Milhares de crianças migrantes sob custódia dos EUA terão sido vítimas de abusos sexuais

Mohammed Saber / EPA

Nos últimos quatro anos, milhares de denúncias de abusos sexuais contra menores desacompanhados, sob a custódia dos EUA, foram reportados ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Esta terça-feira, o democrata Ted Deutch denunciou que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano (HHS) recebeu milhares de queixas de abuso sexual, assédio ou conduta sexual inapropriada contra menores desacompanhados na fronteira dos Estados Unidos com o México.

Segundo a documentação da HHS, foram reportados milhares de relatos nos últimos quatro anos contra menores desacompanhados, sob a custódia do Governo norte-americano. De outubro de 2014 a julho de 2018, o gabinete responsável por reencaminhar os refugiados recebeu 4.556 queixas deste tipo.

Além disso, avança o Observador, nesse mesmo período, o Departamento de Justiça recebeu 1.303 queixas, 178 das quais referentes a alegados abusos sexuais cometidos por funcionários. Contudo, não é ainda claro se as queixas remetidas aos HHS e ao Departamento de Justiça resultam de uma duplicação de dados.

Os documentos dão conta de denúncias feitas ao departamento de Justiça contra funcionários acusados de manter relações sexuais com menores, contacto sexual não desejados ou ainda de mostrar vídeos pornográficos a crianças e adolescentes.

À NBC News, Deutch afirmou que “estes documentos do HHS detalham uma quantidade alarmante de agressões sexuais contra crianças não acompanhadas sob a sua custódia”. Além disso, referiu ainda que estes dados realçam o “ambiente inseguro”, marcado por agressões sexuais cometidas, inclusivamente, por alguns funcionários.

“É claro que esta administração não está preparada para manter estas crianças em segurança”, atirou o democrata Ted Deutch.

Em resposta, a porta-voz do HHS, Caitlin Oakley, afirmou que a segurança dos menores desacompanhados é a “principal preocupação” do departamento.

“Estas são crianças vulneráveis em circunstâncias difíceis e o OOR [Office of Refugee Resettlement] compreende inteiramente que é da sua responsabilidade garantir que cada criança seja tratada com o máximo cuidado. Quando quaisquer alegações de abuso, abuso sexual ou negligência são feitas, elas são levadas a sério e o ORR age rapidamente de modo a investigar e responder”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …

Uma questão de físico. Já se sabe porque o Manchester United desistiu de João Félix

Foi a "falta de físico" que afastou João Félix do Manchester United. O clube inglês ponderou contratar a jovem estrela do Benfica, antes da sua mudança para o Atlético de Madrid, mas acabou por desistir …