Covid-19 dá impulso aos fabricantes portugueses de bicicletas

Os fabricantes de bicicletas em Portugal – o maior fabricante da Europa – tiveram que encerrar as 40 fábricas e colocar 8.000 trabalhadores em licença para ajudar a conter a disseminação da covid-19. Agora, tentam acompanhar a crescente procura global.

“Quando fechamos, no dia 13 de março, pensámos que seria uma catástrofe, estávamos com medo”, indicou Bruno Salgado, conselheiro executivo da RTE Bikes, empresa que detém a maior fábrica de bicicletas da Europa, em Vila Nova de Gaia, citado pelo Reuters esta segunda-feira. Mas “acabou por ser uma bênção disfarçada para nós”, afirmou.

 

De acordo com o artigo, Portugal exporta cerca de 90% das bicicletas que produz, com mercados-chave na Alemanha, na França e em Itália. À medida que os bloqueios para travar começaram a diminuir na Europa, os distribuidores ficaram sem estoque, forçando os fabricantes portugueses a aumentar a produção e a capacidade.

A RTE Bikes produz agora cerca de 5.000 bicicletas por dia, contou Bruno Salgado.

João Maia, gerente da In Cycles, que produziu 87 mil bicicletas em 2019, viu a procura duplicar. “No momento, exportamos bicicletas para todos os países do mundo, incluindo países que supostamente são grandes produtores de bicicletas”, como Itália, Bulgária e Roménia, indicou.

A empresa planeia duplicar as suas linhas de produção para quatro a partir deste mês e já tem encomendas de cerca de 185 mil bicicletas em 2021, acrescentou João Maia.

Em 2019, a produção de bicicletas em Portugal aumentou 42%, atingindo um recorde de 2,7 milhões – quase um quarto de todas as unidades produzidas na União Europeia, segundo dados do Eurostat.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …