Covid-19 pode provocar uma síndrome rara e grave em crianças. Já há casos em Portugal

Pixabay

Conhecida como síndrome inflamatória multi-sistema em crianças, já foi identificada em alguns países do mundo, e agora em Portugal. Nos EUA há mais de mil casos e morreram 20 jovens. Segundo a RTP, em Lisboa já 8 crianças desenvolveram este síndrome, que afeta vários órgãos do corpo.

Chama-se MIS-C, o que pode ser traduzido para português para algo como “síndrome inflamatória multi-sistema em crianças”, e nos EUA há registo de 20 mortes de pessoas que desenvolveram esta síndrome desde o início da pandemia da Covid-19.

Esta síndrome afeta maioritariamente crianças e adolescentes com entre 1 e 14 anos – embora haja registo de jovens com até 20 anos que já a desenvolveram. A média de idade de quem desenvolve MIS-C nos Estados Unidos da América é de 8 anos.

Em Portugal, mais concretamente em Lisboa, também 8 crianças desenvolveram esta condição, que “leva à falência dos órgãos” e que pode obrigar a cuidados intensivos, noticia a RTP, que vai desenvolver o tema no programa “Linha da Frente”. O episódio será exibido esta sexta-feira às 21h.

De acordo com o principal instituto de saúde dos Estados Unidos da América, o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), a síndrome já foi identificada em 1163 crianças e adolescentes do país e já morreram 20 jovens.

O CDC refere que se trata de “uma condição em que diferentes partes do corpo podem ficar inflamadas, incluindo o coração, os pulmões, os rins, o cérebro, a pele, os olhos ou os órgãos gastrointestinais”.

A instituição afirma não saber ainda com exatidão “o que causa MIS-C”, mas nota que “muitas das crianças com MIS-C tinham o vírus que causa a covid-19 ou tinham estado perto de alguém que tem a doença”.

Os números indicam que 98% dos jovens que desenvolveram esta síndrome nos EUA tiveram teste de diagnóstico positivo à infeção com o novo coronavírus e os restantes 2% tiveram contacto próximo com pessoas doentes com covid-19, por isso, 100% dos casos estão relacionadas com o vírus.

O MIS-C pode até ser mortal, mas a maioria das crianças a quem foi diagnosticada esta condição melhorou com tratamento médico”, refere o instituto público de saúde norte-americano.

A autoridade de saúde norte-americana refere que está ainda a investigar a forma como esta síndrome “afeta as crianças” e admite não saber ainda “porque é que algumas crianças ficaram doentes com MIS-C e outras não”, uma vez que ainda não sabe “se crianças com certas condições de saúde têm mais probabilidade de ter MIS-C”.

A maioria das crianças e jovens nos EUA desenvolveram MIS-C após “2 a 4 semanas” de terem sido infetados com o SARS-CoV-2, avança o Observador.

Kwang Sik Kim, especialista em pediatria e doenças infecciosas do centro de investigação Johns Hopkins School of Medicine, explica que o primeiro caso de MIS-C foi identificado “em abril de 2020” por “médicos de hospitais pediátricos dos EUA e do Reino Unido”.

O médico afirma que a síndrome tem algumas semelhanças com a “síndrome de choque tóxico” e com “a doença de Kawasaki”, pois a inflamação que o MIS-C provoca “pode limitar a circulação do sangue, danificando o coração, os rins e outros órgãos”.

Os sintomas do MIS-C podem passar por ter “febre, dor abdominal, vómitos, diarreia, dor no pescoço, erupção cutânea, vermelhidão nos olhos e uma sensação de cansaço extremo”, realça o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.

Os sinais de alerta, que devem levar os pais a procurar de imediato ajuda médica são “dificuldade em respirar, uma dor ou pressão no peito que não desaparece, sinais de confusão novos, dificuldade de acordar ou de permanecer acordado, cor azulada nos lábios ou rosto ou dores abdominais agudas”, remata a instituição.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …