70% em vários países. Os partos apoiados nas unidades de saúde e pré-natal também caíram entre 20% a 60%.

Nos últimos meses, a flexibilização das medidas de controlo levaram a uma recuperação dos serviços. Apesar disso, os desafios permanecem, e o mundo ainda está longe de atingir as metas globais de VIH pediátrico em 2020.

Ainda assim, existem profundas disparidades regionais que persistem entre todas as populações, especialmente para as crianças.

Na região do Oriente Médio e Norte da África, 81% dos seropositivos infantis recebem terapia antirretroviral. Já na América Latina e nas Caraíbas, a percentagem cai para 46%, e na África Ocidental e Central para 32%.

O tratamento é usado no Sul da Ásia em 76% dos casos, enquanto que na África Oriental e Meridional este é usado em 58% da crianças.

Henrietta Fore apela a que seja dada mais atenção a esta situação, e relembra que mesmo em situação de pandemia este não deixa de ser um assunto de saúde pública de extrema importância. “Ainda não existe vacina contra o VIH”, relembra, numa altura em que as farmacêuticas lutam pela criação de uma vacina de combate ao novo coronavírus.

O número de mulheres grávidas a viver com VIH foi, em 2019, de 1,3 milhões, por isso estima-se que 82.000 crianças com menos de 5 anos foram infetadas durante a gravidez ou o parto, e 68.000 foram infetadas durante a amamentação.

O relatório apela ainda a todos os Governos para proteger, manter e acelerar o progresso na luta contra o VIH na infância, mantendo serviços de saúde essenciais e fortalecendo os sistemas de saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …