Covid-19. Medição de temperatura corporal pode fazer mais mal do que bem

Cientistas sugerem que medir a temperatura corporal à entrada de espaços fechados pode ajudar a propagar o novo coronavírus. Apenas 28% dos casos confirmados em Portugal apresentaram febre como um dos sintomas.

A medição da temperatura corporal à entrada de espaços públicos está a tornar-se cada vez mais comum devido à pandemia de covid-19. Aliás, a própria Direção-Geral da Saúde recomenda que empresas, estabelecimentos comerciais e outros espaços fechados o façam para impedir a propagação do novo coronavírus.

No entanto, cientistas sugerem que esta prática pode, pelo contrário, ajudar a covid-19 a espalhar-se, escreve o Popular Science.

“Nunca houve dados quem mostrem que isto impediu qualquer transmissão [da covid-19]”, diz Eric Topol, vice-presidente executivo da Scripps Research. “A medição da temperatura não tem valor. Deveria ser abandonada”.

A Scripps Research é uma instituição norte-americana de investigação médica sem fins lucrativos que se concentra na pesquisa e educação nas ciências biomédicas.

A ideia de medir a temperatura corporal para filtrar pessoas contaminadas data da epidemia de SARS, na viragem do milénio. A sua utilidade ainda é debatida, apesar de a temperatura corporal ser um indicador confiável, já que pelo menos 86% dos infetados apresentava febre como sintoma.

“As medições de temperatura são baratas, fáceis e rápidas de executar, e realizaram muito bem a triagem para o SARS 1 em 2002/2003”, disse Mara Aspinall, professora da Universidade Estadual do Arizona, à Popular Science por email.

Todavia, a situação acaba por ser diferente com o SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Aspinall explica que este coronavírus apresenta diferenças importantes “que tornam as verificações de temperatura quase inúteis”.

Em Portugal, apenas 28% dos casos confirmados apresentaram febre como um dos sintomas da doença, revela o boletim epidemiológico desta quarta-feira da Direção-Geral da Saúde.

Aliás, até mesmo os pacientes que eventualmente apresentam este sintoma são frequentemente contagiosas antes de se verificar o aumento da temperatura corporal.

A medição de temperatura também pode ser ineficaz particularmente durante o inverno, quando o vírus da gripe, que conta com a febre como um dos sintomas, é mais comum. Além disso, pode dar uma sensação de falsa segurança às pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vim viver no Brasil faz alguns anos… por alguns anos… aqui o problema é quererem encostar o aparelho, tenho sempre de me chatear com esse pessoal à entrada. A encostar pode passar o virus de pessoa para pessoa… até porque aqui é quente, basta a pessoa espirrar na mão ou estar infectada ou num “lenço” e limpar o suor com ela(e).. como vejo a acontecer tantas vezes!

    • o virus é transmitido pelas vias respiratorias. unica e exclusivamente pelo contacto da boca ou nariz com particulas do virus é que o mesmo poderia ser transmitido. distanciamento fisico e utilizaçao mascaras em locais fechados com uma higienizaçao adequada das mãos e objetos que levemos a boca. é isso malta, o resto podem e devem viver a vida.

  2. Em resumo, os entendidos não se entendem quanto às características do vírus e muito menos quanto ao combate na erradicação do mesmo, uns dizem “não” outros dizem “sim”, fica tudo por “nim”.

RESPONDER

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …