/

Criança com necessidades especiais não pode ir à escola por falta de auxiliares

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

-

Um menino de cinco anos, que sofre de multideficiência profunda, não pode ir à escola porque o Ministério ainda não autorizou a autarquia a contratar os auxiliares necessários.

O regresso às aulas já começou para muitas crianças mas, para Flávio Angélico, um menino de cinco anos que sofre de multideficiência profunda, isso ainda não aconteceu.

Segundo o Correio da Manhã, a criança ainda não começou a frequentar o pré-escolar porque a Câmara da Moita, em Setúbal, ainda não tem a autorização do Ministério para contratar auxiliares.

“O Ministério não mandou a verba e o menino não pode ir à escola”, lamentou o avô, Marcelino Oliveira, ao CM.

O menino precisa de apoio especializado e, nos últimos dois anos, foi sempre acompanhado pela mesma auxiliar.

“O Flávio precisa de ser alimentado com sonda e a auxiliar que o acompanhava teve formação”, afirma ainda o avô.

Na passada quinta-feira, o Ministério garantiu ao jornal que a situação ia ficar “resolvida nos próximos dias”.

Na mesma altura, solicitou ao diretor do agrupamento de escolas D. João I a “recorrer aos funcionários disponíveis”, mas a direção diz não ter ninguém que o possa fazer.

Ontem, o Ministério declarou que a família já foi avisada pelo estabelecimento de ensino que “a criança pode frequentar a escola e permanecer na sua sala” nestes primeiros dias.

Além disso, assegurou que “as condições de acompanhamento serão melhoradas” e que vai ser colocado um “assistente operacional a tempo inteiro”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.