Criança de 9 anos criou um detector de terramotos

CV Youtube

Criança de 9 anos criou um detector de terramotos no Peru

A maioria das crianças podem estar interessadas apenas em vídeo-jogos e noutras brincadeiras, mas nem todas gostam só desse tipo de coisas. O peruano Mateo Huaman, que tem somente 9 anos e que anda na terceira classe, interessa-se por salvar vidas.

Preocupado com os sismos que ocorrem pelo mundo, este jovem rapaz construiu um detector de terramotos. Mateo Huaman representou o seu colégio num concurso promovido pelo governo do Peru, país onde que vive.

A criança elaborou o equipamento num mês, com o apoio dos seus professores e dos pais, usando materiais como madeira, luzes LED, cabos eléctricos, um tubo de aço e um alarme.

O projecto é composto por um pêndulo e por um tripé que o sustenta. Quando a terra treme, o circuito eléctrico é accionado e soa um alarme.

O detector de terramotos foi apresentado no concurso Eureka 2017, promovido pelo Ministério de Educação do Peru e pelo Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica do país sul-americano.

Os vencedores viajam até à capital do Peru para competir na fase nacional do concurso e os melhores ainda podem vir a participar em concursos internacionais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.