Criança de 5 anos algemada pela polícia de Nova Iorque

1

Marcelo Camargo / ABr

A Polícia de Nova Iorque está no centro de uma polémica depois de ter algemado uma criança de apenas cinco anos de idade numa Escola em Filadélfia.

As autoridades foram chamadas à escola que a criança frequenta e não estiveram com meias medidas, perante o seu comportamento incontrolável, colocando-lhe umas algemas. Depois, levaram-no para o carro patrulha e ainda lhe colocaram grilhões nos pés, no interior do veículo. São procedimentos habituais com criminosos, mas que parecem excessivos perante uma criança de apenas cinco anos de idade.

Um porta-voz das autoridades, Jack Keller, salienta, citado pelo jornal The Guardian, que o menino estava “fora de controle” e “combativo”, “a gritar, aos pontapés, aos murros e a morder”.

“A nossa preocupação foi a segurança, não só dele, mas dos funcionários com que estava a lidar e dos outros estudantes na sala onde ele estava”, explica ainda Jack Keller.

A mãe está chocada e revoltada com a situação, tanto mais que a criança terá necessidades educativas especiais, conforme a própria frisou a um jornal local.

“Um agente disse-me que tiveram que lhe algemar os pulsos e os tornozelos para sua segurança. Disse-lhe que era ridículo. Como é que alguém podia temer pela sua segurança quando se trata de uma criança pequena de cinco anos?”, aponta a mãe da criança.

O menino terá sido transportado para um centro médico para ser avaliado e a mãe lamenta ainda que a escola não pôs em prática aquilo que tinham acordado, para o caso de não conseguirem controlar o filho.

Apesar de parecer um procedimento excessivo e inusitado, não é necessariamente um caso novo nos EUA. E, precisamente por se terem verificado casos semelhantes num passado recente, os agentes estão impedidos de algemar crianças com menos de 12 anos, a não ser que coloquem um “risco agravado para a segurança”.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.