Covid-19. Polícia de Marrocos cria aplicação para rastrear movimentos dos cidadãos

Roman Pilipey / EPA

A polícia de Marrocos vai dispor de uma aplicação móvel que permite rastrear os movimentos dos cidadãos e identificar os que desobedecem às regras do estado de emergência, decretado devido ao surto da covid-19, foi anunciado terça-feira.

Em comunicado, a Direção-Geral de Segurança Nacional (DGSN) de Marrocos, citado pela agência Efe, explicou que esta aplicação visa “limitar todos os movimentos dos cidadãos que sejam desnecessárias”, de forma a “travar a propagação da Covid-19”.

Outras fontes ligadas ao serviço de segurança de Marrocos, referiram que esta aplicação permite seguir a movimentação dos cidadãos, durante o dia, e a sua passagem pelos diferentes postos de controlo policial, limitando assim todas as deslocações que não sejam consideradas necessárias, noticiou a agência Lusa.

As mesmas fontes adiantaram que a polícia está a desenvolver outra aplicação com objetivos semelhantes.

A polícia marroquina já deteve mais de 50 mil pessoas em todo país, por infração às medidas de confinamento obrigatório, decretadas em 20 de março.

Marrocos decretou em 20 de março o estado de emergência sanitária, prorrogado mais um mês, que permite as saídas de casa apenas para a aquisição de bens alimentares ou medicamentos e com a obrigatoriedade de uso de máscara.

As saídas ao exterior estão ainda limitadas a uma pessoa por família, que deve ter na sua posse uma declaração oficial de dispensa de confinamento, que é solicitada nos diversos controles policiais, existentes em várias ruas e avenidas do país. Quem infringir estas medidas arrisca a uma pena de prisão até seis meses.

Marrocos regista até ao momento 3.209 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 145 pessoas morreram e 393 curaram-se.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia já provocou mais de 174 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …

Na visita histórica ao Iraque, Papa vai encontrar cidades devastadas pelo Daesh

O Papa Francisco chega ao Iraque, esta sexta-feira, onde vai visitar várias cidades que foram destruídas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A maioria da população cristã concentra-se no norte do país. "Estamos a correr contra o …