//

Criador do jogo Baleia Azul diz que está a “limpar a sociedade”

17

(dr) Siberian Times

O responsável pelo “Baleia Azul”, Philipp Budeikin, está a ser acusado da morte de pelo menos 16 raparigas que participaram no jogo virtual suicida, mas diz que estava apenas a “limpar a sociedade” e quem entrou no jogo “queria morrer”.

Segundo as autoridades Russas, Budeikin tem recebido cartas de amor de várias fãs na prisão onde se encontra em São Petersburgo, na Rússia.

“Elas morriam felizes. Eu estava a dar-lhes o que não tinham na sua vida real: calor, compreensão, uma ligação a algo”, disse o jovem, citado pelo Metro.

“Há pessoas e há lixo biológico. Os últimos não têm qualquer valor para a sociedade. Eu estava simplesmente a limpar a sociedade destas pessoas. É preciso distinguir pessoas normais de lixo biológico”, destacou.

Philipp Budeikin diz que escolhe as suas “vítimas” quando o jogo começa e é preciso cumprir as primeiras tarefas e comunicar com os outros.

“É aqui que fica claro quem é quem. Depois de falar com eles no Skype, tomo a minha decisão. A dada altura é preciso obrigar a pessoa a não dormir. Assim, ficam mais suscetíveis a serem influenciadas”, sublinhou.

No jogo, os jovens são compelidos a seguir 50 passos, provando que completaram cada desafio com fotografias que enviam a um curador, que incita o jogador a cumprir os desafios – como escrever “F57” na palma da mão, com uma faca.

Outras tarefas incluem acordar às 04:20 e subir a um telhado ou uma ponte, cortar os lábios e falar com outros jogadores. O último desafio é o suicídio, da forma que o curador do jogo indicar.

As autoridades estimam que o “Baleia Azul” tenha começado em 2013 e asseguram que o seu criador tinha plena noção do que estava a fazer, aperfeiçoando as suas táticas de manipulação até ser detido, no dia 14 de novembro.

Várias vítimas em Portugal

Este “jogo da morte” surgiu na Rússia e, segundo o DN, já serão pelo menos oito as vítimas do desafio identificadas em Portugal.

Na semana passada, uma adolescente foi internada no Hospital de S. João, no Porto, com sinais de automutilação – seria o quarto caso desde que se soube que o jogo já fazia vítimas em Portugal, estando três vítimas sinalizadas em Setúbal, Portalegre e Faro.

Mas, de acordo com a RTP, pelo menos mais quatro adolescentes deram entrada nas urgências de pedopsiquiatria do Porto.

Durante esta semana, foi identificado o primeiro caso de um adulto português envolvido no Baleia Azul. Trata-se de uma mulher com idade entre os 30 e os 40 anos.

“Deu-nos conhecimento de que fez a primeira etapa do jogo, por curiosidade, mas depois não queria continuar e foi ameaçada“, explicou fonte da GNR.

Entretanto, foi detetado outro caso de envolvimento no jogo na zona de Viseu, tratando-se de uma adolescente de 15 anos que terá feito um golpe no pescoço com uma lâmina.

“Depois de tantas notícias, a jovem pesquisou no Google sobre o jogo, acabando por ser contactada por um indivíduo, que se supõe que seja brasileiro, e que insistiu para que participasse no jogo“, esclareceu o comandante da força policial local, Víctor Rodrigues.

A PSP já está a realizar ações de sensibilização nas escolas para demover os jovens de praticarem o jogo, alertando ainda os professores para comunicarem às autoridades quaisquer situações suspeitas.

ZAP //

17 Comments

  1. Em nenhum momento existe lixo biologico, e sim criminosos e aberradores que tentam se justificar suas atitudes destruindo a vida de inocentes. O fato do indevido desse ser assim é não dá a ele o que possa ocupar seu tempo. Deus dá vida e somente ele pode tirar, apenas alguns por desconhecer a verdade de Deus acabam se iludindo-se com programa de proporção semelhante. Nos dias atuais temos em nosso meio a segunda vinda de Jesus e as duas testemunha que é a Santa Vó Rosa o consolador da promessa de Jesus, bem como o profeta Santo Aldo Bertone o unico e mais poderoso profeta que já existiu na face da terra. Sem tem duvida desse enunciado destruidores, peçam estes santos que ajudem a sair dessa situação.

  2. Bem, numa coisa ele tem razão: quem se mutila ou mata por causa desse “jogo”, é de facto lixo. Uma pessoa normal nem sequer consegue entender como é que há gente estúpida a esse ponto.

    Mas, logicamente, não é aceitável que alguém promova o mal, portanto esse Budeikin também não passa de lixo. Uma pessoa normal nem sequer consegue entender como é que há gente malvada a esse ponto.

    • Seleção natural?? O que é que isto tem de natural? É seleção natural manipular pessoas que na maioria dos casos devem estar debilitadas psicologicamente pelas mais variadas razões, sendo principalmente jovens adolescentes, cheios de “dramas e dúvidas” como é normal nessas idades???
      Porque não dá um avanço a essa sua seleção natural, e se pendura num laço? Já que tem essa cabeça tão entupida de ideias espertas, é um forte candidato.

      • Senhor(a) “OK”, para que o senhor(a) saiba as pessoas debilitadas que queiram ajuda procuram ajuda. Quem procura estes testes e provas não está bem da cabeça e muito menos quer ajuda nem melhorar a sua situação.

        Eu não conheço pessoas interessadas neste tipo de desafios, mas nem toda a gente que participa tem problemas familiares ou pessoais. Os adolescentes procuram estas situações de risco porque lhes dá adrenalina. Outros que estejam realmente com problemas na sua vida, procuram este teste porque querem um “entertém” que lhes ocupe a cabeça e lhes dê uma “morte mais lenta”, por assim dizer, porque suicídio para eles pode ser um processo muito rápido.

        De qualquer das formas, seja o criador, sejam os adolescentes que participam, ninguém está bem da cabeça. Isso lhe garanto. Já agora, acho errado que você diga às pessoas para se enforcarem. Não estará a descer ao nível do criador do jogo? Pense nisso.

      • Não entendo bem a sua resposta, senão vejamos:

        Refere que “Quem procura estes testes e provas não está bem da cabeça” – Parece-me consistente com alguém debilitado psicologicamente, não será?
        E nem todas essas pessoas têm a capacidade de perceber na totalidade esses sintomas e procurar ajuda, os seja, o facto de não pedirem ajuda não os torna menos debilitados, muito pelo contrário.

        Eu também não conheço pessoas interessadas neste tipo de desafios, mas posso dizer-lhe com toda a segurança, que as situações mais inusitadas surgem quando menos esperamos, e vindas de quem menos esperamos, simplesmente porque nunca podemos saber o que vai na cabeça de qualquer pessoa, incluindo a nossa… nós próprios podemos ser capazes de coisas que pensando friamente nunca seriamos capazes de fazer, nem tão pouco conceber. No entanto, situações dessas são mais comuns do que imaginamos…

        Concordo plenamente consigo quando diz que todos os que estão envolvidos nisto, não estão certamente bem da cabeça.

        Não se preocupe, eu pensei em tudo o que escrevi, e o meu comentário foi apenas uma ironia tecida sobre um comentário que me pareceu completamente selvagem, e absolutamente contrário aos fundamentos que nos tornam humanos… aparentemente uns mais que outros…

        Cumprimentos.

      • Tudo bem. Tem toda a razão. Entenda-se que ao fazer o primeiro comentário só lhe queria explicar que as pessoas que fazem estes desafios podem não ter problemas de depressão ou ansiedade, mas sim gostarem de meter a própira vida em risco.

        Relembro que em Inglaterra à uns anos havia um “jogo” em que os adolescentes se enforcavam até ao ponto de perderem a consciência e depois serem “salvos” pelos colegas. Desta maneira, eles não perdiam a vida mas sentiam a adrenalina de a quase perderem. Entenda-se o que ia na mente destas crianças, mas alguns deles faziam o “jogo” sozinhos e faleciam, embora essa não fosse a verdadeira intenção dos mesmos. Não sei se o jogo da Baleia Azul terá este tipo de aderência. Só assegurei que ao não conhecer pessoas que participam neste jogo, uma certa percentagem poderia ser assim. É uma ideia apenas. Isto porque pensando bem, uma pessoa que queira perder a vida recorreria ao suícidio de imediato, em vez de recorrer a jogos.

        Por isso, não estando a concordar de todo com o senhor George Amaral, que escreveu um comentário bastante vergonhoso e muito mais nos termos usados. Eu acho que o que o George estava a querer dizer era que os adolescentes que recorram a estes jogos (nos termos de adrenalina e gosto por perda de vida) são pessoas que possivelmente devam ser internadas por razões de problemas psicológicos como psicopatia ou outros que tal, e que podem ou não trazer mal aos que os rodeiam ou manipular os outros a participar no bem dito jogo. Acho que é isso que o George quis dizer. Agora, longe pensar que essas pessoas devam morrer através da dita “seleção natural”, entenda-se que o termo é muito desadequado.

        Espero ter sido clara desta vez. Cumprimentos

  3. Talvez tenha alguma razão nas afirmações que faz mas muito mais lixo biológico existe por aí basta entrar em moda como a que ele próprio inventou e logo se descobrem muitos aderentes!.

  4. Mas quem é que este cretino julga que é? Deus?
    Este cretino devia começar era por se “limpar” a si próprio da sociedade…

  5. Muitos de nós dos Generation X e Babyboomers armaram-se em espertos a reinventar a roda, no que toca a educação os filhos. O resultado está à vista: É só inadaptados sociais, adolescentes de 25 anos, e malta que tem tudo o que quer mas que só deprimem. Gente que só sabe reivindicar e tem a psicose dos direitos mas a fobia dos deveres. Produzimos uma geração de abortos… Uns inventam baleias azuis. Outros matam-se por causa delas. Não sei quem é pior, sinceramente. Pessoas sem objectivos, mas que fazem das coisas menos importantes, uma obsessão.

    Onde é que está o pé dos Monty Python quando mais é preciso?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.