Criança de 5 anos algemada pela polícia de Nova Iorque

Marcelo Camargo / ABr

A Polícia de Nova Iorque está no centro de uma polémica depois de ter algemado uma criança de apenas cinco anos de idade numa Escola em Filadélfia.

As autoridades foram chamadas à escola que a criança frequenta e não estiveram com meias medidas, perante o seu comportamento incontrolável, colocando-lhe umas algemas. Depois, levaram-no para o carro patrulha e ainda lhe colocaram grilhões nos pés, no interior do veículo. São procedimentos habituais com criminosos, mas que parecem excessivos perante uma criança de apenas cinco anos de idade.

Um porta-voz das autoridades, Jack Keller, salienta, citado pelo jornal The Guardian, que o menino estava “fora de controle” e “combativo”, “a gritar, aos pontapés, aos murros e a morder”.

“A nossa preocupação foi a segurança, não só dele, mas dos funcionários com que estava a lidar e dos outros estudantes na sala onde ele estava”, explica ainda Jack Keller.

A mãe está chocada e revoltada com a situação, tanto mais que a criança terá necessidades educativas especiais, conforme a própria frisou a um jornal local.

“Um agente disse-me que tiveram que lhe algemar os pulsos e os tornozelos para sua segurança. Disse-lhe que era ridículo. Como é que alguém podia temer pela sua segurança quando se trata de uma criança pequena de cinco anos?”, aponta a mãe da criança.

O menino terá sido transportado para um centro médico para ser avaliado e a mãe lamenta ainda que a escola não pôs em prática aquilo que tinham acordado, para o caso de não conseguirem controlar o filho.

Apesar de parecer um procedimento excessivo e inusitado, não é necessariamente um caso novo nos EUA. E, precisamente por se terem verificado casos semelhantes num passado recente, os agentes estão impedidos de algemar crianças com menos de 12 anos, a não ser que coloquem um “risco agravado para a segurança”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. bom… para começar, foi em Nova Iorque ou em Filadélfia? Só isto já dáa para desconfiar do rigor da notícia.

RESPONDER

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …