Crianças amputadas vão poder brincar com o seu braço Lego

Carlos Arturo Torres

IKO, o braço prostético Lego desenvolvido por Carlos Arturo Torres

IKO, o braço prostético Lego desenvolvido por Carlos Arturo Torres

Um novo braço protético, baptizado de “Iko”, pode ser personalizado com peças de Lego para que as crianças o transformem no que desejarem.

A nova prótese personalizável, uma invenção de Carlos Arturo Torres, designer colombiano radicado em Chicago, tem um enorme potencial de ajudar crianças com debilidades a serem vistos de forma diferente pelo mundo.

O campo das próteses tem visto avanços significativos nos últimos anos, em particular pelo aproveitamento que os designers têm feito de novas tecnologias como a impressão 3D – por exemplo para as tornar mais atraentes, elegantes ou à prova d’água.

Tornar as próteses mais carismáticas tem também como resultado melhorar a auto-estima das pessoas que as usam.

O Iko tem por isso como primeiro objectivo ajudar as crianças a superar o estigma de ter uma prótese, fazendo com que seja divertido usá-la.

“Os meus amigos psicolólogos costumavam dizer-me que, quando uma criança tem uma deficiência, não está realmente consciente disso até enfrentar a sociedade”, diz Torres.

O projecto do designer colombiano é dirigido a crianças dos 3 aos 12 anos, uma faixa etária ampla, abrangendo os anos cruciais de construção da sua auto-estima.

A ideia

Carlos Arturo Torres desenvolveu o Iko durante um estágio de seis meses no Future Lab da Lego.

O designer percebeu que os brinquedos têm a capacidade de promover ligações sociais, e teve a ideia de transformar crianças com próteses em “ímanes sociais”, através de novos “membros divertidos”.

A Lego patrocinou uma viagem de Torres à sua terra natal, para observar pacientes protéticos em Bogotá.

Na capital colombiana, Arturo Torres conheceu Dario, um menino vibrante de 8 anos com uma malformação congénita que o deixou sem o antebraço direito.

Um dia, Torres viu Dario desenhar num caderno um robô com dez braços.

“Dario estava a descrever as características diferentes do seu robô e apontou para um olho biónico, e explicou que o robô se construiu a si próprio, porque era o único que sabia o que precisava”, conta.

De repente, Torres sabia exactamente como o papel que a Lego poderia ter na construção de próteses.

Carlos Arturo Torres

Algumas das opções de personalização do IKO

Algumas das opções de personalização do IKO

Protótipo carregado de esperanças

O Iko permite que as crianças personalizem, num computador, as suas próprias versões do braço protético.

A base do braço, que se liga à parte superior do membro amputado, contém uma bateria, um processador e sensores mioelétricos que detectam o movimento muscular e o transferem para o que quer que esteja ligado à extremidade do braço Iko – quer se trate de um robô ou de uma nave espacial.

A nova prótese Lego ainda está em fase de prototipagem, mas se a ideia se tornar uma realidade comercial, pode ajudar muitas crianças.

Em Bogotá, Torres viu em primeira mão o poder de transformação dos membros personalizados.

Torres perguntou um dia a um dos amigos de Dario como é que se sentia em relação ao amigo. O rapaz respondeu que se sentia mal por Dario.

Recentemente, Arturo Torres ofereceu a Dario uma nave espacial Lego, que foi anexada ao seu braço Iko.

Torres repetiu então a pergunta ao amigo do rapaz.

Eu também queria uma coisa assim”, respondeu o amigo.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …

Polícia dispara balas de borracha sobre manifestantes em Hong Kong

A polícia disparou no domingo balas de borracha em confrontos com manifestantes pró-democracia, em Hong Kong, perto de um centro comercial no qual causaram distúrbios. Pelo décimo sexto fim de semana de mobilização, milhares de manifestantes …

Portugal já paga juros mais baixos que Itália e Espanha, diz Costa

"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", afirmou António Costa, durante uma ação de campanha do PS. António Costa disse, este domingo, que Portugal já está a pagar a …