Milhares de crianças migrantes sob custódia dos EUA terão sido vítimas de abusos sexuais

Mohammed Saber / EPA

Nos últimos quatro anos, milhares de denúncias de abusos sexuais contra menores desacompanhados, sob a custódia dos EUA, foram reportados ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Esta terça-feira, o democrata Ted Deutch denunciou que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano (HHS) recebeu milhares de queixas de abuso sexual, assédio ou conduta sexual inapropriada contra menores desacompanhados na fronteira dos Estados Unidos com o México.

Segundo a documentação da HHS, foram reportados milhares de relatos nos últimos quatro anos contra menores desacompanhados, sob a custódia do Governo norte-americano. De outubro de 2014 a julho de 2018, o gabinete responsável por reencaminhar os refugiados recebeu 4.556 queixas deste tipo.

Além disso, avança o Observador, nesse mesmo período, o Departamento de Justiça recebeu 1.303 queixas, 178 das quais referentes a alegados abusos sexuais cometidos por funcionários. Contudo, não é ainda claro se as queixas remetidas aos HHS e ao Departamento de Justiça resultam de uma duplicação de dados.

Os documentos dão conta de denúncias feitas ao departamento de Justiça contra funcionários acusados de manter relações sexuais com menores, contacto sexual não desejados ou ainda de mostrar vídeos pornográficos a crianças e adolescentes.

À NBC News, Deutch afirmou que “estes documentos do HHS detalham uma quantidade alarmante de agressões sexuais contra crianças não acompanhadas sob a sua custódia”. Além disso, referiu ainda que estes dados realçam o “ambiente inseguro”, marcado por agressões sexuais cometidas, inclusivamente, por alguns funcionários.

“É claro que esta administração não está preparada para manter estas crianças em segurança”, atirou o democrata Ted Deutch.

Em resposta, a porta-voz do HHS, Caitlin Oakley, afirmou que a segurança dos menores desacompanhados é a “principal preocupação” do departamento.

“Estas são crianças vulneráveis em circunstâncias difíceis e o OOR [Office of Refugee Resettlement] compreende inteiramente que é da sua responsabilidade garantir que cada criança seja tratada com o máximo cuidado. Quando quaisquer alegações de abuso, abuso sexual ou negligência são feitas, elas são levadas a sério e o ORR age rapidamente de modo a investigar e responder”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …