/

EURO deverá ser adiado. Há novos jogadores infetados com Covid-19

Há novos jogadores infetados pelo coronavírus e, após várias competições terem sido suspensas, a UEFA pondera seriamente adiar o EURO 2020 para o próximo ano.

O surto de coronavírus continua a fazer-se sentir no mundo do futebol. Desde a suspensão de competições à contaminação de jogadores, a pandemia tem-se alastrado um pouco por todo o mundo.

Depois de se saber que o futebolista italiano Daniele Rugani, que representa a Juventus de Cristiano Ronaldo, está infetado com Covid-19, há mais casos de personalidades do mundo do futebol a ficarem infetadas. Em Itália, também Manolo Gabbiadini, que atua na Sampdoria, acusou positivo e está em isolamento. O jogador de 28 anos tem “febre mas está bem”, com a equipa a tomar “todos os procedimentos de isolamento requeridos por lei”.

Também testei positivo ao coronavírus. Quero agradecer todas as mensagens que já recebi. Estou bem, por isso não se preocupem. Sigam as regras, fiquem em casa e tudo vai ficar bem”, escreveu o avançado no Twitter.

https://twitter.com/Mgabbia23/status/1238110771961311234

O primeiro jogador de futebol a ser infetado em Itália foi King Udog, jogador do Pianese, clube da Serie C italiana. O atleta ficou em quarentena em casa e a equipa decidiu cancelar imediatamente os treinos.

Na quarta-feira, foi ainda anunciado o primeiro futebolista infetado na Alemanha. Timo Hubers, jogador de 23 anos do Hannover, testou positivo para coronavírus.

“O Timo comportou-se de maneira absolutamente exemplar. Não demonstrou nenhum sintoma até agora. Quando descobriu que uma pessoa que estava com ele num evento tinha testado positivo, relatou diretamente ao médico e ficou temporariamente em quarentena em casa”, lê-se no comunicado.

O treinador do Arsenal, Mikel Arteta, foi um dos casos mais recentes confirmados no mundo do futebol. A informação foi confirmada pelo próprio clube através de um comunicado divulgado esta quinta-feira. Todo o staff que esteve em contacto com o técnico espanhol está neste momento em isolamento.

“Esse é o nosso foco”, disse o diretor-geral Vinai Venkatesham, acrescentando que também que estão em “ativo diálogo com todas as pessoas relevantes para lidar com a situação de forma apropriada e que esperam regressar aos treinos e aos jogos”.

O emblema londrino já definiu como prioridade a recuperação do estado de saúde de Arteta e garante que todos os jogadores e staff receberão o apoio necessário. O treinador espanhol confessou que a situação é “desapontante” e que fez o teste depois de se ter sentido mal, prometendo ainda regressar ao trabalho “assim que possível”.

“À luz do anúncio feito esta noite pelo Arsenal, confirmando que o seu treinador da primeira equipa, Mikel Arteta, testou positivo para o Covid-19, a Premier League reunirá de emergência amanhã para discutir as próximas jornadas”, escreveu a Premier League em comunicado.

A reunião de emergência está a decorrer nesta manhã de sexta-feira. Os mais recentes relatos da imprensa britânica apontam que o campeonato inglês deverá ser suspenso durante duas jornadas.

Após ser conhecido o caso de Mikel Arteta, foi divulgado também que o jovem do Chelsea Callum Hudson-Odoi está infetado com coronavírus. Os ‘blues’ já ordenaram o encerramento parcial do seu centro de treinos. Todos aqueles que estiveram em contacto com o extremo de 19 anos serão colocados em regime de auto-isolamento de acordo com as regras de saúde decretadas pelo Governo britânico.

https://twitter.com/ChelseaFC/status/1238384725712125952

Entretanto, o jogador já divulgou uma mensagem através das redes sociais, garantindo que está bem de saúde e que está a seguir as diretrizes para evitar o contágio a outros. O inglês admitiu ainda a esperança de regressar o mais cedo possível aos treinos.

O vice-presidente do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos, está internado em Brasília, após testar positivo para o novo coronavírus. Segundo a Rádio Renascença, Maurício Mattos esteve em Espanha, no final de fevereiro, numa visita ao Centro de Treinos do Real Madrid.

Com o aumento do número de casos de jogadores infetados, a UEFA decidiu adiar todos os jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa da próxima semana.

“À luz dos desenvolvimentos devidos à propagação do COVID-19 na Europa e das decisões relacionadas tomadas por diferentes governos, todos os jogos das competições de clubes da UEFA programados para a próxima semana são adiados”, lê-se no comunicado divulgado hoje.

https://twitter.com/UEFA/status/1238406247604355073

Assim, os encontros entre Manchester City e Real Madrid, Juventus e Lyon, Nápoles e Barcelona, e Bayern Munique e Chelsea ficam adiados. Os restantes jogos da próxima quinta-feira da Liga Europa ficam são também adiados.

Há um futebolista português que se mostra “despreocupado” com a situação. Daniel Carriço assinou recentemente pelo Wuhan Zall FC, clube do epicentro do surto, na China, tem viagem marcado para o país no fim do mês e garante não estar preocupado com o vírus.

“Medo? Temos estado a treinar com a equipa em Marbella e ficaremos aqui até final de março. Estamos à espera que o alarme sobre o coronavírus desapareça completamente antes de viajarmos para Wuhan em paz e continuar, gradualmente, as nossas vidas. Na China, a situação atual é claramente menos preocupante do que no resto do mundo”, disse o internacional português.

“É verdade que o problema do coronavírus está a afetar o mundo inteiro, mas na China as coisas estão muito melhores. Se na Europa as infeções parecem aumentar hora após hora, país a país, em Wuhan os doentes estão a diminuir e os novos casos são muito poucos. Esperamos que tudo seja resolvido rapidamente, é o que desejo”, acrescentou em declarações ao tuttomercatoweb.

EURO deverá ser adiado para 2021

A UEFA anunciou que se vai reunir internamente com todas as federações para discutir o que fazer em relação às competições internacionais. O jornal L’Équipe afiança que a UEFA quer suspender a Liga dos Campeões e a Liga Europa e pondera ainda adiar o EURO 2020 para 2021.

A rádio espanhola Cadena SER também já tinha avançado que o organismo que tutela o futebol europeu ponderava adiar o Campeonato da Europa.

Esta hipótese ganhar força, uma vez que com o adiamento de muitas competições nacionais, os campeonatos podem-se sobrepor ao Europeu, que se disputa esta verão.

Ainda esta semana, a seleção portuguesa cancelou a participação num torneio no Qatar, que se iria jogar no final de março.

Com a suspensão de várias provas e competições em vários desportos, as operadoras televisivas MEO, NOS e Vodafone deverão suspender as mensalidades dos canais premium desportivos, nomeadamente SportTV, ElevenSports e BTV. A Tribuna Expresso avança que a decisão deverá ser anunciada brevemente em comunicado.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.