/

Crato: não faz sentido um professor dar 20 erros numa frase

9

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

O ministro da Educação, Nuno Crato

O ministro da Educação, Nuno Crato

O ministro da Educação, Nuno Crato, defendeu esta segunda-feira a prova de avaliação docente como necessária para escolher os melhores professores, e afirmou que “não faz sentido nenhum que um professor dê 20 erros de ortografia numa frase”.

Na audição regular a decorrer hoje na Assembleia da República, na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, o ministro Nuno Crato voltou a defender a prova de avaliação de capacidades e conhecimentos (PACC) como um “instrumento importante” para escolher os melhores professores para as escolas públicas.

“Temos um número de candidatos muito superior ao número de lugares. Há algo de errado em pensar do ponto de vista dos alunos e querer os melhores professores?”, questionou o ministro, em resposta às críticas da deputada comunista Rita Rato, que afirmou que o objetivo da PACC é “achincalhar os professores contratados e dificultar o acesso à carreira”.

Nuno Crato recusou ainda, mais uma vez, que o objetivo da prova seja humilhar professores ou despedir.

Admitiu ainda que a PACC “não avalia tudo”, depois de a deputada d’Os Verdes Heloísa Apolónia afirmar que “a PACC não consegue avaliar a competência de um bom professor”, e recordar o parecer negativo dado a esta prova pelo Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa.

“Claro que não avalia tudo”, declarou o ministro, que acrescentou que “há um conjunto de pré-requisitos básicos que não se pode ensinar, por maior que seja a dedicação pedagógica”.

Não se pode ensinar bem o que não se sabe bem“, disse.

Quase 35% dos 2.490 docentes inscritos na prova de avaliação, que entregaram um exame válido, reprovaram no teste, e quase 290 obtiveram a sua segunda reprovação, na prova realizada em dezembro passado, revelou o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

Mais de 65% dos professores deu pelo menos um erro ortográfico na prova.

/Lusa

9 Comments

  1. Não acredito nisso. Nem um analfabeto dá esse número de erros numa frase! É uma calúnia para despedir.
    Os professores, antes de o serem, passaram por vários “crivos “em que tiveram que escrever com correção. Admito que haja uma ou outra incorreção, mas tanto é impossível, só vendo…
    O que acho que deve ter acontecido é a escrita sem o cumprimento da porcaria do acordo ortográfico, que eu tenho seriissimas dúvidas que esse ministro da treta saiba respeitar…

  2. Não consigo perceber o problema de avaliar alguém. Só quem não sabe é que teme ser avaliado. Além disso se comparar-mos a prova dos professores com o exame dos alunos de 4º ano a complexidade é semelhante. Portanto exigir que um professor esteja ao nível do 4º ano é o mínimo.

  3. Eu só gostaria de perguntar ao Sr. Ministro se ele pode garantir que os milhares de professores do quadro (vinculados) são todos competentes para a função docente.
    Se não sabe, então porque não os submete também a essa prova? Porque é que esse exame é só para os contratados? É porque é um número menor e uma minoria não o assusta, não é Sr. Ministro?
    Mais uma vez na política deste governo uns são tratados como filhos e outros como enteados

  4. Prefrasiado o JF, o dito não dá erros nem os oferece.
    O que não sei se quer é cometer (pode ser com u) erros, nem gramáticas, nem vocabulários, nem Acordos, nem dicionários !

  5. Mas quem são os professores para não aceitarem a prova de avaliação da entidade patronal? Os privados fazem avaliações aos seus funcionários, porque não podem estes fazer também?

    • Quantos professores trabalham em Portugal?
      E quantos formam avaliados?
      Pois… não “acordes” que vais longe…

      Além disso, a avaliação ao “trabalho” ministro também tem sido extremamente positiva…

  6. Em um pais onde “e eleito” um analfabeto funcionale através de provinhas se admite a criatura np cargo, é hipocrisia querer penalizar professores! Sugiro que as constantes demonstrações de incompetência e falta de lisura com a coisa pública tão amplamente divulgada, resulte em exoneração dos mrsmos. Esses sim q se apropriam dos super impostos pagos por nós e nada fazem a nosso favor é q prrcisam sumir de cargos de liferança para um dia este pais se tornar um pais serio e repleto de progessores e não de corruptos.(estou usando celular para postar , portanto não são erros de português mas de digitação! )

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.