CP suprimiu comboios, mas maquinistas e revisores não vão para casa

A CP suprimiu, esta quarta-feira, 25% dos seus comboios, mas dezenas de maquinistas e revisores dos comboios suburbanos de Lisboa estiveram a cumprir os turnos nas salas sociais no Cais do Sodré, Rossio e Oriente.

Se esta foi a situação verificada na capital, o Público sabe que, no Porto, os tripulantes dos comboios suprimidos ficaram em casa.

A CP – Comboios de Portugal não justificou a decisão, adiantando apenas, em resposta ao diário, que “faz a gestão de pessoal que considera adequada aos cenários de laboração, e suas características específicas, a cada momento. A situação atual, que é inédita, exige cuidados redobrados quanto à gestão do pessoal disponível, pelo que a empresa faz a sua avaliação permanente”.

O Público adianta que, nesta quarta-feira, chegaram a estar sete a dez maquinistas e revisores no Cais do Sodré; 14 no Oriente e seis maquinistas e dez revisores no Rossio, onde a CP tem salas separadas para estas duas categorias profissionais.

A meio da tarde, um dos revisores que se encontrava a cumprir o seu horário na estação do Oriente foi encaminhado para uma sala de isolamento por apresentar sintomas gripais, tendo mais três colegas que tinham estado próximos ficado também isolados. O Publico avança que ainda não é conhecido o resultado dos testes.

António Alves, do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), disse ao matutino que não compreende por que motivo estes trabalhadores não ficaram em casa. O sindicalista já pediu à administração da empresa para que os trabalhadores de risco sejam poupados e estejam na primeira linha dos que vão para casa, mas diz que ainda não obteve “uma resposta clara”.

Esta quarta-feira foi o primeiro dia de redução da oferta da CP e começou com indignação por parte de passageiros da área de Lisboa que se queixaram de carruagens cheias e passageiros amontoados.

A empresa diz que desconhece os horários, comboios e percursos em que terão ocorrido situações de congestionamento e explica que na zona de Lisboa a quebra da procura nos últimos dias foi de 60%, enquanto que a redução do número de comboios foi só de 22%.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …