/

Covilhã prepara escola de pilotos de drones

Ann Froschauer / USFWS Headquarters

-

Um luso-descendente, proprietário de uma empresa belga de drones, quer criar em Cortes do Meio, concelho da Covilhã, uma escola de pilotos profissionais de veículos aéreos não tripulados.

Rudy Mendes, chefe piloto e proprietário da empresa Skycine Production, que opera em França e no Canadá, esclareceu esta terça-feira que o “projeto deverá avançar ainda este ano” e que surgiu na sequência dos incêndios verificados no último verão, na Serra da Estrela.

O empresário, cujos pais vivem em Cortes do Meio, especificou que o projeto da escola pode ser levado a cabo em parceria com instituições locais e que pretende antecipar a diretiva europeia, que deverá ser aplicada em 2015, que prevê que estes aparelhos tenham de ser manobrados por pilotos com formação. “Nessa altura, já poderemos ter tudo preparado para que os drones sejam utilizados por pessoas de cá, caso se opte por esta solução”, refere Rudy Mendes.

Combate aos incêndios

De acordo com o empresário, a tecnologia aplicada nos drones utilizados permite que um aparelho chegue em poucos minutos ao local do incêndio, no qual recolherá a informação precisa (coordenadas) sobre a área que está a arder, transmitindo a informação em tempo real para que a ação dos bombeiros seja mais rápida e eficaz.

“No ano passado, os incêndios que se registaram na região fizeram-me pensar que era importante trabalhar aqui. Por isso, falei com pessoas de Cortes do Meio para lhes explicar como é que os drones podem ajudar na preservação da natureza e até no combate aos incêndios”, explica.

O empresário garante ainda que os aparelhos podem ser uma mais-valia “nos setores da preservação e vigilância florestal”, permitindo identificar previamente, por exemplo, “quais as florestas que necessitam de ser limpas e tratadas, bem como os locais nos quais é necessário realizar caminhos que dêem acesso aos bombeiros e aos elementos da Proteção Civil”, especificou.

À procura de parceiros

Estas são as potencialidades que Rudy Mendes pretende demonstrar na prática através de um voo técnico que realizará na quarta-feira na freguesia de Cortes do Meio.

O secretário da Junta de Freguesia, David Bizarro, afirma que a iniciativa deve “ajudar a perceber se as entidades convidadas [Câmara Municipal, Proteção Civil, Bombeiros e Universidade da Beira Interior] estarão disponíveis para avançar com um projeto comum de eventual aquisição e aproveitamento de drones, caso as vantagens do mesmo sejam confirmadas no que concerne preservação da floresta”.

A freguesia de Cortes do Meio tem 47 quilómetros de extensão, grande parte dos quais situados em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.