Criança esteve na origem de incêndio em prédio que causou 12 mortos em Nova Iorque

Alba Vigaray / EPA

Uma criança de três anos e meio que brincava com um fogão a gás esteve na origem do incêndio na última noite num prédio do bairro de Bronx, que provocou 12 mortos, comunicaram os bombeiros de Nova Iorque.

“Descobrimos que o fogo começou numa cozinha no rés-do-chão. O fogo foi deflagrado por um menino de três anos e meio que brincava na cozinha. O incêndio irrompeu e a mãe da criança não teve consciência de tal. Ela foi alertada pelos gritos” da criança, explicou o comissário dos bombeiros nova-iorquinos, Daniel Nigro.

Ocorrido num prédio com um total de 25 apartamentos, no início da noite de quinta-feira em Nova Iorque (madrugada de hoje em Lisboa), o incêndio provocou a morte de três meninas com idades de um ano, três anos e sete anos, e um menino com a mesma idade, além de oito adultos, quatro homens e outras tantas mulheres, de acordo com a polícia.

O prédio de quatro andares, em que estiveram envolvidos 160 bombeiros no ataque ao fogo durante três horas, foi construído em 1916 e não estava adaptado para resistir a incêndios, tendo mesmo sido detetadas seis infrações, de acordo com o New York Times.

Excluindo os incêndios provocados por causa dos atentados de 11 de setembro de 2001, o incidente no prédio de Bronx foi o mais grave incêndio em Nova Iorque desde 1990, em que 87 pessoas morreram numa sala de animação noturna, depois de um homem ter ateado fogo por motivações passionais.

Um dos mais mortíferos recentes incêndios no Bronx remonta a 2007, quando um fogo provocado por um aquecedor causou a morte de nove crianças e de um adulto.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …